Práticas Recomendadas para Política de RH

Além dos itens essenciais, vamos sugerir ainda algumas práticas que melhoram os resultados:

1. Ambiente saudável:

Manter sempre um ambiente saudável faz toda a diferença para a empresa, pois garante funcionários mais motivados e engajados, além disso, é importante dar voz ao funcionário, espaço para participar de discussões e fazer sugestões.

Outra forma de manter o ambiente saudável, é buscar sempre celebrar as conquistas, sejam da empresa como um todo, do setor, ou do próprio funcionário.

Alguns exemplos são a comemoração conjunta de todos os aniversariantes do mês, ou uma comemoração geral por metas de vendas atingidas no mês ou no ano.

2. Prêmio Produtividade:

Esta é uma prática aplicada em empresas que trabalham com produtividade. Após a delimitação das metas semanais ou mensais, as empresas podem optar por premiar sempre que a meta for alcançada. Qualquer tipo de reconhecimento é válido, um informativo no mural da empresa por exemplo, um chocolate ou prêmios em dinheiro.

É uma forma de reconhecimento pelos esforços do colaborador, não só pelos esforços coletivos, mas um reconhecimento da importância individual de cada um, na lucratividade da empresa. Dessa forma aumenta também o senso de responsabilidade de cada um.]

3. PPLR:

Trata-se da participação nos lucros da empresa. Adotado geralmente pelas grandes empresas, é uma forma de estimular o alcance das metas anualmente. É um valor pago em dinheiro correspondente aos lucros alcançados pela empresa no ano anterior.

Para quem trabalha no departamento pessoal, este cálculo também é feito proporcional ao período trabalhado.

Este artigo pertence ao Curso de Administração de RH