Entrar/Criar Conta
PRIMEIROS SOCORROS EM QUEIMADURAS II
Nesta seção, trataremos dos primeiros socorros em casos de queimaduras químicas, normalmente provenientes por ácidos ou álcalis fortes. O contato dessas substâncias com qualquer área do organismo pode provocar queimaduras graves, sendo mais frequentes com a pele, boca e olhos.
A rapidez na qual as substâncias químicas podem provocar queimaduras é intensa, de modo que o socorrista deve ser rápido. Ademais, é necessário compreender que certas tentativas de neutralização podem gerar reações que produzem calor e, assim, pioram a lesão ou a contaminem.
O tratamento inicial consiste em lavar a área de contato com água, sem esperar a vítima retirar a roupa. Enquanto as peças são removidas, continuar a lavar a área com água, de preferência debaixo de um chuveiro. Se não for possível, também é recomendável usar mangueira, desde que com força moderada do jato d'água.
A água deve correr por um período de tempo longo o suficiente para ter certeza de que toda a substância foi removida da pele. Na maior parte das ocorrências, o acidentado será capaz de dizer se a irritação parou ou a dor diminuiu na medida em que a substância é removida. O tempo mínimo de 15 minutos tem-se mostrado eficaz.
Os cuidados subsequentes são semelhantes aos tomados nas queimaduras térmicas, ou seja, cobrir a queimadura com curativo esterilizado e transportar o acidentado imediatamente para atendimento especializado. E quanto às lesões provocadas por inalação de substâncias?
O diagnóstico será feito pelo histórico de exposição a vapores ou gases tóxicos, em acidentes em ambientes fechados ou não. Alguns provocam distúrbios sensoriais que se manifestam algumas horas após o acidente. Vermelhidão da mucosa nasal e faríngea, rouquidão, dispnéia, tosse com expectoração sanguinolenta são alguns deles.
A principal complicação deste tipo de queimadura é o risco de edema pulmonar até 72 horas após o acidente. Somente a inalação de vapor destas substâncias é capaz de causar lesão térmica direta no trato respiratório. Cuidado especial deve ser tomado, ainda, com os olhos, acidentes comuns com substâncias irritantes, água quente, vapor ou cinzas.
Trata-se de emergência prioritária pelo risco de lesão permanente. Os olhos devem ser lavados com água, conforme o prescrito para as outras áreas do corpo, em fluxo contínuo de, no mínimo, 15 minutos. Provavelmente, a sentirá muita dor e estará agitada, por isso, muitas vezes o socorrista deve obrigá-la a manter-se com as pálpebras abertas sob a água.
O cuidado posterior deve incluir o fechamento delicado do olho com a pálpebra, colocação de um curativo macio e transporte do paciente, o mais rápido possível, para assistência especializada. Ainda sobre queimaduras químicas, acidentes graves e comuns são aqueles provocados por sódio metálico.
Sua afinidade pelo oxigênio fazendo com que ele reaja com o ar, na temperatura ambiente, formando óxidos ou hidróxidos. Tal reação do sódio pode ter caráter explosivo, se entrar em contato com a água. Acidentes com sódio exigem pronta intervenção em até três minutos após o acidente.
Se a queimadura atingir 20% de área corporal, é considerada grave, com difícil recuperação. Se atingir 50% de área, é considerada gravíssima, geralmente levando à morte. O primeiro passo do atendimento é retirar os restos de sódio com pinças ou espátulas completamente secas.
A seguir, impregnar as regiões com substância oleosa a fim de eliminar os últimos restos de sódio e limpar com água corrente abundante.
Este artigo pertence ao Curso Noções Básicas de Primeiros Socorros
Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.COMENTÁRIOS
5.0
12.743 AvaliaçõesPERFEITO.MUITOBOM.
muito bom
Bom
Muito bom mesmo assim
Muito bom
Bom
PERFEITO.MUITOBOM.
Adoro esse cursos parabéns
muito bom
Foi muito bom o conteúdo
Bom
Muito bom
Muito bom mesmo assim
Foi muito útil
Muito bom