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PRINCIPAIS CAMPOS DE COMERCIALIZAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR

Diversas pesquisas têm mostrado que, nos dias de hoje, o conceito de mercado não deve ficar restrito à interação entre demanda e oferta. Ele vai muito além do processo de compra e venda, compreendendo aspectos de interações sociais, culturais e cognitivas. Normalmente vistos como espaços onde ocorrem trocas, conversações e negociações para uma transação comercial entre as partes envolvidas, como as feiras e casas de comércio, é fato que os mercados possuem importância crucial na vida das pessoas. Isto porque influenciam a organização social, política e cultural das sociedades. 


Em se tratando de agricultura familiar, até pouco tempo o estudo do papel dos mercados se limitava ao entendimento dos mecanismos de comercialização da produção e acesso aos insumos para se produzir. Era desconsiderado, por exemplo, o fato de que os processos de mercantilização precisam ser vistos, também, pela perspectiva da interação social e cultural. Por isso, consideramos como os principais pontos de comercialização da agricultura familiar: 


  • feiras: eficientes espaços de comercialização e contato entre produtor e comprador, as feiras são uma das mais antigas e simples formas de comercializar produtos, aproximando quem vende de quem quer comprar.   

  • mercados institucionais: municípios, estados e órgãos federais da administração direta e indireta podem comprar alimentos da agricultura familiar por meio de chamadas pública, sem a necessidade de processo licitatório. 

  • comércio justo e solidário: como o próprio nome já diz, trata-se de uma prática comercial realizada por empreendimentos econômicos solidários seguindo valores de justiça social e solidariedade. Nesse tipo de mercado, produtores podem acessar mercados de exportação em condições mais justas, viabilizar pré-financiamento de seus pedidos e participar de programas de capacitação.  

  • mercados convencionais: cadeias longas, normalmente controladas por grandes empresas, como lojas, supermercados e mercados de pequeno porte. 

  • supermercados: tipo de estabelecimento mais procurado pelo consumidor devido a diversas comodidades. 


Mais informações sobre os espaços de comercialização para o agricultor familiar disponíveis na cartilha: Principais canais de comercialização para a agricultura familiar brasileira



Este artigo pertence ao Curso de Agricultura Familiar

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