Área do Aluno


ou



Principais Doenças Caninas - Sintomas e Tratamentos

O conhecimento a respeito das principais doenças caninas é muito importante e é necessário saber quais são elas.

A seguir, veja quais são as principais.

As verminoses (Endoparasitoses)

Existem diversas verminoses que podem acometer os cachorros, como as espirocercoses, que são ocasionadas pela Spirocerca lupi, que é um nematode que localiza-se na parede do esôfago ou do estômago.

Os cachorros atingidos por essa verminose apresentam diversos sintomas, tais como os gástricos (muita sede e vômitos constantes) e os esofágicos (como regurgitações e a dificuldade para deglutir).

O tratamento dessa doença é difícil, tendo como base os anti-helmínticos na forma injetável, como é o caso da ivermectina.

Os ectoparasitos

Essas são doenças ocasionadas por parasitas externos, como aqueles localizados na pele e na pelagem, em geral.

Eles podem ocasionar diversos problemas, como os eczemas, a queda de pelo de forma acentuada e prurido.

  • As pulgas: são insetos com corpo lateralmente achatado. Elas podem ser encontradas nos locais frequentados pelos cães, estando apenas 10% delas no pelo do animal.
  • Os carrapatos: tratam-se de ácaros que possuem dimensões grandes. As fêmeas possuem abdômen dilatável, enquanto os machos têm o corpo achatado e avermelhado. Esses parasitas são intermitentes, sendo estritamente hematófagos.

As doenças dos cães que podem ser combatidas por vacinação

Há diversas doenças que acometem os cães que poderão ser combatidas ou prevenidas através da vacinação.

Por isso mesmo é importante manter em dia as vacinas do animal, evitando a infecção por elas.

Leptospiroses

É uma doença contagiosa ocasionada pelas bactérias que são do gênero Leptospira, envolvendo diferentes espécies e sendo extremamente transmissíveis para o ser humano.

Nos cães, existem dois grupos principais que são chamados de sorotipos: a bactéria Leptospira icterohaemorragiae e a bactéria Leptos piracanicola.

As leptospiroses acontecem em todo o mundo, mas são mais comuns nas regiões com maior umidade e onde há maior agrupamento dos cães.

Essas doenças podem manifestar-se de diferentes formas clínicas, como é o caso da gastroenterite hemorrágica.

Hepatite infecciosa canina

Essa doença é ocasionada por um vírus chamado de CAV 1, que trata-se de um adenovírus canino do tipo 1.

Ele pode sobreviver por até 10 dias no ambiente, mas é rapidamente destruído tanto pelo calor quanto pelos raios UV.

A hepatite infecciosa canina pode surgir sob diferentes formas, como a hiperaguda, a aguda e a subaguda.

A contaminação por essa doença pode acontecer através do contato do animal doente com um cachorro saudável, ou ainda por meio do contato indireto, como no caso dos objetos contaminados ou por alimentos.

Parvovirose

Trata-se de uma doença contagiosa que surgiu na década de 1970, mas que atualmente já existe em todo o mundo.

Ela é ocasionada por conta de um vírus que faz parte da família Parvoviridae, que é bastante resistente no meio ambiente.

Essa doença costuma apresentar como sintoma, principalmente, a gastroenterite hemorrágica.

Após três ou quatro dias da incubação do vírus, a fase crítica começa e o cachorro apresenta prostração e fica anorético.

Vão surgindo posteriormente os vômitos, que precedem o aparecimento da diarreia com aspecto hemorrágico.

Com quatro a cinco dias que a doença evolui as fezes passam a assumir um aspecto que é rosa-acinzentado, demonstrando que há uma doença infecciosa no animal.

Raiva

Essa é uma doença infecciosa e inoculável, uma das mais perigosas para os cachorros, sendo ocasionada por um vírus que faz parte da família dos Rhabdoviridae.

O vírus que ocasiona a raiva é sensível ao calor e é desativado através da luz e pelos raios UV, sendo conservado no frio.

Ele é inoculado no cachorro quando acontece algum tipo de traumatismo, tais como arranhão ou dentada, multiplicando-se de forma local.

Após multiplicar-se no músculo, esse vírus vai então difundindo-se por todo o organismo e penetrando nos nervos do animal.

Os sintomas da doença, que surgem após a infecção pelo vírus da raiva, são de origem nervosa, o que ocasiona a morte do cachorro.

Cinomose

Essa é outra doença comum em cães, atingindo os animais de diversas idades e a sensibilidade do animal à infecção vai variar de um para outro cachorro.

A contaminação por cinomose acontece de maneira direta, quando o vírus é então inalado pelo animal e atravessa suas vias respiratórias.

Após o vírus ter penetrado então no organismo, ele vai multiplicando-se através das amídalas e dos brônquios, e dentro de 8 dias já está disseminado por todo o corpo do animal.

Alguns animais curam-se depois de apresentarem alguns sintomas que são discretos, enquanto outros, com um sistema imunológico mais fraco, desenvolvem os sintomas da doença.



Este artigo pertence ao Curso de Auxiliar de Veterinário e Pet Shop

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados