Entrar/Criar Conta

ou


Não tem uma conta? CADASTRAR

Esqueci minha senha?

alunos online

(62) 99310-0225

Segunda à Sexta das 08hrs às 18hrs

Curso GRÁTIS sem mensalidades, com opção de certificado válido!
MATRICULAR GRÁTIS

Principais Funções Avançadas no Excel


Se você precisar usar Excel no seu dia a dia, mas não domina a ferramenta, com certeza deve “reinventar a roda” muitas vezes por semana. Ou seja, fazer “na mão” ou criar funções personalizadas para recursos já existentes do Excel, e isso significa usar a ferramenta abaixo de seu verdadeiro potencial.

Na última aula deste módulo veremos algumas funções interessantes para você otimizar seu tempo de trabalho e se tornar muito eficiente com o Excel. Todavia estas são apenas algumas das principais funções da ferramenta, posto que existem milhares delas previamente programadas para você.

Usaremos o arquivo com as informações dos carros do mercado alemão nesta aula, aproveitando a imensa quantidade de informações que o arquivo possui.

Vamos lá!

Função SE()

Com o documento Excel devidamente aberto e as informações do arquivo carregadas, criaremos uma nova coluna à direita da coluna “brand” do arquivo original. Para isso selecione a coluna “B”, clique com o botão direito e em Inserir.





Insira “É BMW?” como nome dessa nova coluna. A ideia é que essa coluna tenha um “Sim” se a marca for “bmw” ou “Não” se for outra marca. Na primeira célula da coluna, insira um “=” e “SE()”.  Deixe o marcador entre os parênteses e clique na marca (brand) ao lado da célula com a fórmula; feito isso, adicione o seguinte trecho =“bmw”;“Sim”;“Não”. Ou seja, se a célula ao lado for bmw então a fórmula vai retornar “Sim”; caso contrário retornará “Não”. 

Enquanto estiver montando a fórmula, fique atento: o Excel vai te ajudar a inserir a função desejada, fornecendo algumas instruções. Isso vai ser muito útil na hora de aprender a usar recursos novos em fórmulas!





Agora basta dar um clique duplo no vértice inferior direito da célula com a programação para aplicar a lógica em todas as demais células da coluna.



Pronto, temos uma coluna que informa se a marca é BMW ou não. Embora possa parecer simples demais, esse recurso é vastamente utilizado no mundo corporativo.

Função SOMASES()

O SOMASES() vai somar valores se uma condição for atingida. Para nossa aula, queremos somar o preço de todos os carros da marca BMW e apresentar o valor em uma tabela.
Primeiro vamos criar uma tabela.



Agora vamos aplicar a lógica do SOMASES(), que precisa do intervalo com os valores para soma, do intervalo para checar o critério e do critério em si.



Veja que o Excel tratou as colunas de uma forma curiosa pois estamos usando tabelas, por assim dizer. Agora é só apertar ENTER e alterar o formato para moeda e Euro.



Podemos fazer isso para todas as demais marcas, mas seria mais inteligente usar tabelas dinâmicas.

Função CONT.SES()

Vamos acrescentar mais uma coluna em nossa tabela de nome “Contador”. Colocaremos a contagem de veículos de uma determinada marca usando a função CONT.SES(). 

Para contar quantos veículos BMW existem no mercado alemão, devemos usar o intervalo para checarmos o critério e o critério em si, separados por ponto e vírgula.





Agora sabemos que existem quase 15 mil carros da BMW à venda no mercado alemão de 2023.

Além de contar textos, podemos ver quantos carros eram da BMW e custavam acima de 10 mil euros. Veja como é simples de fazer. Primeiro checamos se o carro é BMW, depois checamos se o preço está acima de 10 mil euros. Portanto, usaremos dois intervalos de critério e dois critérios, um para cada intervalo. A estrutura é intervalo; critério; intervalo; critério.





Usamos o critério “<10000” porque o Excel exige que o critério esteja entre aspas duplas.
Por fim, podemos calcular o preço médio dos veículos BMW dividindo o número total de BMW e o preço total de vendas.





Bem simples, não é verdade?!

Função CONCATENAR()

Vamos supor que você é um vendedor de carros e precisa enviar informações para seus clientes. No caso, eles querem saber o básico de todos os veículos que você tem para vender, como marca, modelo e preço de venda. Como você faria isso? O natural a se fazer é organizar as informações manualmente, mas isso levará décadas para ficar pronto; a função CONCATENAR() pode fazer isso em segundos!

Vamos abrir uma nova planilha e preparar as informações. A função CONCATENAR() une vários elementos de texto em uma só linha. Como você deve ter imaginado, algumas informações não são textos, mas sim número. Nesses casos o próprio Excel converte o número em texto. Cada pedaço de texto deve estar separado por “;”. Assim, deixe o marcador entre os parênteses da fórmula e clique sobre a célula com o conteúdo que você quer concatenar, dê um “;” e clique em outra célula com outro conteúdo de interesse; ao terminar, dê um ENTER.





Podemos expandir a célula para manter a lógica inserida e aplicá-la às próximas células.



Função ÚNICO()

Por fim, temos a função ÚNICO() que basicamente retorna todos os elementos únicos de uma seleção. Isso pode parecer algo bastante sem sentido à primeira vista, mas de que outra forma você saberia quais são os elementos únicos de uma planilha de Excel com 1 milhão de células? Não recomendamos contar…

Para nossa aula, retornaremos todas as marcas sendo vendidas. Criaremos uma nova planilha e usaremos o único lá, selecionando a coluna “brand” da planilha de veículos.









Agora um desafio para você: qual das marcas tem o menor preço médio de venda do mercado? Você precisa somar todos os preços de cada marca e dividir para quantidade de veículos em mercado.

Chegamos ao fim de nosso módulo. Vimos diversos assuntos importantes, assim como aperfeiçoamos e revisamos habilidades que vão te diferenciar no mercado.

Te esperamos no módulo 4!

Este artigo pertence ao Curso Pacote Office Avançado

Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.

Cursos em Relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.