Principais Fundamentos da Gestão da Produção e o Controle de Eficiência
Pode haver muitas maneiras diferentes para os fabricantes aumentarem a velocidade global de produção através da utilização de novas tecnologias. Seja melhorando a comunicação entre máquinas ou automatizando processos com robótica, existem muitas áreas diferentes que precisam de melhorias para alcançar maior eficiência na fabricação. Este post no blog irá apresentá-lo a algumas dessas soluções e como elas podem ajudar o negócio.
A excelência funcional não é suficiente para se manter competitiva no cenário fabril atual. Manter um negócio rentável, competitivo e sustentável hoje exige que as organizações alcancem eficiências em cada etapa do fluxo de valor.
Alcançar maior eficiência na fabricação, no entanto, pode ser desafiado por uma variedade de fatores, incluindo um mercado competitivo crescente, mudança na demanda do cliente, introdução rápida de novas tecnologias, aumento dos custos de matérias-primas, diminuição da expertise em fabricação, bem como obstáculos organizacionais, culturais e de gerenciamento de mudanças de processos.
Embora estes não sejam novos desafios, os fabricantes devem enfrentá-los e superá-los para se manterem competitivos. Abordagens legadas para a gestão da produção focadas no linear; otimização localizadas não são mais adequadas. Em vez disso, as empresas devem estabelecer uma estratégia holística de sistemas flexíveis, adaptativos e interligados de produção e operações.
A estratégia deve se concentrar em cinco chaves fundamentais para a eficiência de fabricação
1. Engajar funcionários
Fomentar um alto nível de conhecimento, entusiasmo e motivação individuais do trabalhador produz funcionários que contribuem com valor para os processos e padrões ao seu redor, aumentando a produtividade e a eficiência em cada etapa operacional.
No entanto, o que os trabalhadores trazem para a mesa é apenas metade da equação. A segunda metade da equação é que os funcionários precisam ser fornecidos com as informações certas para fazer o trabalho direito. Eles precisam de acesso a informações precisas, atualizadas, e que são as mesmas que os colegas de trabalho.
Se os funcionários não estão trabalhando com boas informações ou na mesma página uns com os outros, a eficiência de fabricação nunca vai acontecer. Se as informações não forem distribuídas em tempo hábil, decisões vitais podem não ser tomadas pela administração até que tenha passado muito tempo para os trabalhadores da fábrica aproveitarem uma janela específica de oportunidade.
Os trabalhadores precisam saber quando há um problema no chão de fábrica e onde ele está. Se eles não estão cientes de uma paralisação ou não conseguem encontrar a fonte de um problema, o tempo valioso pode ser desperdiçado, e o dinheiro pode ser perdido. Alertas acionados com informações detalhadas que vão diretamente ao funcionário apropriado podem impedir que um evento crie um amassado significativo no fluxo de trabalho.
2. Custo-benefício e alta qualidade
Bons materiais fazem ótimos produtos. A atenção à qualidade, limpeza, desempenho e eficiência ambiental do processo de fabricação pode ter resultados impressionantes. Escolhas de materiais sólidos, prevenção da contaminação da peça de trabalho, redução do uso de materiais de consumo, incorporação de ferramentas de precisão superior e ambientes limpos e saudáveis dentro e fora de uma organização contribuem para a eficiência dos processos de fabricação.
Se materiais ruins forem usados, produtos deficientes surgem com mais frequência e exigem corridas extras para fazer a cota. Os clientes que estão insatisfeitos com o produto causarão uma pressão em outras partes do negócio, como o atendimento ao cliente, que poderia ter sido evitado se o material certo tivesse sido usado desde o início.
Não só o material é uma consideração importante para o produto final, mas também o que o material faz enquanto está na posse. É difícil de transportar? Que precauções são necessárias para trabalhar com ele? Ele se move rapidamente através do processo? Quais são os passos necessários para armazená-lo com segurança? O que é necessário para se livrar dele? Se um material é muito desperdiçador, perigoso ou faz uma bagunça, esta pode não ser a melhor escolha para o processo.
3. Reduza erros e ineficiências
Máquinas eficientes aumentam a produtividade geral da planta. O design, a instalação e a manutenção de máquinas duráveis e precisas reduzem o desperdício, economizam dinheiro, criam produtos mais precisos e aumentam a produtividade geral da planta.
Os sistemas de retenção de trabalho garantem maior precisão e maior vida útil da ferramenta. As soluções de engenharia de aplicativos incorporam medição e pesquisa cuidadosas com conhecimento detalhado de toda a gama de tecnologia disponível para projetar aplicações eficientes de fabricação.
Só porque uma máquina tem uma quantidade significativa de tempo histórico contra ela, não significa que ainda não possa fazer o trabalho. Com adaptadores e aparelhos especializados, as máquinas legadas podem encontrar propósito renovado e começar a fornecer dados cruciais que podem lhe dar a visibilidade para garantir que o equipamento legado esteja operando em níveis esperados e lhe dá a oportunidade de acompanhar a demanda dentro do fluxo de trabalho.
Se você pode continuar a usar os mesmos ativos porque encontrou capacidade oculta melhorando a utilização dos ativos, isso é uma vitória para o controle de custos, gerenciamento de vida de ativos e produtividade geral da instalação.
Além disso, não deixe a mente ser influenciada se você tem um grande número de dispositivos ou apenas alguns. A máquina certa trabalhando da maneira certa pode fornecer um grande retorno do investimento. Máquinas que não produzem os resultados desejados podem rapidamente arrastar o negócio. Se mesmo um ativo está experimentando mais tempo de inatividade do que o tempo no ciclo, atrasos e atrasos de produção podem somar muito tempo e dinheiro desperdiçados. Obter mais dos equipamentos de chão de fábrica é essencial para fabricantes de todos os tamanhos e indústrias.
4. Planejar, organizar, executar
Métodos e processos inteligentes de última geração cuidadosamente projetados aumentam a eficiência da planta. A utilização das soluções e estratégias mais recentes no gerenciamento de produção — desde técnicas de prova de erros até monitoramento automatizado de ativos, Controle de Processos Estatísticos (SPC) e Análise de Efeitos do Modo de Falha (FMEA) — ajuda a criar um ambiente de produção mais enxuto e eficiente.
Além disso, não desconsidere os métodos testados pelo tempo da história ao explorar os métodos mais recentes na fabricação verde. Como um ativo ou instalação realizado há cinco anos, três anos atrás, um ano atrás, ou mesmo seis meses atrás pode revelar tendências e fornecer uma visão "geral" de o histórico de fabricação. Esse quadro maior pode revelar onde o processo ou as ferramentas devem ser feitas para aumentar a eficiência daqui para frente.
As operações manuais não devem ser descartadas para criar um fluxo de trabalho eficiente. Máquinas robóticas ou CNC podem estar no mesmo sistema de extração de informações que estações de soldagem, cabines de pintura, prensas pneumáticas antigas ou mesmo fornos industriais antigos. Utilizando vários sensores, esses processos e ativos podem ser medidos independentemente da marca ou idade.
A integração de dados em todo o sistema coletados a partir de ativos físicos, operacionais e humanos gera eficiência e agilidade. Isso reduz o tempo de inatividade da produção e melhora a capacidade do fabricante de prever e evitar possíveis falhas e ajustar-se às mudanças na demanda.
Um aspecto negligenciado de melhorar as operações é a taxa de transição. Se levar várias semanas ou até meses para implementar uma solução de monitoramento de máquinas para garantir que o método correto esteja em vigor, as consequências podem ser severas para o o resultado final.
Desde uma pesquisa no local até a instalação de hardware até instalações de software e treinamento, tudo isso deve ser considerado ao criar um novo fluxo de trabalho ou integrar procedimentos inteligentes de fabricação.
5. Dinheiro: aumentar a rentabilidade com melhor medição
Nos negócios, tudo se resume a dinheiro. A única maneira de determinar se você está fazendo ou perdendo é com dados. Métricas significativas aumentam a rentabilidade. A coleta abrangente e estatística de dados em tempo real e a análise estatística de processos, máquinas e outros ativos são fundamentais para manter a máxima eficiência das operações e orçamentos.
Um monitoramento consistente da disponibilidade, desempenho e qualidade de cada ativo facilita a melhoria da eficiência operacional e da eficácia geral dos equipamentos, um indicador-chave de como materiais, mão de obra, máquinas e métodos estão afetando as operações globais.
A medição precisa das estatísticas dentro das máquinas e em todo o piso de fabricação fornece feedback para ajudar a manter as operações em máxima rentabilidade. Isso ajudará na otimização de todos os aspectos do fluxo de valor por meio de soluções interconectadas que facilitam a automação, o monitoramento em tempo real e a análise contínua de dados para aumentar a eficiência e a produtividade.
Dados desatualizados ou a falta de dados atuais podem aumentar um problema de desempenho crescente, colocando em risco a produtividade, a eficiência e a rentabilidade. A medição das seguintes métricas ajudará a evitar gargalos, manterá os processos enxutos nos trilhos e o desempenho na maior eficiência.
- Utilização de ativos
- Disponibilidade de ativos
- Desempenho Qualidade
- Tempo de desligamento da fábrica
- Tempo de inatividade programado
- Tempo de atraso Tempo de reparo
- Tempo de processo não no ciclo
- Tempo no ciclo
O acompanhamento óbvio dessa questão é como obter essas métricas importantes? Você desenvolve um sistema interno para monitorar o processo ou você terceiriza para um parceiro que tem experiência em trabalhar e implementar esses sistemas em uma variedade de máquinas e controladores?
Se você está implementando soluções caseiras, você precisará dedicar recursos iniciais à criação da solução. Então você precisará investir mais tempo e dinheiro na gestão e atualização do sistema de monitoramento de máquinas. Se você chegar a um especialista nessa área, eles arcariam com essas despesas e também seriam responsáveis por uma instalação rápida e econômica.
O enfrentamento com sucesso de cada um desses aspectos prepara as organizações para a aplicação adequada de tecnologias e soluções inteligentes e, em última análise, maior eficiência em todas as fases de produção e operações. A adoção de técnicas que criam melhorias incrementais em todo o fluxo de valor reduz custos, libera recursos, diminui o tempo de execução e aumenta a produtividade, qualidade e eficiência globais.
Este artigo pertence ao Curso de Gestão da Produção
Faça o Curso completo grátis!!