Área do Aluno


ou



Procedimentos da Empresa de Limpeza

O objetivo de ter procedimentos da empresa de limpeza é definir o processo de limpeza completa de uma área de negócios ou escritórios para oferecer um ambiente de trabalho confortável, saudável e amigável.


Preparando o lugar para ser limpo

Você precisa preparar todos os produtos químicos de limpeza necessários. Equipamentos e acessórios necessários para o seu serviço. Carregue o carro do zelador com produtos químicos e suprimentos, e depois vá para a área de limpeza. Se você está limpando ou realizando outra limpeza extensiva, você precisa colocar uma placa de "fechado para limpeza" e fechar a área com a devida cautela ou placas de chão molhado. Os seguintes passos são tomados com a suposição de que alguém estará limpando a área diariamente. Em uma situação em que o local não pode ser limpo diariamente, o processo de limpeza semanal pode ser usado.

Os seguintes passos são tomados com a suposição de que alguém estará limpando a área diariamente. Em uma situação em que o local não pode ser limpo diariamente, o processo de limpeza semanal pode ser usado.


Programação diária de limpeza

  • Verifique fisicamente a casa se há algum tipo de lixo, detritos ou papel. Descarte-os corretamente na lixeira.
  • Use uma máquina de vácuo para retirar qualquer sujeira ou detrito que não possa ser removido manualmente. Um aspirador de mochila é uma maneira incrível de aspirar eficiente e eficazmente fora dos cubículos domésticos.
  • Se houver manchas ou manchas no tapete, mármore, granito e pisos de madeira, paredes, móveis ou tábuas de base, limpe-as imediatamente. Para cepas no tapete ou estofamento, comece identificando o tipo de tensão. Então você pode usar um observador portátil como a mancha de tapete manchando a máquina de remoção para retirar o produto químico e mancha.


Cronograma de limpeza semanal

  • Pó todas as superfícies (paredes, prateleiras, armários de arquivo, mesas, etc.) Esvazie a lata de lixo e troque os sacos de lixo. Superfícies desinfetadoras, como telefones, calculadoras e teclados de computador.

  • Esfregão ou pisos de superfície dura ou ladrilhos e, em seguida, varrer os detritos.
  • Esfregão molhado em todas as superfícies duras.
  • Aspire todos os pisos do tapete, incluindo tapetes e corredores.
  • Pó todos os sistemas de aquecimento, bordas, travas de porta, etc.


Outra prioridade em qualquer bom programa de limpeza é encontrar o procedimento mais eficaz para o uso dos novos produtos. Todos os produtos, possuem recomendações do fabricante para uso adequado; não usar corretamente qualquer produto diminuirá a eficácia. Esse é um ponto importante, pois este é um erro que muitas pessoas de manutenção cometem — elas mudam o produto sem alterar o procedimento. Muitas vezes, quando os produtos verdes não são eficazes, a causa é a falha em alterar os procedimentos de limpeza.

Produtos de limpeza em geral, e desinfetantes em particular, são muitas vezes super utilizados e sobre-aplicados. Identificar o melhor procedimento inclui identificar a abordagem mais adequada com base no objetivo.

Se o objetivo é remover a sujeira, use um auxiliar de limpeza, que é projetado para funcionar como um surfactante. Se a intenção for higienizar, use um produto à base de peróxido ou água ionizada para diminuir as cargas germes. Se o objetivo é desinfetar, use o desinfetante com a reivindicação de morte adequada para o problema identificado. E ao treinar sobre o uso desses produtos, sempre enfatize a taxa de diluição correta especificada pelo fabricante.

Deve-se notar que o uso indevido de qualquer produto de limpeza pode afetar negativamente a saúde dos alunos e funcionários. Por exemplo:

• Desinfetantes não são surfactantes; nunca desinfete sem antes remover o solo da superfície.

• A falha na remoção de sujeira de uma superfície levará a uma maior exposição aos germes a longo prazo do que não desinfetar.

• Desinfetar sem antes limpar é semelhante à colocação de cloreto de cálcio em cima de três polegadas de neve sem escavar primeiro.

• Higienizar e desinfetar sem um produto aprovado pela Anvisa — para atuar como uma solução de limpeza e higienização dois em um — pode ser prejudicial para os ocupantes da construção.

O uso incorreto de produtos também pode ter um efeito adverso nos orçamentos de custódia. E o sucesso ou o fracasso de um novo programa só pode ser determinado se ambos os produtos e procedimentos forem avaliados.



Este artigo pertence ao Curso de Auxiliar de Limpeza

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados