Área do Aluno


ou



Processo de Comunicação

No processo de comunicação, o emissor pode ser considerado o ponto de partida. É ele quem transmite a informação através de palavras orais ou escritas, gestos, expressões, imagens, etc. 

O remetente também pode ser uma organização de informações, como rádio, televisão e cinemas. Não confunda o remetente com a fonte da mensagem! 

Ao ler uma mensagem, o locutor pode estar iniciando o processo de comunicação, mas não será a fonte da mensagem.

Um destinatário (receptor ou ouvinte) é uma pessoa ou grupo de pessoas na outra extremidade da cadeia de comunicação. Pode ser um leitor, um ouvinte, um pequeno grupo de pessoas, uma audiência ou uma multidão. 

O receptor recebe a informação e a interpreta internamente e incorpora essa interpretação externamente.

Canal de comunicação

Canais são os meios utilizados pelos remetentes para enviar mensagens. É o modo escolhido pelo emissor através do qual a mensagem é entregue ao receptor. 

Uma seleção cuidadosa deve ser feita para garantir uma comunicação eficiente e bem-sucedida. Escolha canais inadequados ou até mesmo bloqueie a comunicação. 

O emissor deve estar sempre atento para escolher o canal mais adequado para sua mensagem, sem desconsiderar as características do receptor.

Código

Um código é um conjunto de símbolos e regras para a combinação desses símbolos que dão uma maneira de pensar ou expressar seu significado. 

Exemplos de código: diferentes idiomas, vocabulário técnico usado por profissionais de diferentes áreas, "códigos" em Braille, "códigos" simbólicos.

Ruídos

Os obstáculos podem ser causados ​​pelo emissor, receptor ou ambos, ou devido à interferência no canal de comunicação.
 
Podemos definir ruído como qualquer tipo de distúrbio no processo de comunicação que dificulte ou mesmo impossibilite o receptor decodificar a mensagem.

Feedback

Essa é a etapa final do processo de comunicação. Uma comunicação não pode ser considerada completa sem feedback. 

Nesse sentido, consiste em um conjunto de sinais enviados pelo receptor que permitem ao emissor conhecer o resultado de sua mensagem. 

Assim, informa aos remetentes se sua mensagem original foi recebida e compreendida.

O feedback confirma que a comunicação é um processo de mão dupla. Ele contém todas as reações do receptor à mensagem enviada pelo remetente.

Percepção

A percepção não é um estágio de comunicação, mas é importante demais para ser ignorada. Um processo de comunicação bem-sucedido começa com a percepção de tudo ao nosso redor, e para isso é necessário manter um alto grau de sensibilidade. 

Sabemos que nossas percepções são influenciadas por preconceitos e estereótipos. 

É através dos nossos sentidos que a informação é captada e adquirida, pelo que a percepção não é estática. É um processo que envolve a compreensão de estímulos sensoriais que permite a interpretação da realidade observada.



Este artigo pertence ao Curso de Telefonista

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados