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PROCESSO INICIAL DE ALFABETIZAÇÃO

Para que a criança entre de fato no mundo da escrita, é preciso fazer com que seu contato com escritos esteja diretamente ligado a situações do uso real da língua escrita. Segundo Solé, a alfabetização tem a ver com o domínio da linguagem falada, da leitura e da escrita. Uma pessoa alfabetizada tem a capacidade de falar com outra pessoa, ler e escrever e a consecução da alfabetização implica a falar, ler e escrever de forma competente (1998, p.50). E isso levará a uma comunicação fluente, porque apenas a habilidade da leitura não configura o ser humano como alfabetizado.


Fazer com que a criança aprenda, primeiramente, a escrever o próprio nome fará com que ela possua um repertório básico de letras que lhes servirão de referência para produzir outras escritas. Uma forma de fixar esse primeiro aprendizado nos alunos é escrevendo o nome de cada um em letras maiúsculas numa cartolina pregando-a na parede da sala de aula.


Segundo Cagliari (2009, p.83), para quem está começando a ler é muito mais fácil aprender a escrever e desenvolver mais a leitura através da letra de fôrma maiúscula, já que são separadas e facilitam a compreensão e aprendizagem de cada uma.


A Indissociabilidade do Ato de Ler e Escrever

A leitura está diretamente ligada à escrita, pois, enquanto a leitura não pode se dar unicamente como decifração, a escrita também não se inicia no ato de escrever. Ambas necessitam transmitir significado para a criança.


Aquele aluno que possui um hábito de leitura diário avança mais no processo de desenvolvimento da escrita, uma vez que evolui progressivamente em suas produções textuais e tem ideias mais avançadas. “A leitura seria a ponte para o processo educacional eficiente, proporcionando a formação integral do indivíduo”. (MARTINS, 1994, p.25).


Cabe à escola responsável pela Educação Infantil ensinar a ler, incentivar esse hábito e ampliar o domínio de gêneros. Também, deverá orientar o professor a desenvolver habilidades e técnicas que prendam a atenção dos alunos para que eles passem a ter prazer em ler e escrever, tendo como base diferentes tipos de texto.


Letramento x Alfabetização

Na escola a criança é submetida a mecanismos formais de leitura e escrita, mas a alfabetização é um processo que começa muito antes de sua entrada nesse ambiente. Tem a ver com o processo pelo qual se adquire o domínio de um sistema linguístico e das habilidades de utilizá-lo para ler e escrever, ou seja, o domínio das ferramentas e o conjunto de técnicas necessárias para exercer a arte e a ciência da escrita e da leitura.


Logo, enquanto a alfabetização tem a ver com a aquisição da escrita, o letramento está ligado à função social do ler e do escrever. Nesse sentido, a escola deve incentivar práticas sociais letradas, de forma com que os alunos aprendam a diferenciar os diversos gêneros textuais. Assim, eles poderão perceber a funcionalidade de cada texto, bem como as finalidades da leitura e da escrita. Mas, tanto a alfabetização quanto o letramento são tarefas desenvolvidas concomitantemente.


Como Auxiliar a Criança no Desenvolvimento da Escrita

O domínio e controle do corpo, bem como seus movimentos e destreza manual são elementos essenciais para que a criança possa aprender a escrever. Apesar de o início da leitura e da escrita ocorrer na Educação Infantil, a criança não sairá dessa etapa lendo e escrevendo completamente. Aqui são desenvolvidos os primeiros traços e a familiaridade com o lápis, o giz de cera, entre outros objetos que trabalham a destreza das mãos.


Para auxiliar a criança nesse processo, alguns pontos podem ser pertinentes para que o desenvolvimento seja mais prazeroso:

▪ O ambiente deve ser relaxado e tranquilo. É possível associar música a esse processo. Por exemplo, utilize música mais rápida para ajudar a criança a fazer traços curtos e músicas suaves para traços longos e ondulantes.

▪ Incentivar a criança a desenhar com o dedo no ar, na farinha ou na areia e a fazer pintura com os dedos deve ser um processo anterior ao uso de lápis no papel.

▪ É essencial ensinar a criança a segurar corretamente o lápis entre os dedos e deslizá-lo sobre o papel.

▪ Trabalhar traços verticais, horizontais, oblíquos, circulares e em zig-zag ajudam a ganhar destreza manual. Pontilhados também são uma boa estratégia.

▪ Não se deve pressionar a criança no processo da escrita, até porque ele pode levar de 3 a 4 anos, sendo que cada uma tem o seu próprio ritmo.

▪ Desenhar, pintar, colorir, recortar, passatempos como labirintos ou unir pontos, são atividades que ajudarão a criança a desenvolver a psicomotricidade fina. Por isso, aprender a escrever não se trata apenas de praticar a escrita.



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