PROJETO DEFINITIVO OU EXECUTIVO
É a apresentação dos desenhos, dos cortes, do detalhamento e dos memoriais desenvolvidos com base no anteprojeto aprovado. Sua composição é de várias pranchas, elaboradas de acordo com as necessidades da área trabalhada.
Ele deve ser claro e objetivo e deve conter a planta executiva de arquitetura e de engenharia civil, o projeto botânico, o memorial descritivo e a proposta de serviço:
▪ Planta Executiva de Arquitetura e de Engenharia Civil
A Planta Executiva de Arquitetura possui a apresentação de uma ou várias pranchas com ilustrações claras dos elementos arquitetônicos e construtivos. Contém cotas e medidas que serão usadas para orientar a colocação dos canteiros, dos equipamentos, das edificações e do sistema de circulação. As edificações estarão representadas e detalhadas em pranchas à parte.
Já a Planta de Engenharia Civil possui a apresentação de uma ou várias pranchas contendo os cálculos matemáticos para a execução planejada pela arquitetura. Os detalhes das fundações, estruturas, coberturas das edificações e outras construções são aqui inscritos. São essenciais para a execução e o dimensionamento das ferragens e da concretagem feitos pelo engenheiro.
▪ Projeto Botânico
Possui desenhos feitos em folhas de papel apropriado. Estes contém a locação das espécies vegetais devidamente identificadas, representadas em escala adequada e simbolizadas em seu tamanho adulto, bem como uma legenda contendo os nomes científicos e comuns das plantas e o carimbo (imagem abaixo).
O Memorial Botânico é a relação da quantidade e da qualidade das espécies vegetais a serem usadas no projeto. Isso vai orientar o processo de aquisição e de distribuição das mudas no ato do plantio. Pode ser apresentado na forma de tabela ou na forma descritiva. Deve conter:
- Nomes científicos e comuns das plantas planejadas;
- Área (m2) ocupada por cada espécie;
- Área total ocupada pelo conjunto de cada espécie (no caso de canteiros, grupos);
- Espaçamento de plantio da espécie;
- Quantidade, porte (m), embalagem de comercialização e coloração das mudas;
- Outras informações a respeito das mudas usadas no projeto, com o objetivo de facilitar a compra e a identificação das plantas.
▪ Memorial Descritivo
Este documento deve ser apresentado ao cliente e é útil durante a execução e a manutenção do jardim. Ele é um texto explicativo com o objetivo de dar uma ideia geral sobre a concepção do jardim, bem como as especificações técnicas dos materiais e dos vegetais usados. Aquilo que não for explicitado por meio de desenhos, deve ser colocado sob a forma descritiva.
Deve conter detalhadamente:
- Capa;
-Cabeçalho: com as informações do carimbo das pranchas (nome do cliente; endereço do local de execução; tipo do projeto; nome e CREA do projetista; escala utilizada e data de realização do projeto);
-Apresentação: relato do tipo de projeto e suas características, os problemas a serem solucionados, os objetivos e justificativas do projetista, bem como os critérios usados para a elaboração do projeto;
- Caracterização da área (localização, dimensões, clima, tipo de solo e características do terreno);
- Características vegetais;
- Informações sobre a construção de estruturas físicas;
- Memorial Botânico ou Lista de Espécies;
- Orçamentos e Cronograma de atividades;
- Referências bibliográficas: material técnico usado para a elaboração do projeto poderá estar listado nesse relatório.
▪ Manual Técnico de Implantação e Manutenção do Jardim
Serve para orientar a execução e a manutenção do jardim no que diz respeito aos tratos culturais que as plantas deverão receber. Deve ser detalhado:
- Preparo da área, limpeza do terreno e movimentação de terra;
- Locação de obras: vias de circulação, jardineiras, bancos, pérgolas, espelhos d’água, entre outros;
- Instalações hidráulicas e elétricas;
- Preparo para o plantio: calagem, adubação, abertura de covas, construção de canteiros, entre outros;
- Plantio propriamente dito;
- Limpeza geral após implantação;
- Manutenção.
▪ Proposta ou Contrato de Serviço
Este pode vir acompanhado ou não do projeto e deve ser apresentado com a descrição de todos os componentes que serão entregues ao cliente, o valor de investimento, o prazo de entrega do anteprojeto e do projeto executivo, as condições de pagamento e, principalmente, a validade da proposta.
Deve ser assinada pelo paisagista e pelo cliente responsável. Se possível, também é importante a assinatura de duas testemunhas.
Este artigo pertence ao Curso de Paisagismo e Plantas Ornamentais
Faça o Curso completo grátis!!