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Projetos em Gestão da Produção
Aperfeiçoar a gestão de produção é essencial para um negócio de fabricação de sucesso.
Essencialmente, você pode definir a definição de gerenciamento de produção como um problema de otimização. O objetivo final da gestão da produção é otimizar a eficiência da a linha de produção com a capacidade atual de recursos — os fabricantes precisam de gerenciamento de produção.
Levar um produto do conceito à produção é um empreendimento complicado. Há muita coisa em jogo, e muita coisa pode dar errado ao longo do caminho. Por exemplo, há problemas de mercado e controle de qualidade no mercado; você tem que considerar cadeia de suprimentos, equipes globais, questões de comércio internacional, regulamentos, desenvolvimento de produtos em fases e muito mais.
E ainda assim, estou constantemente surpreso em ver quantas equipes ainda gerenciam todas essas peças móveis usando planilhas estáticas. E mesmo quando há sistemas e ferramentas para construir cronogramas, eles tendem a ser muito inflexíveis, e não podem explicar a quantidade de incerteza que permeia o mercado global atual.
Gerenciamento de Projetos + Manufatura = Correspondência Perfeita
A fabricação pode, no entanto, beneficiar-se muito das ideias de gerenciamento de projetos. Acredito que há poucas coisas na vida que não podem ser projetadas. Até a própria vida tem um começo, meio e fim, e cria algo único. O ambiente de fabricação compreende muitos começos, meios e fins. Afinal, um único produto é composto por uma infinidade de projetos e considerações, incluindo:
- Design de um novo produto que projeta a indústria
- Preparação da produção
- Gerenciamento de uma ordem de mudança
- Melhorar um processo
- Encurtar o tempo de comercialização
Cada uma dessas considerações se beneficia de algumas práticas básicas de gerenciamento de projetos. Claro, pode ser um pouco assustador se você está pensando em todo o o processo; em vez disso, comece com algo capaz, pedaços do tamanho de mordida.
Aqui estão cinco dicas para começar a incorporar processos de gerenciamento de projetos na equipe:
1. Estabelecer requisitos
Uma das primeiras atividades em qualquer projeto é definir o que é o projeto e tudo o que precisa ser feito. Isso é conseguido coletando requisitos que incluem detalhes dos resultados, cronogramas, expectativas de qualidade etc.
Estabelecer metas e estabelecer esses requisitos é o primeiro passo para que qualquer projeto avance, independentemente da metodologia. Isso também incentivará a equipe a se reunir para pensar sobre o trabalho futuro, definir marcos e entregas e pensar em prazos. Seja o mais detalhado e minucioso possível durante este exercício, pois ele irá ajudá-lo a gerenciar o projeto mais tarde.
Cada projeto, seja em um ambiente de fabricação ou qualquer outro, envolverá requisitos e metas. Criar uma cultura orientada a metas é importante e é o primeiro passo para incorporar a gestão de projetos na equipe.
2. Escolha uma metodologia
Agora que você tem metas bem definidas, você precisará de um plano de jogo para alcançá-los. O problema é que, uma vez que você estabelece uma meta ou destino, há muitas maneiras de chegar lá. É quando a metodologia pode ser útil.
Uma metodologia para gerenciar projetos é uma abordagem bem definida para como você e a equipe conseguem fazer as coisas. Você pode criar a própria metodologia ou adotar frameworks existentes.
No cenário de hoje focado em agilidade, há muitos que descartam a metodologia como algo limitante. Alguns postulam que libertar a equipe da metodologia permitirá mais flexibilidade e agilidade no alcance dos objetivos. Acredito que ainda há um lugar para a metodologia, pois fornece à organização uma estrutura para abordar trabalhos que são familiares a todos.
Um método ou processo para gerenciar o trabalho ajuda a criar uma cultura de pessoas que podem resolver projetos sem medo e fazer as coisas, e promove uma linguagem comum com a qual falar sobre como alcançar os objetivos.
Existem muitas metodologias e abordagens para usar para gerenciar projetos, e todos eles estão sendo usados por equipes de fabricação. Não há escolha certa aqui: use a abordagem que faz mais sentido para a equipe e está mais alinhada com a maneira de a organização abordar o trabalho.
Por exemplo, organizações bem versadas na fabricação lean tendem a adotar uma abordagem enxuta para o gerenciamento de projetos. Outras equipes de fabricação já estão familiarizadas com a Cachoeira; aqueles que dependem fortemente de automação e sistemas de TI podem escolher o Agile.
Escolha uma metodologia para implementar e não deixe que ela restrinja o trabalho. Em vez disso, use-o como uma receita que você pode mudar para atender às necessidades e objetivos de mudança da organização.
3. Use uma ferramenta de gerenciamento de projetos
Uma vez que você tenha escolhido uma abordagem ou metodologia, e você tenha uma boa compreensão de os requisitos e objetivos, o próximo passo é escolher a ferramenta certa para ajudá-lo a gerenciar tudo.
A ferramenta certa irá ajudá-lo em todos os processos do o projeto e pode ajudá-lo e a equipe a coletar todos os requisitos, construir um cronograma, criar um orçamento, acompanhar o progresso, gerenciar os stakeholders e recursos e garantir que você concluirá o trabalho no prazo e dentro do escopo e orçamento.
Ao escolher a ferramenta certa, certifique-se de que é fácil o suficiente para todos da a equipe aprenderem. Como a fabricação é um ambiente tão dinâmico, escolha uma ferramenta que seja flexível o suficiente para mudar à medida que as circunstâncias mudam.
4. Acompanhar o Progresso
Um dos principais benefícios da gestão de projetos envolve o monitoramento e controle do trabalho do projeto. Esse processo tem a ver com a verificação do progresso para ter certeza de que você está no caminho certo para entregar no prazo e dentro do escopo e orçamento.
Quando as equipes não acompanham com precisão o progresso de trabalho, os resultados podem ser verdadeiramente catastróficos. Planejar o trabalho com antecedência lhe dará um roteiro para quando você estiver realmente realizando o trabalho.
Se você não acompanhar como você está se apresentando, você não saberá se você está saindo do curso; como resultado, você não saberá quais ajustes precisam ser feitos. Planos de projetos fortes e cronogramas confiáveis alertam você para quando você está ultrapassando o orçamento ou prazo antes que seja tarde demais para fazer algo sobre isso.
Na fabricação, quando o tempo de mercado e os custos podem determinar se o produto terá sucesso no mercado, o mau planejamento pode afundar um projeto.
Usar software de gerenciamento de projetos com recursos de rastreamento de tempo é uma maneira poderosa de acompanhar o progresso do projeto. Essas ferramentas facilitam para você julgar o quão bem você está indo quando se trata de alcançar os marcos e objetivos.
Uma vez que você comece a acompanhar o progresso, você verá rapidamente todas as oportunidades de ajustar a abordagem para gerenciar o projeto: os projetos de fabricação irão melhorar progressivamente, enquanto você desenvolve o próprio sabor interno de gerenciamento de projetos que se encaixa na cultura e no modo de trabalho da organização.
5. Implemente um processo de controle de risco
Na fabricação, a gestão de riscos é absolutamente imperativa. Os projetos que a organização e equipe gerenciarão terão um impacto direto nos principais objetivos de negócios e resultados fundamentais, como tempo de comercialização.
Riscos são problemas que você identifica antes que se tornem realidade. A gestão de riscos está chegando a um plano para o que fazer se o pior acontecer e, em seguida, lidar com questões se e quando eles se tornam reais.
Equipes de fabricação que não estão praticando gerenciamento de riscos — ou praticando mal — podem enfrentar problemas que podem variar de atrasos e problemas de qualidade ao cancelamento da produção. Mesmo empresas estabelecidas como a Boeing foram pegas mal gerenciamento de riscos em grandes projetos.
Praticar gerenciamento de riscos fará com que você se sente com a equipe e passe pelo exercício de identificar tudo o que pode dar errado. O próximo passo é priorizar riscos por impacto e importância e, o mais importante, atribuir um proprietário a cada risco.
Planejar questões é uma maneira fantástica de fazer você e a equipe falarem sobre gerenciamento de projetos, especialmente quando você decide sobre um curso de ação a tomar caso o risco se torne um problema real. Assim como em outros processos de gerenciamento de projetos, uma ferramenta colaborativa de gerenciamento de projetos pode ajudá-lo e manter toda a equipe na mesma página enquanto planeja e gerencia riscos.
Projetos e operações podem coexistir lindamente! Onde as operações e a fabricação focam na produção em massa, a arte de iniciar a produção de um novo produto, melhorar os processos, implementar melhor comunicação entre silos de fabricação e até mesmo acabar com a produção de um produto são todos projetos. Ao implementar a gestão de projetos na organização, os processos, produtos e ambiente de trabalho também melhoram muito.
O que é o PPM (Project Portfolio Management, ou gestão de portfólio de projetos)?
A Gestão de Portfólio de Projetos (PPM) é uma estratégia de gestão que avalia projetos potenciais e utiliza essa avaliação para priorizar e implementar projetos. Juntos, gestores de projetos e stakeholders analisam projetos potenciais baseados em conclusões baseadas em dados que direcionam os tomadores de decisão para os projetos mais adequados e gratificantes. Tanto fatores qualitativos quanto quantitativos vão para a avaliação de projetos potenciais.
O objetivo do PPM é aumentar a eficiência, adotando um processo orientado por dados para escolher apenas os projetos mais eficientes e produtores de recompensas. O PPM visa avaliar com sucesso a possibilidade de sucesso de um projeto, juntamente com os riscos subjacentes. Isso permite uma organização estratégica de projetos que maximiza a eficiência de um negócio.
Fases de Gestão de Portfólio de Projetos
Embora o PPM seja um processo vivo e contínuo, há uma série de fases que segue para avaliar com precisão cada projeto ou programa. Essas proposições que o PPM avalia são conhecidas como componentes, que podem ser qualquer coisa, desde um business case até um projeto maior.
O Project Management Institute (PMI), que é referência em todo mundo, identifica 10 fases essenciais de gestão do portfólio de projetos, e essas fases podem ser ainda divididas em três categorias, chamadas de grupos. Esses grupos e as fases de coordenação incluem:
- O Grupo de Processos de Alinhamento (Fases 1-7): Esse grupo de fases gira em torno do trabalho de preparação antes de um projeto ser aprovado ou a execução for iniciada. As fases são:
- Identificação: Liste todos os componentes gerenciados com PPM, tanto em andamento quanto em novo.
- Categorização: Agrupar componentes nos grupos de negócios apropriados.
- Avaliação: Colete dados de cada componente para definir valor. A avaliação é baseada em dados, mas pode ser derivada de variáveis qualitativas e quantitativas.
- Escolha: Selecione os componentes mais valiosos da fase anterior e crie uma lista.
- Priorização: Classifique cada componente com base em categorias estratégicas (ou seja, exemplo, inovação, risco vs. retorno, redução de custos, etc.)
- Balanceamento de portfólio: Peça componentes valiosos para criar um plano de negócios coeso e sensato.
- Autorização: Comunique as decisões e obtenha aprovação em tempo, orçamento e cronogramas. Destinar todos os recursos necessários para o projeto.
- Grupo de Monitoramento (Fases 8-9): Essas fases envolvem a reportagem e a revisão do projeto. Durante essas fases, as equipes do PPM revisam os processos e os modificam conforme necessário.
- Revisão e relatórios periódicos da carteira: Coletar e analisar os principais indicadores de desempenho (KPIs). Revise os KPIs de forma periódica e predeterminada para melhorar constantemente os processos. Trata-se de uma revisão de todo o processo de PPM, não dos componentes individuais.
- Mudanças Estratégicas: analise e ajuste os processos estratégicos conforme necessário, com base na revisão.
- Os processos componentes (Fase 10): Esta fase analisa o desempenho dos componentes.
- Execução e Relatórios de Componentes: Depois que os componentes estiverem concluídos, examine o desempenho de cada um. O relativo sucesso de cada componente fornece feedback sobre a força dos processos globais de PPM.
Este artigo pertence ao Curso Gestão da Produção
Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.COMENTÁRIOS
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12.743 AvaliaçõesUm curso que abrange toda rotina de um profissional de Gestão da Produção. Ele precisa estar constantemente atento as demandas atuais para evitar prejuízos na cadeia de produção, e com isso aumentar a lucratividade dos seus negócios sejam eles pequenos, médios ou grandes.
Gostei deste curso.
Um curso que abrange toda rotina de um profissional de Gestão da Produção. Ele precisa estar constantemente atento as demandas atuais para evitar prejuízos na cadeia de produção, e com isso aumentar a lucratividade dos seus negócios sejam eles pequenos, médios ou grandes.
Curso muito bom