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PRONOMES DO ESPÍRITO SANTO
O Espírito Santo é Deus, sendo denominado na teologia como a Terceira Pessoa da Trindade. Ele é chamado nas Escrituras de “Espírito Santo”, tanto como referência ao atributo divino da santidade que Ele possui por ser Deus, como também para distingui-lo do espírito humano e dos espíritos imundos, isto é, os demônios.
A palavra “Espírito” traduz o hebraico ruach e o grego pneuma, que possuem origem em raízes que transmitem o significado de “soprar”. Às vezes Ele também é chamado simplesmente de Espírito, ou seja, sem a presença do adjetivo “santo”, mas sempre quando isso ocorre o contexto claramente aponta que se trata do Espírito Santo (cf. Efésios 5:18).
Ele também é chamado de Espírito de Deus (Mateus 3:16); Espírito do Senhor (2 Coríntios 3:17) e Espírito de Cristo (1 Pedro 1:11). Muito frequentemente Ele também é denominado com nomes e títulos que fazem referência a sua obra, como por exemplo: Auxiliador ou Consolador; Espírito da Verdade; Espírito de Vida; Espírito Santo da Promessa, etc.
Ainda há que considerar os pronomes dispensados, a saber:
Pronomes Pessoais. Talvez você já tenha notado o quanto a Bíblia concentra a atenção sobre o Espírito Santo nos capítulos 14 a 16 do Evangelho de João. É significativo que João tenha usado artigos pessoais para chamar a nossa atenção para a personalidade do Espírito Santo. Por exemplo o pronome pessoal ekeinos (no original grego) é usado em João 16.13, referindo-se ao Espírito Santo, reconhecendo assim a Sua personalidade. Esse é o mesmo pronome usado em relação a Jesus, em 1 João 2.6; 3.3,5,7 e 16.
Tratamento Pessoal. Finalmente, o fato que o Espírito Santo é alvo de tratamento pessoal, também aponta para a Sua personalidade. A Bíblia aponta que Ele pode ser tentado e submetido a teste (Atos 5.9), pode ser entristecido (Efésios 4.30), podemos mentir a Ele (Atos 5.3), podemos blasfemar ou falar contra Ele (Mateus 12.31,32), podemos resistir a Ele (Atos 7.51) e também podemos insultá-lO (Hebreus 10.29). Uma mera força impessoal não pode ser tratada como uma pessoa e nem seria capaz de ter atitudes próprias de uma pessoa.
Este artigo pertence ao Curso Introdução à Teologia
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5.0
12.743 Avaliaçõesotimo curso
Ótimo adorei
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Um excelente curso