PRONOMES PESSOAIS (PRONOMBRES PERSONALES)

Os pronomes pessoais são aqueles que substituem os substantivos (comuns ou próprios). São divididos em pronomes de 1ª, 2ª, 3ª pessoa do singular e em pronomes de 1ª, 2ª, 3ª pessoa do plural.

Pessoas

Pronomes

1ª (singular)

Yo (eu)

2ª (singular)

Tú, Vos (tu/você)

(singular)

Él, Ella, Ello, Usted (ele, ela, isso)

1ª (plural)

Nosotros, Nosotras (nós)

2ª (plural)

Vosotros, Vosotras (vós, vocês)

(plural)

Ellos, Ellas, Ustedes (eles, elas)

Fique atento (a):

▪ Juan, Pablo y yo = Nosotros

▪ Juan, Pablo y tú = Vosotros

▪ Marcia y Pepe = Ellos

▪ Usted, Ustedes = formas de cortesia

Observe na figura abaixo as regionalidades relacionadas ao uso de: tú, vos, usted, vosotros e ustedes.

Imagem Interna

▪ Tú (singular): é usado no tratamento informal com pessoas próximas (amigos, familiares ou conhecidos).

▪ Usted (singular): é usado no tratamento formal com pessoas que não são tão próximas (um idoso no trabalho ou um superior).Também é uma forma de cortesia.

▪ Vosotros/Vosotras (plural): é usado no tratamento informal com pessoas próximas (amigos, familiares ou conhecidos). Usa-se na Espanha e é muito raro em países hispano-americanos.

▪ Ustedes (plural): pode ser usado de maneira formal ou informal. Países latino-americanos e algumas regiões da Espanha usam este pronome para falar com pessoas próximas (amigos, familiares ou conhecidos). No entanto, na maior parte da Espanha se usa para o tratamento formal de várias pessoas (plural).

▪ Vos (singular): é usado no lugar de "tú" em países como Argentina, Uruguai e Paraguai e em alguns da América Central. Os verbos que acompanham "vos" são conjugados da mesma forma que o "tú", com exceção do presente do indicativo e do imperativo afirmativo.

Este artigo pertence ao Curso de Espanhol Básico