PRONOMES POSSESSIVOS

Os pronomes possessivos são usados para indicar posse. Existem duas formas na língua espanhola: os possessivos determinantes átonos e tônicos (aparecem antes do substantivo) e os possessivos (aparecem depois do substantivo ou substituem uma oração).

Determinantes possessivos átonos

Exemplos:

- Estoy buscando mi bolígrafo (Estou procurando minha caneta)

- Nuestro gato tiene un sombrero (Nosso gato tem um chapéu)

Determinantes possessivos tônicos

Exemplos:

- Ella es una amiga mía (Ela é uma amiga minha)

- Amigos nuestros nos recomendaron ese restaurante (Amigos nossos nos recomendaram esse restaurante)

- Este móvil es mío. El tuyo está en la mesa (Este celular é meu. O teu está na mesa)

Substituindo orações

O pronome possessivo pode substituir um substantivo ou sintagma nominal já mencionado anteriormente.

Exemplos:

- No es mi móvil, es el suyo (Não é meu celular, é o seu)

- No encuentro mi mochila. ¿Puedo usar la tuya? (Não encontro a minha mochila. Posso usar a sua?)

Este artigo pertence ao Curso de Espanhol Básico