A preocupação com a saúde bucal tem crescido nos últimos anos, graças a ampliação do acesso aos consultórios odontológicos por parte da população.
Hoje, é um hábito relativamente comum buscar ajuda do profissional dentista, por isso é necessário expandir ainda mais alguns conceitos.
Na atuação do profissional auxiliar de saúde bucal é imprescindível conhecer a diferença entre implantes e próteses dentárias.
Afinal, faz parte da rotina desse profissional o acompanhamento e auxílio na realização desses procedimentos.
Vejamos agora em detalhes sobre cada um desses conceitos:
Prótese dentária
Sendo um procedimento mais antigo e que, por sinal, é muito bem utilizado até hoje, as próteses são estruturas removíveis, que são utilizadas na cavidade oral para suprir a perda da dentição por diferentes razões.
Essas próteses podem ser fixas, porém a maioria das pessoas optam pelo uso de próteses dentárias removíveis.
As próteses tem como objetivo devolver a qualidade da mastigação e da fala aos pacientes que perderam um ou mais dentes.
Além disso, as próteses oferecem um melhor conforto estético ao paciente.
Por ser removível, as próteses necessitam de cuidados especiais, sendo eles tão frágeis quanto os dentes naturais.
Por isso, pacientes que portam próteses dentárias devem realizar escovação periódica e serem orientados a realizar visitas regulares ao consultório do dentista para a realização da manutenção.
Tipos de próteses existentes
As próteses podem se apresentar de diversas formas diferentes, tendo características específicas. Vejamos quais são as mais comuns:
prótese total
prótese parcial removível
- Implante com prótese protocolo
- Implante com prótese overdenture
A escolha de cada um desses modelos depende da situação do paciente, então, próteses diferentes são indicadas para indivíduos diferentes.
Nessa realidade, a consulta com um dentista que seja especializado nessa área é fundamental para que seja determinado o melhor caminho para o paciente.
Diferença entre implante e prótese dentária
Para que você compreenda quais são as diferenças entre esses dois procedimentos é necessário enxergar, em primeiro lugar, as semelhanças entre o implante e a prótese.
Basicamente, o implante e prótese nos dentes são semelhantes em seu objetivo, ou seja, tem a função de substituir os dentes que foram perdidos, independente da situação que levou a essa falta.
Assim, o paciente pode ter um sorriso mais bonito e uma mastigação mais eficiente.
Como você pode visualizar nas imagens acima, existem algumas próteses que estão associadas aos implantes, como vimos no caso das overdenture ou serem isoladas.
Uma das principais diferenças entre a prótese e o implante está no fato de que a maioria das próteses podem ser removíveis enquanto os implantes não.
Além disso, a durabilidade é outro que diferencia esses procedimentos. Isso porque os implantes costumam ser duráveis que as próteses, mas isso reflete no seu preço também.
Com relação a manutenção, tanto os implantes quanto as próteses devem ser acompanhadas pelo profissional dentista, para que a vida útil desses procedimentos sejam estendidas, garantindo a saúde dos pacientes.
Quais são as indicações de cada um dos procedimentos
O dentista indicará ao paciente qual o tipo de procedimento mais adequado a depender de alguns fatores, como os exames do paciente e o seu estilo de vida.
A estrutura óssea da boca é um dos principais fatores decisores, tendo em vista que quanto maior a quantidade de osso útil, melhor é para a fixação dos pinos do implante.
Existem algumas pessoas que não contam com essas estruturas preservadas, por isso a prótese acaba sendo mais recomendada.
Pacientes jovens costumam optar por implantes tendo em vista maior segurança para falar e na mastigação, já pessoas mais velhas muitas vezes não desejam passar pelo procedimento de implante e optam pela prótese superficial.
Por isso, podemos dizer que a idade também é um fator que influencia bastante nessa escolha.
Uma avaliação completa do profissional dentista é necessária nesse momento, tendo em vista que fatores como a presença de doenças periodontais, infecções na boca e até mesmo a presença de cárie contribuem para a escolha de um ou outro procedimento.
Como vimos nessa seção, apesar de ter o mesmo propósito, os implantes e as próteses possuem as suas diferenças, variando bastante de acordo com a indicação.
Nessa realidade, somente um dentista especializado poderá mostrar qual o melhor caminho a ser seguido baseado nas necessidades do paciente.
Você como auxiliar nesse processo deve cuidar para que, independente do procedimento de escolha, o paciente se sinta confortável, seguro e bem atendido.