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QUAL É O TRABALHO DO RECEPCIONISTA

O profissional que atua na área de recepção é responsável por atender o público interno e externo de uma organização, com a função de atender telefonemas, fazer agendamentos e ajudar os diversos setores. 

No dia a dia do trabalho, o recepcionista é responsável pelo atendimento presencial e o encaminhamento das solicitações, orientando visitantes, organizando documentos e transferindo ligações.

A depender da área de atuação, esse profissional também é responsável pelo agendamento de visitas, consultas, hospedagem, além de realizar a recepção de clientes e fornecedores.

Este profissional é, portanto, estratégico para uma organização, uma vez que ele é o primeiro contato de quem adentra o espaço. Realizar um atendimento de excelência como primeira impressão é o que faz com que o fluxo da empresa ocorra como o esperado. 

Resumindo, o recepcionista é responsável por realizar diversas tarefas dentro de uma organização. Essas são algumas das tarefas realizadas por eles:

    • Cumprimentar e receber os visitantes logo que cheguem ao escritório;
    • Encaminhar os visitantes à pessoa e escritório apropriados;
    • Atender, selecionar e encaminhar telefonemas recebidos;
    • Organizar a área de recepção e suprir todo o material;
    • Passar as informações solicitadas por telefone/e-mail;
    • Receber, organizar e distribuir diariamente a correspondência/entregas;
    • Manter a segurança do escritório ao seguir procedimentos de segurança e ao controlar o acesso que deve passar pela mesa da recepção (monitorar o livro de ocorrências, emitir crachás de visitante);
    • Fazer pedido de material de escritório e manter inventário de estoque;
    • Atualizar agendas e marcar reuniões;
    • Fazer reservas de viagens/acomodações e preparar vouchers;
    • Realizar o controle das despesas e custos do escritório;
    • Realizar arquivamento, xerox e digitalização de documentos.

    Onde ele atua?

    O recepcionista pode trabalhar em:

    • Empresas privadas do ramo médico, hoteleiro, comercial, industrial e de serviços;

    • Empresas e instituições públicas;

    • Organizações sem fins lucrativos;

    • Instituições de ensino.


    Portanto, esta é uma função que auxilia nas rotinas administrativas da empresa e uma porta de entrada na carreira da pessoa que resolver seguir essa profissão, uma vez que traz conhecimentos que servem a vários departamentos.

    Porém, para que o profissional atenda aos requisitos de uma empresa, é preciso que ele entenda quais são suas competências. Isto quer dizer que, se você possui habilidades essenciais para o cargo, há mais chances de conquistar uma vaga de emprego no mercado de trabalho. Para que você consiga se destacar, essas são algumas das habilidades desenvolva as seguintes habilidades gerais:

    • Capacidade de concentração;

    • Organização;

    • Autonomia;

    • Dinamismo;

    • Administração do tempo;

    • Comunicação;

    • Atenção a detalhes;

    • Capacidade de lidar com o público;

    • Determinação;

    • Boa memória;

    • Bom humor;

    • Paciência;

    • Confiabilidade;

    • Responsabilidade;

    • Proatividade.


    Mercado de Trabalho

    Adentrar o mercado de trabalho, especialmente em tempos de crise, nem sempre é fácil, mas, para recepcionistas, essa é uma função que costuma ser bastante favorável em todos os setores da economia. Isso acontece porque se trata se uma função essencial a qualquer negócio como lojas, hospitais, escolas, indústrias e escritórios de modo geral. Dito isso, é necessário que esses profissionais tenham: 

    Facilidade com tecnologia

    Dominar a tecnologia é um requisito importante dentro da função de recepcionista. Normalmente será exigido deste profissional domínio do Word, planilhas de Excel e outros conhecimentos específicos. Quanto mais o profissional souber dominar a tecnologia, maior será seu diferencial no mercado.

    Habilidade de Relacionamento

    Em uma recepção, o profissional que está ali na linha frente precisa estar apto a receber pessoas e a atendê-las da melhor forma possível. Isso inclui tratar as pessoas com educação, com o português correto e resolvendo as suas solicitações ou encaminhando para o setor responsável.

    Domínio da matemática básica e português

    Por causa das suas atribuições mais básicas, o recepcionista tem que estar atento às regras básicas de português, como pontuação, acentuação e concordância, assim como a matemática básica.

    Conhecimento sobre a empresa em que atua

    Para o recepcionista, talvez esse seja um dos principais assuntos que ele precisa dominar: conhecimento sobre a empresa em que trabalha.

    Para que possa realizar suas tarefas cotidianas com excelência, o profissional deve conhecer todos os processos, cargos e diretrizes da empresa. Transmitir a cultura organizacional da empresa nos atendimentos também é muito importante, afinal, sendo a linha de frente da organização, a sua postura é a primeira impressão que fica. 



    Este artigo pertence ao Curso de Recepcionista

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