Esteticista quem é?

Para atuar na área de estética facial é necessário ser um profissional de estética.

Esse profissional é qualificado para planejar e executar os mais diversos procedimentos estéticos, desde aqueles que são realizados na face e corpo até mesmo a nível capilar.

Além disso, o profissional esteticista também é habilitado para trabalhar com as técnicas de visagismo e maquiagem profissional.

O esteticista tem a capacidade de gerar uma melhor auto imagem do seu cliente, mostrando o quão benéfico para o corpo e para a mente o autocuidado.

Geralmente, os esteticistas estão presentes nos mais diversos segmentos do mercado de trabalho, como clínicas, salão de beleza, spa, hotéis e até mesmo em empresas voltadas para o desenvolvimento de cosméticos.

Com relação aos ganhos que um esteticista pode ter, isso varia bastante, dependendo do ramo de atuação desse profissional.

Além disso, a forma como a contratação é feita também gera essa variação nos valores.

Você como esteticista pode ser um profissional de carteira assinada ou até mesmo um freelancer, prestador de serviços.

Outro caminho para ter bons retornos no ramo da estética é o empreendedorismo, sendo essa terceira opção uma das mais escolhidas pelos profissionais da beleza.

Inclusive, essa é a categoria campeã entre os registros de Microempreendedor Individual (MEI) no Brasil.

Diante desse cenário, se você se interessar pela profissionalização na área da estética, essa é uma interessante maneira de gerenciar a sua carreira.

Afinal, tendo um próprio negócio você pode organizar os seus ganhos de acordo com o que produz e até mesmo montar uma tabela de preços de acordo com o que você acredita ser justo para o seu trabalho.

Para ser um profissional de estética de referência é imprescindível a qualificação.

Somente com a aliança entre os conhecimentos teóricos e as vivências práticas você poderá se desenvolver como um bom profissional, que oferece procedimentos de excelência.

Essa é a chave para tornar os seus clientes mais satisfeitos e confiantes com o seu serviço.

O que faz um esteticista?

O esteticista possui uma área de atuação bastante ampla, por isso que essa é uma carreira que agrada a muitos gostos, graças a essa diversidade.

Vejamos abaixo uma lista de possibilidades de trabalho nessa área:

Estética corporal e massagem

Sem dúvidas, essa é uma das áreas mais conhecidas e procuradas pelos clientes, é por isso que existe uma grande busca por conhecimento e especialização nessa área.

É possível realizar diversos protocolos corporais voltadas para a estética, procedimentos de massagem e estética corporal para a perda de medidas e até mesmo melhorando o aspecto físico da pele do paciente.

Estética facial

Nesse segmento da estética, o profissional realiza procedimentos que podem ajudar a melhorar a aparência da pele do rosto do paciente.

Tendo em vista que a face possui uma pele bastante suscetível a injúrias do tempo, poluição e até mesmo da idade do paciente, os tratamentos estéticos faciais realizados por esteticistas podem ajudar a prevenir o envelhecimento, como surgimento de linhas de expressão e rugas.

Podologia

A podologia é uma área bastante conhecida no Brasil e tem como objetivo o cuidado e saúde dos pés.

Essa área do corpo requer bastante cuidados, tendo em vista que os pés podem apresentar problemas como calos e unhas encravadas, por exemplo.

Tratamentos capilares

Voltado especialmente para a prevenção de problemas capilares, a atuação do esteticista consiste na implantação de protocolos voltados ao crescimento saudável do cabelo e prevenção da calvície.

Estética pré e pós-cirúrgica

O esteticista pode atuar nos momentos pré e pós-cirúrgicos a fim de reduzir os efeitos posteriores de cirurgias.

Visagismo

O visagismo é uma área da estética que utiliza um conjunto de técnicas para a valorização da beleza do rosto.

Nesse contexto, técnicas de maquiagem, cosméticos, tintura e corte de cabelo e até mesmo de design de sobrancelhas podem ser adotados para esse fim.

O esteticista pode se especializar nessa área, se tornando um expert no estudo das características físicas e psicológicas da pessoa.

Basicamente, o profissional terá como função definir quais são as combinações mais adequadas a depender das características da pessoa.

Consultoria

A atuação do profissional da estética pode se estender ao nível de consultoria também, tanto na área de cosméticos quanto de equipamentos.

Por isso, profissionais de salão e clínicas podem buscar esteticistas para entender quais são as necessidades para ter um atendimento 100% para os clientes.

Bronzeamento artificial

O bronzeamento artificial é uma técnica que tem feito bastante sucesso no Brasil e no mundo, sendo uma importante área de atuação do esteticista.

Tendo em vista a dominância sobre os conhecimentos técnicos, o esteticista pode optar por essa área.

Imagem Interna

Este artigo pertence ao Curso de Estética Facial Básico