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REDAÇÃO TÉCNICA
A redação técnica é um texto redigido de maneira mais elaborada e formal. Ela difere das redações literárias por serem objetivas e imparciais, além de utilizar a linguagem denotativa. Esse tipo de redação apresenta algumas peculiaridades em sua estrutura e estilo, pois se tratam de documentos oficiais de correspondência.
Nas redações técnicas, é utilizada a linguagem formal, objetiva e seguindo as regras da norma culta padrão. Essa modalidade abriga textos com os quais normalmente nos deparamos, por exemplo, a ata de uma reunião, o currículo, o relatório, o atestado, dentre outros. Conforme a finalidade, existem diversos tipos de Redação Técnica.
Abaixo, listamos os principais, além de uma breve orientação sobre a redação daqueles mais utilizados pelo assistente administrativo:
Ata: resumo sobre o que foi discutido em uma reunião, por exemplo. Não pode ser modificada, nem possuir parágrafos, expressões, rasuras, emendas ou abreviaturas. Os números devem ser escritos por extenso, os verbos sempre no pretérito perfeito do indicativo e inserir verbos de locução para registrar opiniões diferentes.
Memorando: comunicação interna entre unidades de mesmo órgão de níveis hierárquicos iguais ou distintos. É um documento resumido que deve conter o timbre da instituição, o número do memorando, local e data de emissão, o setor emitente e destinatário, assunto, pronome de tratamento, corpo, despedida e assinatura.
Atestado: comunicação feita por uma pessoa em favor de outra, com vistas a afirmar uma verdade em que se acredita. Detectamos a presença de um discurso objetivo e preciso, o qual se pauta por retratar todas as informações necessárias à concretização dos objetivos propostos mediante a emissão do documento.
Circular: carta destinada a funcionários de um determinado setor, remetida pelo chefe da repartição ou do departamento com o objetivo de transmitir normas, ordens, avisos ou pedidos. O documento deve conter os seguintes elementos:
1. Timbre;
2. Título e número (circular nº 02/2009);
3. Data (sem a localidade, nome da cidade);
4. Ementa (síntese do assunto que será abordado);
5. Vocativo com o pronome de tratamento adequado;
6. Texto;
7. Despedida breve
8. Assinatura (sem linha e sobre o nome datilografado, com o cargo de quem assina)
Ao final da página, pode-se colocar (em letras menores) as iniciais de quem redigiu e de quem digitou a circular.
Carta Comercial
Relatório: documento em que são registrados os resultados de uma experiência, de um procedimento ou de uma ocorrência. Um relatório pode apresentar as seguintes partes:
• Título: objetivo e sintético.
• Objeto: introdução ao tema, ao objetivo do trabalho.
• Delimitação: explicação dos limites do relatório.
• Referências: fontes de consulta.
• Texto principal: desenvolvimento do relatório.
• Conclusões: resumo, resultados, constatações.
Requerimento: significa solicitar, pedir, estar em busca de algo. Pode ser encaminhado a um órgão público, colégio, faculdade, e outros destinatários. Sua estrutura compõe-se dos seguintes elementos:
Título da autoridade - A quem se dirige o texto
Texto
Nome do solicitante
Identificação do solicitante
Exposição do que se quer
Fecho
A fórmula convencional
Local e data
Assinatura
Declaração: a estrutura da declaração deve conter os seguintes elementos:
Título: o título desse tipo de texto é centralizado acima e indica o nome do gênero “Declaração”. No entanto, pode vir acompanhado do tema, por exemplo: “Declaração de Dispensa”; “Declaração de Histórico”, “Declaração de Trabalho”, dentre outros.
Corpo de Texto: aqui se elabora um texto por meio do assunto ou do tema que será abordado pela declaração. Geralmente, a declaração é escrita em primeira pessoa do singular ou plural: “Eu declaro para fins de comprovação...”; “Declaramos que o aluno João de Souza Pinheiro...”
Local e Data: Depois do corpo do texto, é muito importante indicar o local e a data em que o documento foi redigido. Note que sem a data, o documento torna-se inválido.
Assinatura: o remetente ou responsável assina a declaração abaixo da data e local e, se necessário, inclui o cargo exercido e o carimbo da instituição o qual pertence. Essa é uma parte essencial de comprovação da declaração.
Ofício
Procuração
Contrato
Currículo
Estrutura da Redação Técnica
Cada tipo de redação técnica apresenta uma estrutura específica, no entanto, algumas características são comuns a todos:
Timbre: geralmente são produzidas em papel timbrado podendo, ainda, conter carimbos com indicação da instituição que a emitiu.
Destinatário: alguns exigem a indicação do receptor da mensagem, incluindo nome, departamento e cargo ocupado pelo destinatário.
Título: algumas delas usam título, enquanto outras preenchem um campo denominado de “assunto”.
Tema: o tema (assunto) que será explorado no corpo do texto.
Corpo do texto: geralmente seguem a estrutura padrão de introdução, desenvolvimento e conclusão.
Saudações finais: sempre devem aparecer na linguagem formal, como atenciosamente, saudações cordiais, cumprimentos, etc.
Assinatura: ao final do documento, muitas redações técnicas apresentam a assinatura do emissor, bem como o cargo que ocupa.
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