REGRAS DE USO E FUNCIONAMENTO
Além de garantir que o espaço funcione bem, as regras incitam o desenvolvimento da responsabilidade e boa conduta das crianças. Elas podem ser fixadas na parede do ambiente e praticadas oralmente de forma constante com os alunos. Algumas orientações básicas são:
▪ Estabelecer um horário de uso.
▪ Organizar numa planilha os dias e horários de visita de cada grupo da unidade escolar.
▪ Organizar acervos móveis.
▪ Escolher um educador como o responsável pelo local.
▪ Estabelecer regras de organização do ambiente após seu uso.
▪ Combinar regras de empréstimo com as crianças.
▪ Propor trocas entre acervos com creches ou escolas próximas a fim de expandir o acesso.
Decoração
Como mencionado anteriormente, o toque lúdico é essencial para conquistar a atenção da criança. Monte um ambiente colorido e com formas e desenhos através de tintas ou adesivos.
Para trazer conforto, almofadas e pufes coloridos caem bem na composição desse ambiente. A sensação de conforto pode ser reforçada com bichinhos de pelúcia e tapetes.
Já para o conforto visual, é possível optar por luminárias a fim de ajudar a iluminação natural. Claro, elas não devem ficar ao alcance da criança e o cuidado com as tomadas deve ser constante.
As estantes ideais são aquelas com tampo no fundo, porque dessa forma evita-se que os livros caiam atrás delas toda vez que a criança mexer.
Além disso, elas devem ser firmes e fixas à parede para evitar acidentes.
Prateleiras e nichos também são ótimas alternativas, especialmente quando o espaço for pequeno.
Cestas e caixotes com livros dão mais liberdade de acesso para a criança.
Organizar os livros tanto pelo gênero quanto pelo alfabeto também são formas de introduzir conhecimento aos pequenos.