Área do Aluno


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REGRAS DE USO E FUNCIONAMENTO

Além de garantir que o espaço funcione bem, as regras incitam o desenvolvimento da responsabilidade e boa conduta das crianças. Elas podem ser fixadas na parede do ambiente e praticadas oralmente de forma constante com os alunos. Algumas orientações básicas são:

▪ Estabelecer um horário de uso.

▪ Organizar numa planilha os dias e horários de visita de cada grupo da unidade escolar.

▪ Organizar acervos móveis.

▪ Escolher um educador como o responsável pelo local.

▪ Estabelecer regras de organização do ambiente após seu uso.

▪ Combinar regras de empréstimo com as crianças.

▪ Propor trocas entre acervos com creches ou escolas próximas a fim de expandir o acesso.


Decoração

Como mencionado anteriormente, o toque lúdico é essencial para conquistar a atenção da criança. Monte um ambiente colorido e com formas e desenhos através de tintas ou adesivos.



Para trazer conforto, almofadas e pufes coloridos caem bem na composição desse ambiente. A sensação de conforto pode ser reforçada com bichinhos de pelúcia e tapetes.


Já para o conforto visual, é possível optar por luminárias a fim de ajudar a iluminação natural. Claro, elas não devem ficar ao alcance da criança e o cuidado com as tomadas deve ser constante.



As estantes ideais são aquelas com tampo no fundo, porque dessa forma evita-se que os livros caiam atrás delas toda vez que a criança mexer.

Além disso, elas devem ser firmes e fixas à parede para evitar acidentes.

Prateleiras e nichos também são ótimas alternativas, especialmente quando o espaço for pequeno.



Cestas e caixotes com livros dão mais liberdade de acesso para a criança.



Organizar os livros tanto pelo gênero quanto pelo alfabeto também são formas de introduzir conhecimento aos pequenos.



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