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RELAÇÃO ENTRE ATO E PECADO
TEXTOS | IMPLICAÇÕES |
1Jo.1.10 | O cristão não está livra da prática do pecado. |
Jo.3.6 | Neutralização[2] do poder do pecado na vida do cristão. |
2Co.3.18 | A santificação pressupõe a imperfeição moral de crente. |
Ef.4.17-29 | O cristão deve abandonar os atos. |
1Jo.2.6 | Deve imitar a Cristo em sua vida. |
Sendo assim, no caso do cristão incorrer na prática do pecado, ele pode se confessar. Ou seja, a confissão de pecado nada mais é do que dizer a mesma coisa, ou falar em conformidade, ou conformar-se, ou concordar com o que a Palavra de Deus diz e reconhecer sua falha em arrependimento. Entretanto, é necessário que cristão não apenas confesse o pecado, mas também o deixe.
Noção de pecado imputado
O pecado imputado é o resultado da participação de cada homem no pecado original de Adão. De acordo com Romanos, toda a humanidade estava em Adão, participando de seu pecado e assumindo a culpa resultante dele. Sua transmissão é dada diretamente de Adão a cada membro da raça, tendo como penalidade a morte física. Seu remédio é a justiça imputada de Cristo.
Origem do pecado
A Natureza pecaminosa é a capacidade e inclinação humana para fazer tudo aquilo que nos torna reprováveis aos olhos de Deus. O resultado da natureza pecaminosa é a depravação total (Absoluta falta de mérito do homem perante Deus), além da morte espiritual. A transmissão da natureza ocorre de pai para filho.
a) Em Relação a Deus
Deus não pode pecar, e no entanto o plano de Deus “precisaria” ter incluído a permissão para a entrada do pecado no mundo, já que desde a eternidade incluía um Salvador.
b) Em Relação a Satanás
O pecado foi achado em satanás (Ez 28.15). Esta afirmação é o mais próximo que a Bíblia chega de uma indicação da origem do pecado.
c) Em Relação a Anjos
Alguns deles seguiram a satanás em seu pecado.
d) Em Relação ao Homem
O pecado originou-se no Éden.
Este artigo pertence ao Curso Teologia Básica
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