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RELAÇÃO ENTRE FÉ E TEOLOGIA
A fé é assentir a uma verdade enquanto digna de ser crida. O próprio da Teologia é analisá-la. O motivo formal da fé é a autoridade de Deus que se revela enquanto que o da Teologia é a percepção da razão da inteligibilidade do crido. A fé é sempre pressuposto absoluto da Teologia.
Assim, a Teologia deve ser feita desde e a partir da fé, sendo algo mais que a simples reflexão racional sobre os dados da revelação. Busca entender a fé não por curiosidade, mas por amor e veneração ao mistério. O crente não discute a fé, mas a mantém firme por buscar razões de mantê-la.
A Teologia é, então, desenvolvimento da dimensão intelectual do ato da fé reflexiva, que pensa, compreende, pergunta e busca. O Teólogo se apóia no conhecimento de Deus pela fé, na razão humana e suas descobertas certas, tentando ordenar e interpretar os dados que são objeto de fé, de modo que se veja sua unidade tal como Deus o dispôs.
A Teologia como ciência
Os maiores esforços para fundamentar o caráter científico da Teologia se deram ao longo do século XIII, destacando a figura de Santo Tomás de Aquino entre seus grandes expoentes. Ele adotou o conceito aristotélico de ciência e tratou de demonstrar que não é alheio à Teologia, baseando-se nos seguintes argumentos:
- Normalmente, a ciência tem evidência de seus princípios, mas há aquelas que se baseiam em princípios dados por outras ciências superiores, sendo chamadas de ciências subordinadas. A Teologia seria uma delas ao se basear nas verdades da fé. A ciência superior à Teologia seria a Ciência de Deus.
- A Teologia se assume como ciência ao construir racionalmente o revelado, onde verdades se apresentam ligadas umas a outras e ao seu princípio. A partir daí, toma conclusões a partir de princípios, de modo que ambos (conclusões e princípios) sejam igualmente revelados. Portanto, é ciência por tirar conclusões a partir de princípios revelados.
O método que a Teologia utiliza se desenvolve em três etapas:
fixar os dados da Revelação
determinar as questões que esses dados suscitam, em si mesmos ou em relação com a experiência de fé do homem e do mundo
reflexão sobre os dados
A concepção e aplicação adequada do método teológico pode ser dirigida pelos seguintes critérios:
Não existe um paradigma metodológico único que possa ou deva ser considerado a forma científica da Teologia.
Todo método teológico compreende o auditus fidei e o intellectus fidei.
Todo método contêm aspectos falíveis e provisórios, que, chegado o momento, devem ser superados. Costuma progredir por enriquecimento do anterior ou pela substituição de esquemas operativos.
No método teológico não se pode separar, formal e aceticamente, modo e objeto. Ambos são correlativos e inseparáveis.
O objeto não é nunca na Teologia um produto do método.
O método teológico inclui necessariamente a consideração da incidência da doutrina cristã na vida do crente, da comunidade e da sociedade eclesial.
Sem se esquecer da idéia de Mistério que preside suas investigações, o teólogo deve dar atualidade ao experimentado diretamente pelos discípulos de Jesus. Por isso, se insere no caminho da Tradição e tenta re-expressar a Verdade fundamental tomada da Igreja, encontrando resposta a questões antigas, reformulando outras e eliminando as vazias.
Este artigo pertence ao Curso Introdução à Teologia
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5.0
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Um excelente curso
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