Relevância da Psicologia Educacional Para Professores
A psicologia educacional contribuiu consideravelmente para a criação do moderno sistema de Educação. O conhecimento da psicologia educacional auxilia o professor das seguintes maneiras:
1. Compreender os estágios de desenvolvimento: a psicologia mostrou claramente que a vida humana passa por diferentes estágios de desenvolvimento antes de atingir a idade adulta. São infância, adolescência e vida adulta. Os psicólogos também estudaram minuciosamente padrões de comportamento característicos nesses diferentes períodos da vida.
Identificação destes períodos com diferentes conjuntos de características e atributos físicos, mentais e desenvolvimento emocional ajuda muito os educadores a projetar o currículo e determinar métodos apropriados de ensino para os alunos em diferentes estágios.
2. Conhecer o Aluno: A criança ou o aluno é o fator chave no processo de ensino-aprendizagem. A psicologia educacional ajuda o professor a conhecer seus interesses, atitudes, aptidões e as demais capacidades e habilidades adquiridas ou inatas; conhecer o estágio de desenvolvimento ligadas às suas necessidades sociais, emocionais, intelectuais, físicas e estéticas; saber o nível dele de aspiração, seu comportamento consciente e inconsciente; seu comportamento motivacional e de grupo; seus conflitos, desejos e outros aspectos de sua saúde mental. Para que a orientação e ajuda perfeitas podem ser fornecidos e uma atitude positiva em relação ao aluno pode ser formada.
3. Para entender a natureza do aprendizado em sala de aula: a psicologia educacional ajuda o professor adaptar e ajustar seu ensino de acordo com o nível dos alunos. Um grande número de alunos não entende o assunto que está sendo ensinado. Para lidar eficazmente com os alunos na aula, o professor deve ter conhecimento das várias abordagens para o processo de aprendizagem, princípios, leis e fatores afetá-la, então somente ele/ela poderá aplicar medidas corretivas na situação de aprendizagem.
4. Para entender as diferenças individuais: Não há duas pessoas exatamente iguais. Os alunos diferem em seu nível de inteligência, aptidões, gostos e desgostos e em outras propensões e potencialidades. Existem crianças superdotadas, atrasadas, com deficiência física e mental. Portanto, a psicologia diz ao professor sobre as diferenças individuais entre os alunos da classe e o procedimento, metodologia e técnicas a serem adotadas para eles.
5. Para resolver problemas em sala de aula: Existem inúmeros problemas como evasão escolar, bullying, pressão dos colegas, tensões étnicas, trapaças em provas etc. A Psicologia Educacional ajuda a equipar o professor estudando as características das crianças-problema, a dinâmica do grupo, características e ajustes comportamentais.
6. Desenvolver Habilidades Necessárias e Interesse em Ensinar: A psicologia educacional ajuda o professor adquirir e desenvolver qualidades e habilidades necessárias para lidar com os problemas criados pelos alunos, manter um ambiente saudável na sala de aula e mostrar preocupação com o progresso da criança.
7. Compreender métodos eficazes de ensino: a psicologia educacional descobriu várias novas abordagens, princípios, métodos e técnicas de ensino que são muito úteis no processo de ensino-aprendizagem de hoje. A psicologia educacional nos diz como as brincadeiras e recreação são para as crianças e como os métodos lúdicos tornam o aprendizado uma tarefa interessante.
8. Compreender a influência da hereditariedade e do ambiente na criança: educação psicológica ajuda o professor a saber que a criança é o produto da hereditariedade º ambiente. São os dois lados de uma moeda. Ambos desempenham um papel importante no desenvolvimento global da criança. Enquanto a criança nasce com uma série de qualidades hereditárias, o ambiente a ajuda a ser modificado de acordo com as necessidades da sociedade.
9. Compreender a Saúde Mental da Criança: A Psicologia Educacional ajuda o professor saber quais são os fatores responsáveis pela doença mental e desajuste de um aluno e sugerir melhorias. Além disso, também proporciona ao professor insight necessário para melhorar seu próprio estado mental para lidar com a situação.
10. Compreender o Procedimento de Construção do Currículo: O currículo é parte integrante parte do processo ensino-aprendizagem. O currículo deve ser centrado na criança e cumprir os motivos e necessidades psicológicas do indivíduo porque as capacidades da criança diferem de estágio para estágio.
11. Para fornecer orientação e aconselhamento: hoje orientação para uma criança em todas as fases da vida é necessário porque as habilidades psicológicas, interesses e estilos de aprendizagem diferem de pessoa para pessoa. Da mesma forma, quais cursos de estudo a criança deve fazer no futuro também é uma questão vital.
12. Compreender os Princípios de Avaliação e Avaliação: A avaliação é parte integrante do processo ensino-aprendizagem. Como testar as potencialidades da criança depende das técnicas de avaliação. O desenvolvimento dos diferentes tipos de testes psicológicos para a avaliação do indivíduo é uma contribuição distinta da psicologia educacional.
13. Inculcar a Disciplina Positiva e Criativa: A psicologia substituiu o sistema repressivo pelo sistema preventivo. Agora os professores adotam uma abordagem cooperativa e científica para modificar o comportamento dos alunos. A ênfase é colocada na autodisciplina por meio de atividades criativas e construtivas.
14. Psicologia Educacional e Pesquisa: Psicólogos educacionais realizam pesquisas para melhorar o comportamento dos seres humanos na situação educacional. Para isso ajuda no desenvolvimento de ferramentas e dispositivos para medir o desempenho e sugerir medidas corretivas do mesmo.
15. Conhecer-se: A Psicologia Educacional ajuda o professor a conhecer a si mesmo. Seu próprio padrão de comportamento, características de personalidade, gostos e desgostos, motivação, ansiedade, conflitos, adaptação etc. Todo esse conhecimento o ajuda a crescer como professor de sucesso.
16. A Psicologia Educacional ajuda no crescimento profissional, mudança de atitude e pensamento Inovador: Dentro da sala de aula, a psicologia educacional possibilitou ao professor alcançar o condicionamento adequado dos alunos, realizando e direcionando os programas de sala de aula sobre vidas humanas. Não só isso, psicólogos educacionais estão ocupados em descobrir inovações no campo da educação. Essas inovações trarão o crescimento profissional do professor.
Em conclusão, podemos dizer que a psicologia educacional tem contribuído consideravelmente para a criação do moderno sistema de educação. No ensino, estamos lidando com três elementos – o professor, o aluno e o sujeito. Ajudou professores, diretores, administradores, inspetores, trabalhadores de orientação e aconselhamento, assistentes sociais para desenvolver significativamente uma atitude imparcial e solidária para com as crianças e formá-las em personalidades.
Os processos de educação e aprendizagem são processos complexos, onde o professor precisa de integração contínua e o desenvolvimento constante de suas habilidades educacionais e métodos de ensino para se adequar a objetivos educacionais gerais e específicos, para atingir esses objetivos e garantir que o processo educacional seja bem-sucedido em sua atuação.
A psicologia educacional se beneficia das experiências dos psicólogos e de suas experiências no campo da educação e da aprendizagem, ajuda a desenvolver teorias únicas de aprendizagem e métodos de educação, e apresenta os princípios e leis básicas para a aplicação dessas teorias.
A importância e o papel da psicologia educacional no setor educacional são demonstrados através da colocação de testes psicológicos e realização educacional em diferentes etapas.
É possível mencionar a importância da psicologia educacional através dos seguintes pontos:
- Enriquecer o professor com as leis básicas e teorias fundamentais que explicam o processo educativo e controlá-lo, a fim de aplicá-los cientificamente e objetivamente no ambiente escolar e em sala de aula, e fornecer a essas teorias possíveis sugestões para alguns problemas que possam ser expostos ao professor ou aluno durante diferentes situações educacionais.
- Alcançar as informações e habilidades mais importantes fornecidas pela psicologia educacional aos profissionais da educação; exclusão de teorias e opiniões educacionais baseadas em impressões pessoais e observações imprecisas e subjetivas.
Algumas dessas visões foram baseadas em experiências pessoais, pontos de vista subjetivos, muitas vezes contradizendo os fundamentos de fatos e teorias científicas.
Na psicologia educacional moderna, essas teorias são avaliadas submetendo-as a pesquisas científicas sistemáticas e pensativas.
- Prestar assistência aos indivíduos responsáveis pelo processo educativo, a fim de identificar os insumos e elementos do processo educativo.
- Por exemplo, as características dos alunos e do ambiente educacional, e suas saídas de ferramentas de avaliação e medição, e testes educacionais.
- Proporcionar ao professor as habilidades de descrição científica e a compreensão teórica do processo educacional, através da realização dos objetivos da psicologia educacional geral e seus componentes, e prever as saídas, e tentar controlar.
- Instruir o corpo docente a aproveitar as teorias psicológicas relevantes no processo de crescimento e características de desenvolvimento que seguem as etapas etárias, além de estudar os motivos da aprendizagem, habilidades mentais, inteligência, pensamento, lembrar e resolver problemas, entender o mecanismo de aprendizagem e ensino.
- Proporcionar ao professor a base das regras e leis corretas e teorias da aprendizagem e da educação, o que lhe permite escolher as aplicações dos princípios psicológicos e a relevância de uma situação educacional específica, para que o professor avalie o método adequado de acordo com o ambiente escolar e características psicológicas do professor e do aluno.
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