Rotina na Creche - Curso Auxiliar de Creche
A rotina é uma estrutura fundamental tanto na vida dos educadores e auxiliares de creche, quanto na vida das crianças.
O primeiro grupo a utiliza como base para o trabalho. É na rotina que se dá o desenvolvimento prático do planejamento educacional infantil. Se pensa nela quando se divide a sequência das diversas atividades que acontecem no dia a dia.
Já para os pequenos, a rotina é usada para se adaptar ao ambiente. Ela possibilita que a criança, que ainda não sabe ver as horas, possa se orientar em relação ao tempo-espaço. Ela passa a entender o momento de dormir, de comer, de brincar, de prestar atenção e de se organizar para se encontrar novamente com seus pais. Isso é importantíssimo para o seu desenvolvimento, pois a rotina passa a ser um instrumento construtivo para ela.
A rotina na creche foi citada diversas vezes ao longo deste curso, então chegou a hora de você saber como ela é realmente construída e dividida na prática.
Cronologicamente, a rotina costuma seguir pelo horário de chegada, atividades coordenadas pelos educadores e auxiliares, alimentação, higiene, repouso, recreação, contação de histórias e horário de saída. Sendo que a hora da alimentação e higiene se repetem ao longo do dia.
Porém, do horário de chegada até o horário de saída, a rotina é estabelecida considerando 3 diferentes necessidades da criança: as biológicas, as psicológicas e as sociais/históricas.
Fazem parte das necessidades biológicas o repouso, a alimentação, a higiene e outras demandas próprias da faixa etária. As necessidades psicológicas incluem as particularidades de cada criança como, o ritmo e o tempo de cada uma. Por último, as necessidades sociais/históricas são aquelas ligadas ao estilo de vida e à cultura da criança.
Considerando tudo isso, a rotina na creche se estabelece através das seguintes atividades:
- De Organização Coletiva
As atividades de organização coletiva são aquelas onde as crianças demonstram autonomia e discernimento ao definir o que desejam fazer naquele momento. Essa decisão pode ser tomada individualmente e apoiada pelos demais participantes do grupo, ou pode ser tomada em conjunto.
As atividades levam esse nome porque, independente de quem partiu a ideia, a organização da atividade deve ser em conjunto. Assim, as crianças criam condições em termos de ambiente, material e espaço para que tudo dê certo.
- De Cuidado Pessoal
Faz parte da rotina na creche as atividades de cuidado pessoal. Assim como em todas as atividades que envolvem as crianças, o momento do cuidado também deve ser o momento de aprendizado. Deve ser ensinado aos pequenos preocupações básicas em relação ao bem-estar físico, social e psicológico deles.
Assim, as práticas de escovar os dentes, lavar as mãos, tomar banho, se vestir, se arrumar, se alimentar, se preparar para dormir, se alimentar ou usar o guardanapo devem estar associadas ao educar.
Para um trabalho mais efetivo, os profissionais podem fazer uso de brincadeiras, filmes ou músicas que envolvam e enfatizem questões de cuidado pessoal.
- Dirigidas
As atividades dirigidas são muito frequentes nas creches. Elas são aquelas atividades conduzidas pelo educador responsável e assessoradas pelo auxiliar de creche. Geralmente, elas são realizadas apenas com uma ou com poucas crianças, pois exigem maior nível de atenção. Na maioria das vezes, o objetivo é tirar essa atenção da interação paralela entre as crianças e direcioná-la para algum novo elemento no espaço.
Apesar de que, teoricamente, o comando da direção da atividade é do adulto, é interessante que a atividade seja proposta para as crianças. Elas também podem receber a liberdade de escolher como vão participar desse momento.
Essa é uma forma de estimular a autonomia, gerar confiança e espaço para que elas se expressem.
- Livres
Nas creches, as atividades livres são na verdade aquelas menos dirigidas pelo educador. Apesar de menos estruturadas, elas são de extrema importância e devem fazer parte da programação de todos os grupos e em todos os dias.
O que deve ser organizado são os espaços e os momentos em que as atividades livres irão acontecer. Isso dá um pouco de “controle” da situação para os auxiliares que estarão presentes a todo momento.
As atividades livres são ideais para que as crianças explorem o espaço, façam suas escolhas e descobertas.
Como essas atividades irão compor a rotina na creche é mais uma questão de gestão. Elas podem aparecer mais de uma vez por dia, podem alterar de instituição para instituição, porém, via de regra, estão sempre presentes no cotidiano uma vez que são fundamentais para o desenvolvimento infantil.
Resta aos profissionais coordenar, intervir e, principalmente, observar o desenrolar dessas atividades.
Mas o que deve ser especificamente observado? Entenda tudo a seguir!
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