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RAFAELA DE MELO PEREIRA
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RAFAELA DE MELO PEREIRA

Muito bom a proposta do curso. Espero aprender mais e mais.Amei(y)

Patrícia  Silva Oliveira
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Patrícia Silva Oliveira

Gosto arruma festa

Selena costa e silva
★★★★★
Selena costa e silva

Tô adorando

Jessica gleycilene vieira dos Santos
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Jessica gleycilene vieira dos Santos

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SEGMENTO DE MERCADO E EMPREENDEDORISMO


A Decoração de Festas é o que relaciona à interação do ser humano com os ambientes que frequenta para comemorações. A qualidade do ambiente que nos rodeia é uma tendência do viver de forma integrada e holística, o que contribui para a qualidade de vida, contemplando os seres humanos e seus anseios.


A atividade acaba, ainda, concretizando sonhos e materializando o universo pessoal. A decoração de festas é fundamental para adequar os adereços ao seu contexto, congregando os elementos para criar a atmosfera específica. Dimensionar espaços requer habilidade para inserir o essencial para proporcionar harmonia e bem-estar.


Eleger o espaço da comemoração, escolher os adornos e cuidar dos detalhes em busca de criar um ambiente bonito e agradável é a principal preocupação de quem organiza uma festa. Os itens para ornamentá-la são tantos que a figura do decorador de festas surge como verdadeiros “salvadores da pátria”.


A procura por esse tipo de serviço é grande e quem tem afinidade com o assunto acaba enxergando uma oportunidade de abrir seu próprio negócio. Porém, é necessário compreender qual é o perfil do empreendedor para ter sucesso na nova empreitada e causar as melhores impressões dos clientes.


O primeiro ponto é que o profissional não pode perder tempo e deve observar as boas oportunidades de negócios. Algumas competências e características são imprescindíveis para quem quer investir na área, indo desde a habilidade até o talento para lidar com a gestão de uma empresa.


Talvez, a principal característica do empreendedor seja visualizar oportunidades de negócio, avaliando se é realmente interessante e fazendo previsão de resultados a longo prazo. Suas decisões são tomadas quando detecta lacunas de produtos e serviços, apostando em um negócio de sucesso que atenda a demanda e obtenha boas margens de lucro.


Outra situação muito comum é visualizar um modelo de negócio inovador e investir nele, sabendo que atenderá a demandas específicas dentro do segmento de decoração de festas. Neste sentido, é importante atentar-se para algumas dicas imprescindíveis para obter sucesso no novo negócio.


Conheça as tendências


Para criar uma empresa de decoração, é essencial se atualizar sobre o que está em voga. O mundo está em constante evolução, do mesmo modo que as pessoas têm novos conceitos de consumo, especialmente dentro da área de decoração. O empreendedor precisa estar sempre antenado e atualizado, acompanhando essa evolução.


As tendências de decoração também são relevantes para que o empreendedor consiga oferecer o que há de melhor no mercado. Caso contrário, seu negócio nunca apresentará produtos e serviços relevantes no segmento, tornando-se uma opção estagnada e de menor destaque.


Cuide de especializar-se


Antes de iniciar um negócio no segmento de decoração de festas, é imprescindível ter conhecimento sobre o ramo. Tocar um empreendimento do zero e manter o negócio relevante para o público-alvo são tarefas que só são possíveis com a expertise do segmento de decoração. Um aventureiro tem grandes chances de nem dar certo.


O empreendedor precisa ter conhecimento vasto na área, preferencialmente com boa formação e especialização, além do contato com novos conteúdos e tendências. Se não se sente apto, melhor não arriscar. Mas, se ainda não sabe tanto sobre o assunto e quer empreender, a opção é contratar uma equipe com profissionais que já atuem no mercado.


Inteligência emocional


A inteligência emocional é a capacidade de estar sempre aberto a questionamentos, críticas e sugestões acerca do seu negócio. Isso manterá o empreendedor sempre focado e motivado a seguir no caminho certo, em prol do objetivo de ter sucesso na sua caminhada de ter a própria empresa.


Além disso, a inteligência emocional também engloba questões como a persistência e a serenidade nos momentos em que os lucros talvez não sejam tão altos, e as dificuldades de manter o empreendimento sejam maiores do que as glórias e o sucesso nos negócios.


Conheça o público-alvo


Quando a empresa define o público que quer atingir, fica mais fácil se especializar em determinado tipo de serviço e, assim, destacar-se no mercado.


Cultive suas habilidades de gestão


Em um primeiro momento, o empreendedor será responsável por gerir o negócio. Essa capacidade é muito específica e nem todo mundo consegue aplicá-la no dia a dia de uma empresa. A gestão, nesse caso, é bastante abrangente, incluindo financeira, vendas, contato com fornecedores, curadoria e tudo relacionado ao negócio.


A empresa pode até ter funcionários, mas as decisões mais importantes sempre ficarão a cargo do empreendedor, o fundador do negócio.


Mantenha bom relacionamento com clientes


Em qualquer negócio, manter um bom relacionamento com os clientes é essencial. Portanto, atente-se às redes sociais e e-mails, cuide daquilo que os clientes solicitam, ofereça o que eles buscam de maneira rápida e adequada.


Localização


Uma empresa de decoração requer cuidados com a localização certa. Antes de partir para a escolha, é importante fazer uma pesquisa de mercado para determinar o melhor local para a instalação da empresa. Para isso, considere as possibilidades de mercado e o potencial da região, além da verificação da existência de público- alvo e concorrência.


Instalar-se em áreas comerciais pode ser a melhor solução, pois abrange tanto o público empresarial quanto pessoas que buscam um serviço de decoração para eventos. A acessibilidade é fator de extrema importância para qualquer empreendimento, o que inclui estacionamento, seja ele próprio ou terceirizado.


Exigências legais


Antes de colocar sua empresa para funcionar, é necessário legalizá-la, o que é possível contando com a ajuda de um profissional da área contábil. Ele providenciará seu registro junto aos seguintes órgãos:


  • Junta Comercial;

  • Secretaria da Receita Federal (CNPJ);

  • Secretaria Estadual de Fazenda;

  • Prefeitura Municipal, para obter o alvará de funcionamento;

  • Enquadramento na Entidade Sindical Patronal em que a empresa se enquadra (é obrigatório o recolhimento da Contribuição Sindical Patronal por ocasião da constituição da empresa e até o dia 31 de janeiro de cada ano);

  • Caixa Econômica Federal, para cadastramento no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;

  • Corpo de Bombeiros Militar.


Além do cumprimento destas exigências, é necessário pesquisar na Prefeitura Municipal se a Lei de Zoneamento permite a instalação de empresa de decoração de festas.


Estrutura


A empresa de decoração deve focar nos projetos a serem apresentados e executados. Por isso, é importante ter um ambiente agradável para o desenvolvimento deles e receber os clientes. O ideal é ter uma área de pelo menos 60 m2, dividida em espaços para criação, guarda de materiais, recepção de clientes e administrativo.


É necessário contar com catálogos e modelos de materiais que serão utilizados nos serviços, para que o cliente tenha uma ideia mais concreta do que é proposto. Imagens são fundamentais nesse processo, além de manter o material utilizado sempre em boas condições de apresentação.


Para montar a sua empresa, você precisará investir em móveis de escritório e computadores, além de telefone e impressora. Também é necessário ter um veículo para levar o material aos clientes.Os outros investimentos serão com custos para formalização do negócio e contratação de pessoal.


Capital de giro


Capital de giro é o montante de recursos financeiros que a empresa precisa ter para garantir fluidez dos ciclos de caixa. O capital de giro funciona com uma quantia imobilizada no caixa (inclusive banco) da empresa para suportar as oscilações de caixa. O capital de giro é regulado pelos prazos praticados pela empresa.


São eles: prazos médios recebidos de fornecedores (PMF); prazos médios de estocagem (PME) e prazos médios concedidos a clientes (PMCC). Quanto maior o prazo concedido aos clientes e quanto maior o prazo de estocagem, maior será sua necessidade de capital de giro.


Portanto, manter estoques mínimos regulados e saber o limite de prazo a conceder ao cliente pode melhorar a necessidade de imobilização de dinheiro em caixa. Se o prazo médio recebido dos fornecedores de matéria-prima, mão de obra, aluguel, impostos e outros for maior que os médios de estocagem, somados ao prazo médio concedido ao cliente para pagamento dos produtos, a necessidade de capital de giro será positiva, ou seja, é necessária a manutenção de dinheiro disponível para suportar as oscilações de caixa.


Nesse caso, um aumento de vendas implica também um aumento de encaixe em capital de giro. Para tanto, o lucro apurado da empresa deve ser ao menos parcialmente reservado para complementar essa necessidade do caixa. Se ocorrer o contrário, ou seja, se os prazos recebidos dos fornecedores forem maiores que os prazos médios de estocagem e os prazos concedidos aos clientes para pagamento, a necessidade de capital de giro é negativa.


Nesse caso, deve-se atentar para a quantidade de dinheiro disponível em caixa, tendo em vista a necessidade de honrar compromissos de pagamentos futuros (fornecedores, impostos). Portanto, retiradas e imobilizações excessivas poderão fazer com que a empresa venha a ter problemas com seus pagamentos futuros.


Um fluxo de caixa, com previsão de saldos futuros, deve ser implantado na empresa para a gestão competente da necessidade de capital de giro. Só assim as variações nas vendas e nos prazos praticados no mercado poderão ser geridas com precisão. No caso de uma empresa de decoração de ambientes, o empresário deve reservar em torno de 20% do total do investimento inicial para o capital de giro.


Custos


O custo é o gasto econômico que representa a fabricação de um produto ou a prestação de um serviço. Ao estabelecer o custo de produção, é possível determinar o preço de venda ao consumidor final. Os custos podem ser fixos e variáveis. Custos fixos são aqueles que não sofrem alteração de valor em caso de aumento ou diminuição da produção.


Independem, portanto, do nível de atividade. São conhecidos também como custos de estrutura.


– Limpeza e conservação

– Aluguéis de equipamentos e instalações

– Salários da administração

– Segurança e vigilância


Classificamos como custos variáveis aqueles que variam proporcionalmente de acordo com o nível de produção ou atividades. Seus valores dependem diretamente do volume produzido ou volume de vendas efetivado num determinado período.


– Matérias-primas

– Comissões de vendas

– Insumos produtivos (água, energia)


A administração correta dos custos envolvidos na compra, produção e venda de produtos ou serviços que compõem o negócio, indica que o empreendedor poderá ter sucesso ou insucesso, à medida que encarar como ponto fundamental a redução de desperdícios, a compra pelo melhor preço e o controle de todas as despesas internas.


Quanto menores os custos, maior a chance de ganhar no resultado final do negócio. Os custos para abrir uma empresa de decoração de ambientes devem ser estimados considerando-se os itens a seguir:


1. Salários, comissões e encargos;

2. Tributos, impostos, contribuições e taxas;

3. Aluguel, segurança;

4. Água, luz, telefone e acesso à internet;

5. Serviços de limpeza, higiene, manutenção e segurança;

6. Assessoria contábil;

7. Propaganda e publicidade da empresa;

8. Aquisição de mercadorias, matéria-prima e insumos.

Este artigo pertence ao Curso Decoração para Festas

Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.
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