Área do Aluno


ou



Sessão prática de Reflexologia podal – passo a passo

As sessões de reflexologia podal normalmente duram cerca de 30 minutos a uma hora e um curso inicial de tratamento pode envolver 6-8 sessões, dependendo de seus problemas. Algumas pessoas gostam de ter sessões semanais regulares, contínuas ou mensais.

Uma sessão típica de reflexologia pode durar de 30 a 90 minutos. Muitos reflexologistas começam a sessão com uma massagem ou lavagem dos pés, para limpar os pés e relaxar o paciente.

Depois de tomar nota de seu histórico médico, estilo de vida e saúde geral. O reflexólogo usará essas informações para escolher as áreas específicas dos pés sobre as quais trabalhar.

Os pacientes tiram seus sapatos e meias e podem se reclinar em uma cadeira ou se deitar em uma mesa de tratamento.

A reflexologia pode ser feita com o paciente em uma mesa de massagem ou sentado em uma cadeira. O terapeuta fará uma inspeção visual dos pés, procurando calos ou outras indicações de problemas.

O terapeuta começa massageando suavemente os pés para promover o relaxamento. Eles podem usar óleos lubrificantes.

Em seguida, eles aplicarão pressão em áreas específicas dos pés. É normal que essa pressão se sinta sensível ou desconfortável, mas nunca deve ser dolorosa.

Os pés podem ser aquecidos usando alguma massagem suave ou alongamentos no pé. Em uma sessão da Técnica Ingham, o terapeuta pode trabalhar a cada pé, seção por seção, primeiro usando os dedos ou polegar para encontrar congestionamento e, em seguida, trabalhando para quebrar qualquer congestionamento que encontrar. Em outros tipos de reflexologia, o terapeuta pode usar polegares, dedos, palmas ou ferramentas para trabalhar em cada seção do pé.

Uma terapeuta que está fazendo repetidas sessões com um único paciente para resolver problemas pode tomar notas sobre o que ela encontra para determinar se alguma mudança ocorreu de sessão em sessão. O paciente sentirá geralmente pressão e pode sentir dor aumentada ou uma sensação aguda quando o terapeuta está trabalhando em uma área que está congestionada.

No final da sessão, os pés podem ser massageados suavemente ou esticados. Alguns terapeutas podem terminar a sessão fazendo massagem ou acupuntura nos braços, mãos e pescoço. Embora possa haver algum desconforto durante a sessão, a maioria dos pacientes se sente profundamente relaxada depois.

Como você começa uma sessão de massagem reflexologia define o tom durante a duração do tratamento. A maioria dos reflexologistas desenvolvem sua própria rotina depois de tratar uma dúzia de pacientes ou mais. Antes do passo a passo, confira o que você vai precisar:

Coisas que você vai precisar

    • Recipiente de banho de pé
    • Sais de banho
    • Toalhas
    • Água engarrafada
    • Cobertor
    • Som (opcional)
    • Velas perfumadas e óleos essenciais (opcional)

    Passo a passo

    1. Prepare o espaço onde você administra o tratamento reflexológico

    2. Certifique-se de que a temperatura no quarto esteja confortavelmente quente para que seu paciente não fique frio. Lembre-se que seu paciente ficará parado por pelo menos uma hora, então sua sala de tratamento tem que ser quente.

    3. Prepare cobertores ou toalhas extras para manter os pés do paciente aquecidos entre os tratamentos de pressão.

    4.Toque música suave e melodiosa. Tente não tocar nenhuma música com letras porque isso pode ser perturbador para você e seu paciente.

    5. Forneça uma garrafa de água para seu paciente.

    6. Corte as unhas se necessário e lave as mãos.

    7. Prepare um banho de pé quente para seu paciente

    8. Despeje água morna no recipiente de banho de pé.

    9. Adicione 1/4 de xícara (56 g) de sais de banho à água. Quando o sulfato de magnésio dos sais é absorvido pela pele, retira toxinas dos pés, acalma o sistema nervoso, reduz o inchaço e relaxa os músculos.

    10. Mexa os sais até que se dissolvam na água.

    11. Coloque o recipiente de banho de pé no final da mesa de tratamento ou cadeira de tratamento para que seu paciente possa mergulhar confortavelmente os pés no banho do pé.

    12. Deixe seu paciente molhar os pés por pelo menos 10 minutos.

    13. Levante os pés do seu paciente para fora do banho de pé, um de cada vez, e seque cada pé completamente com uma toalha de pano.

    14. Remova o recipiente de banho de pé e escorra a água enquanto seu paciente fica em uma posição confortável para seu tratamento reflexológico.

    15. Dê ao seu paciente uma massagem pré-reflexologia nos pés e aperto de pé

    16. Isso ajuda a aumentar a circulação e incentivar um relaxamento mais profundo.

    17. Segure o calcanhar do pé esquerdo do seu paciente com a mão esquerda e coloque a mão direita sobre a parte superior do pé perto do tornozelo.

    18. Aperte suavemente a parte superior e inferior do pé. Essa ação de espremer ajuda a quebrar cristais de ácido úrico que se desenvolvem nos pés; quebrar esses cristais ácidos ajuda a aumentar a circulação.

    19. Coloque uma de suas mãos sobre o tornozelo do seu paciente e copo o calcanhar na palma da sua outra mão.

    20. Puxe suavemente o pé e a perna do paciente em sua direção. Puxe o suficiente para o pé se mover em sua direção uma polegada ou mais.

    21. Coloque sua mão direita horizontalmente sobre a parte superior do pé do seu paciente e coloque a mão esquerda verticalmente ao longo da parte inferior do pé.

    22. Pressione para baixo na parte superior do pé usando a mão direita, enquanto pressiona contra a sola do pé com a mão esquerda.

    23. Solte a pressão e repita mais três vezes.

    24. Use as duas mãos para apertar e torcer o pé do seu paciente usando o mesmo movimento que você usaria para arrancar um pano molhado. Use um movimento suave, mas firme.

    25. Toque na sola dos pés do seu paciente com a parte de trás da mão. Comece pelos dedos dos pés e use um movimento de tapa para bater na sola do pé todo o caminho até o calcanhar e voltar para os dedos dos pés novamente. Bata forte o suficiente para que o paciente possa senti-lo, mas que não pica a pele no pé do seu paciente.

    26. Massageie a perna do seu paciente começando no tornozelo e continuando a canela até o joelho.

    27. Leve as mãos de volta para o pé, massageando a parte de trás da perna do seu paciente começando pela parte de trás do joelho, continuando sobre sua panturrilha e de volta para o tornozelo. Se suas mãos forem grandes o suficiente, você pode massagear a parte frontal e traseira da perna inferior do seu paciente ao mesmo tempo.

    28. Trabalhe a parte de trás da perna com os dedos e a frente da perna com os polegares.

    29. Aplique pressão com os polegares nos pontos de reflexo para o diafragma no pé esquerdo do seu paciente.

    30. Enrole o pé esquerdo do paciente em uma toalha para mantê-lo aquecido enquanto você repete o processo de massagem de relaxamento em seu pé direito.

    31. Comece sua sessão regular de tratamento de reflexologia.

    Dicas finais

    Se você usar velas perfumadas em sua sala de tratamento, tenha em mente que elas geram calor e que muitas delas podem deixar seu consultório desconfortavelmente quente ou muito perfumado.

    Faça a parte pré-reflexologia da sua sessão o mais relaxante possível. Alguns pacientes de primeira viagem podem estar um pouco nervosos ou cautelosos sobre ter seus pés trabalhados. 

    O humor e o ritmo que você estabelece irão aliviar qualquer ansiedade que seu paciente possa ter. Caso você não consiga deixar sua sala de tratamento escura o suficiente, ofereça uma máscara de olho para o seu paciente.

    Pergunte ao seu paciente se ele não se importaria com a adição de algumas gotas de óleo essencial, como Lavanda, à lavagem do pé. Explore outros aromas essenciais do óleo e considere adicionar aromaterapia à sua rotina de reflexologia.


    Este artigo pertence ao Curso de Reflexologia Podal

    Faça o Curso completo grátis!!
    Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados