Área do Aluno


ou



Silhuetas Femininas e Masculinas

Agora que você já entendeu um pouco sobre o estilo pessoal, chegou a hora de descobrir os diferentes tipos de silhuetas que existem.

A silhueta nada mais é do que um contorno ou forma que indica a o formato lateral de uma pessoa. Esse formato nada tem a ver com o fato de a pessoa ser gorda ou magra. A silhueta é formada pela distribuição corporal de massa, sendo ela gordura ou músculo.

Você pode achar que isso não é grande coisa, mas as peças de roupas são desenhadas por diferentes estilistas e de diferentes formas. Algumas vão se adaptar melhor em certas silhuetas do que outras.

Tipos de Silhuetas Femininas

A silhueta feminina possui 5 formatos característicos, são eles: o formato de triângulo (também chamado de pera); formato de retângulo, formato oval, formato de ampulheta (também chamado de violão) e o formato de triângulo invertido.

Nós iremos explicar o que cada formato significa e qual peça de roupa combina mais com a silhueta, independente do estilo pessoal de cada indivíduo.

  • Formato de triângulo

O corpo de triângulo ou pêra são aquelas mulheres que possuem o quadril mais largo, e à medida que vai subindo, vai ficando afinando, com cinturas e ombros mais finos do que os quadris.

Na maioria dos casos essa silhueta causa coxas mais grossas, glúteos grandes e seios menores.

Esse é o tipo de silhueta mais comum entre as mulheres.

Nesses casos, a recomendação é apostar em shorts, saias e vestidos mais soltos, e com pouco volume, para equilibrar parte da silhueta.

Trazer mais atenção para a parte de cima que muitas vezes fica desvalorizada é ideal. Portanto, é recomendado o uso de camisetas regatas, com decote em V ou em U, blusas sem alça, blazers e colares com volume.

Você deve evitar o uso de acessórios chamativos no quadril, como cintos, casacos que vão até o quadril, além de saias volumosas, calças skinny ou de cintura baixa.

  • Formato de retângulo

Também conhecido como formato reto, esse corpo possui a cintura, o ombro e o quadril com medidas semelhantes, onde nenhum deles ganham destaque. O tipo retangular é bem comum em mulheres mais altas e magras, entretanto não é uma regra.

Na hora de vestir, o importante é trazer destaque para cintura e busto. Aposte em saias do tipo godê ou lápis, rodadas e com bastante volume. Os vestidos devem ser de preferência acinturados para criar uma ilusão de cintura, aumentando o quadril.

Quando for usar calça, as do tipo skinny e estampadas são as mais indicadas.

Para a parte de cima, as blusas soltas, com tecidos leves e fluidos, com formato canoa, ou decote em V ou U vão trazer mais destaque para a região.

Na dúvida, evite o uso de jaquetas, blusas ou calças muito justas, roupas largas ou estampas grandes, pois tudo isso alonga ainda mais a silhueta, dando uma aparência mais reta.

  • Formato oval

O formato oval é marcado por uma medida na região da barriga mais larga quando em relação à circunferência do quadril e dos ombros. Nesses casos, há grande variedade no tamanho dos quadris e dos seios, entretanto a parte da cintura ainda continua maior.

Assim, o recomendado é buscar uma maior atenção para os ombros e quadril, a depender do que se encaixa melhor em cada caso.

As roupas com estampas verticais ou diagonais auxiliam no alongamento da silhueta. Para as peças inferiores prefira calças e saias retas ou saias do tipo evasê ou godê. Os vestidos devem ser fluidos e não colados ao corpo.

Para a parte superior, as blusas com decote em V ou U que ultrapassem o quadril são as melhores. Você também pode investir em blazers para complementar o look.

A parte mais importante é evitar as calças com cintura baixa ou slim, roupas com excesso de estampa, e camisetas largas com mangas mais extravagantes.

  • Formato de ampulheta

O corpo de violão é um dos mais desejados entre as mulheres. Além do aspecto cultural e histórico dessa silhueta, muitas das roupas são desenhadas para encaixar perfeitamente nesse tipo de corpo.

A característica marcante são os ombros e quadris mais largos quando comparados à cintura, que é mais fina. Por esse motivo também é conhecido como a silhueta em 8.

Não há muitas limitações para esse tipo de silhueta, pois, como foi dito, a grande maioria das roupas se adaptam bem. O interessante é investir em peças que ressaltam ainda mais a cintura, com o uso de cintos e faixas.

Além disso, você também pode usar calças e vestidos com tecidos leves, blusas e regatas justas, além da tão desejada calça flare.

As peças muito largas e com corte reto não valorizam muito bem a silhueta de violão. Além disso, visuais muito colados ao corpo, com blusas e calças apertadas também não são interessantes, pois cria uma sensação de “sufocamento”.

  • Formato de triângulo invertido

Por fim, o formato de triângulo invertido é referente aos corpos que possuem ombros, seios e costas maiores, enquanto os quadris ficam mais finos, com circunferência menor do que os ombros.

Normalmente essa silhueta também é acompanhada de pernas mais finas e pouco bumbum.

Para harmonizar os looks, o ideal é trazer o destaque para o quadril, aumentando o seu volume. Dessa forma, as calças pantalona, boyfriend, flare ou reta são bastante interessantes. Quando o assunto é saia, a do tipo godê é ideal. Utilizar algumas peças acinturadas que ressaltam o quadril também é indicado.

Fique longe de tudo que traz maior atenção para os ombros como camisetas regatas, blusas com ombreiras e mangas bufantes, blusas justas e colares muito grandes ou chamativos.

Agora que você já foi apresentado aos tipos de silhueta feminina, chegou a hora de conhecer as silhuetas dos homens!

Tipos de Silhuetas Masculinas

As silhuetas dos homens se assemelham ao das mulheres, com poucas modificações. Elas também são divididas em 5, nomeadas de:  formato de triângulo; formato de retângulo, formato oval, formato de trapézio e o formato de triângulo invertido.

Perceba que os homens não possuem o formato de violão. Essa silhueta é substituída pela a de trapézio.

  • Formato de triângulo

Diferentemente das mulheres, a silhueta em triângulo não é tão comum nos homens, pois naturalmente eles possuem a tendência de ter os ombros mais largos.

O formato triangular é aquele em que os ombros possuem uma largura menor quando comparado ao quadril.

Nesses casos, o foco dos looks devem ser os ombros, para trazer maior equilíbrio à silhueta

Assim prefira casacos estruturados, blazers, e camisetas mais acinturadas, com um corte maior na parte superior. Assim você consegue tornar os ombros menos estreitos.

Quando o assunto é cor, as estampas xadrez são bem vindas por criar uma ilusão de ótica. Uma boa ideia é usar camisas em que as mangas possuem colorações ou estampas diferentes, como as camisas militares, trazendo mais destaque para a região.

Você deve evitar os tecidos de malha, principalmente se estas forem regatas ou camisas com cortes em V, pois ressaltam os ombros curtos e trazem uma maior ilusão de ombros caídos.

  • Formato de retângulo

Pode ser facilmente confundido com o formato de trapézio, entretanto o formato de retângulo possui as curvaturas da cintura e dos ombros em equilíbrio.

Nesses casos, a ideia é criar mais volumes no corpo, sem perder o equilíbrio da silhueta, e promovendo curvas naturais ao corpo. Uma dica é chamar maior atenção para a região do tórax e do rosto.

Dessa forma, utilize principalmente a mistura de cores claras e escuras, elas criam uma ilusão de ótica do formato do corpo, trazendo uma silhueta mais definida e menos reta.

Além disso, camisas com decote em V ou U, ou as do tipo canoa são interessantes para trazer maior modelagem.

Na parte inferior as calças skinny trazem mais destaque para a cintura, já que o formato retangular não possui uma cintura bem definida.

Fique longe de cortes retos, pois não favorecem a silhueta e potencializa o aspecto “quadrado”. 

De preferência as camisas devem ficar para dentro da calça, pois do lado de fora alongam ainda mais o formato retangular, principalmente quando são camisas longas, que passam da cintura

  • Formato oval

O formato oval nos homens geralmente está relacionado com um maior acúmulo de gordura na região abdominal, criando uma curvatura do corpo mais arredondada, com um pescoço mais curto e costas mais redondas.

Nesses casos, o ideal é criar looks que afinam o tronco, com linhas verticais e cores mais escuras, se possível utilizando jaquetas e casacos para trazer mais destaque para os ombros e afinar a cintura.

Os tons monocromáticos são ótimos nessas silhuetas. Principalmente quando acompanhado de um visual mais leve, com uma gola V. A gola em V alonga o pescoço e tira o foco do queixo. 

Você também pode juntar camisas com blazers, para criar uma sobreposição, auxiliando nas linhas verticais responsáveis por alongar um pouco a silhueta.

Na parte inferior, as calças retas podem ser utilizadas sem medo, sendo liberado também o uso de bermudas e shorts. Se for usar cintos, o ideal é que seja bem estreito e da mesma palheta de cor do look, para não criar a ilusão de divisão.

No geral, evitar linhas horizontais, estampas xadrez e camisetas curtas trazem bons resultados, entretanto isso não significa que não deva ser explorado e testado.

No mais, evite roupas largas para esconder a silhueta oval! As roupas devem ser utilizadas no tamanho certo!

  • Formato de trapézio

O trapézio é a silhueta mais desejada pelos homens. Ela é definida com um peitoral, costas e ombros mais largos, além de uma cintura mais fina. A vantagem desse tipo físico é que todos os tipos de roupas, cortes, cores, estampas e formatos caem muito bem!

Há uma grande variedade de looks disponíveis, a imaginação é o limite!

O foco principal nesse tipo de silhueta é não perder sua personalidade, pois, em meio a tantas opções, o difícil é se manter firme a seu estilo pessoal.

  • Formato de triângulo invertido

O triângulo invertido pode ser confundido com o formato trapézio. Entretanto, o diferencial é que apenas os ombros são mais longos em relação ao quadril (no trapézio, peitoral e costas também são largos).

Assim, o desafio nesse formato é equilibrar a parte inferior da cintura, pois ela acaba sendo desvalorizada. Camisas e jaquetas com ombreiras, calças largas ou muito justas atrapalham na harmonia do visual.

A parte superior deve preferencialmente ser composta por tecidos mais lisos, podendo ser com golas V, cores claras e sem textura. Isso favorece um maior destaque para a cintura.

Dessa maneira, calças coloridas e com estampas são incentivadas. Uso de cintos e outros acessórios como suspensórios, que tragam maior destaque para a região do quadril podem ser utilizados sem medo!


Este artigo pertence ao Curso de Consultoria de Moda ll

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados