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Sistema de Arrefecimento

Enquanto o sistema de lubrificação possui como demanda o controle do atrito formado durante a movimentação do motor, o sistema de arrefecimento tem como objetivo o controle da temperatura do sistema. Como você já pôde perceber, no processo de funcionamento do motor, existe uma larga produção de calor, formada pelo sistema de combustão.

Caso esta alta temperatura não seja controlada, existirá o processo de superaquecimento no motor com danos irreversíveis. Desta forma, o sistema de arrefecimento funciona através de dois princípios: o primeiro, através do arrefecimento a ar, e o segundo, através do arrefecimento por fluído. Ambos são utilizados nos automóveis brasileiros.

1. Sistema de arrefecimento a ar

Consiste na troca de calor realizado por uma válvula termostática. Para isso, o sistema de arrefecimento precisará realizar a circulação de ar forçado em seu sistema.

Para isso, são necessários o sistema de arrefecimento a ar é composto pelos componentes:

  1. Aletas
  2. Tubulação
  3. Turbina
  4. Válvula termostática

Com o funcionamento do motor, a turbina que força o ar a circular pelo sistema é acionada, removendo assim o excesso de calor gerado pelo seu funcionamento.

Dessa forma, neste sistema encontraremos instaladas, ao redor de todo o motor, algumas chapas metálicas que serão responsáveis por direcionar o ar forçado a passar por todos os componentes. De modo que, o ar é direcionado a passar pelas aletas, saliências fundidas na própria carcaça do motor, que proporcionarão o aumento da área de contato com o ar.

Logo, podemos perceber que a partir deste mecanismo conseguimos maior dissipação do calor. Então, quando o motor está frio, a válvula termostática, que controla a troca de calor do motor, permanece fechada. Já numa situação de aquecimento do motor, esta válvula causa uma abertura para que a alta temperatura saia e o ar menos aquecido entre e circule. Assim, ocorre a circulação para o arrefecimento do motor.

O óleo, neste sistema, possui função muito importante, devido à existência de um radiador, por onde este circula para fazer a troca de calor 

dos componentes internos do motor. Por possuir poucos componentes, este sistema praticamente não requer manutenção, a não ser o cuidado com a correia da turbina.

2. Sistema de Arrefecimento a Fluído

Como o próprio nome sugere, o sistema de arrefecimento a fluído consiste na troca termostática a partir da circulação de um fluído de arrefecimento entre o motor e o radiador.

Para isso, o controle de temperatura é realizado por uma válvula termostática. Na fase fria do motor, este componente tem a função de ficar fechado para facilitar o aquecimento rápido do motor. Enquanto isso, na fase quente, a válvula termostática possui a função de permitir que o fluído circule livremente do motor para o radiador e vice-versa. Esta abertura na válvula é gerada pela temperatura e é extremamente importante para o bom funcionamento do motor.

Além disso, para que ocorra a circulação do fluído, é necessária a presença de uma bomba d’água. Este componente tem a função de manter o fluido em circulação forçada pelos dutos do motor, mangueira e radiador. É importante ressaltar que esta peça é fixada ao motor em qualquer circunstância, seja na frente ou na lateral do maquinário.

A bomba de água é sempre acionada por uma correia, que pode ser tanto a V, a Poly V, ou a correia dentada. 

Com o giro do eixo da bomba d’água, o rotor interno impulsiona o fluido de arrefecimento para que ele circule e remova parte do calor do motor e se desloque para o radiador. Dessa forma, o calor poderá ser dissipado pelo ar, proveniente do deslocamento do veículo e, também, pelo acionamento do ventilador.

É importante ressaltar que este componente praticamente não possui manutenção. Logo, caso ocorra algum tipo de dano a este equipamento, como vazamento, folga dos rolamentos, barulhos nos rolamentos, desgaste das pás do rotor e entre outros, a solução é a troca da peça.



Este artigo pertence ao Curso de Mecânica Automotiva Básica

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