Entrar/Criar Conta
SISTEMA OPERACIONAL
O sistema operacional é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema, fornecendo uma interface entre o computador e o usuário. O gerenciamento inclui itens do processador, o input, o output, o armazenamento e o controle dos dispositivos.
O sistema possui, assim, os comandos básicos necessários para o uso de cada aplicativo. O Sistema Operacional cria uma plataforma comum a todos os programas utilizados, fazendo a comunicação entre o hardware e os demais softwares. Como funções básicas do sistema operacional, podemos listar:
definição da interface com o usuário;
compartilhamento de hardware entre usuários;
compartilhamento de dados entre usuários;
gerenciamento dos dispositivos de entrada e saída;
tratamento e recuperação de erros
História do Sistema Operacional
Assim como a própria Informática e processadores, o sistema operacional também tem sua história. Veja, a seguir, a cronologia reunindo os principais fatos envolvendo o sistema operacional:
1965 – O “Project MAC” desenvolve o sistema operacional Multics.
1970 – O Unix é desenvolvido nos Bell Labs por Dennis Ritchie e Kenneth Thomson.
1980 – A IBM seleciona PC-DOS da Microsoft como o sistema operacional para o IBM-PC.
1984 – O Apple introduz o Macintosh como o System 1.0 que seria chamada MacOS eventualmente.
1985 – A Microsoft desenvolve o Windows 1.0 que dá características como MacOS para DOS (Mas o Windows não é um sistema operacional com o MacOS ainda, só é uma interface para DOS.) O Linus Torvalds, um estudante finlandês, desenvolve o Linux, uma versão da Unix para processadores da Intel.
1990 – A Microsoft introduz o Windows 3.0 que intensifica o debate legal entre a Microsoft e a Apple, em relação à semelhança do Windows com o MacOS.
1994 – A Microsoft introduz o Windows NT desenvolvido para redes.
1995 – Microsoft introduz o Windows 95, previamente conhecido com ‘Chicago’
1998 – Microsoft introduz o Windows 98
2000 – Microsoft introduz o Windows 2000 combinando as características do Windows 98 e o Windows NT
O que são as interfaces de usuários?
A interface do usuário é o espaço onde a interação entre humanos e máquinas ocorre. De forma mais simples, é tudo aquilo que é perceptível visualmente em alguma plataforma e leva o usuário a uma interação positiva. Como parte fundamental de um software, é a parte visível do sistema através do qual o usuário se comunica.
Os tipos de interface para usuários são:
linha de comando (command line interface): usa comandos alfanuméricos simples para navegar entre os discos e pastas, conseguir funções como copiar, formatar deletar, etc. e executar aplicativos. Exemplos: DOS, Unix and Linux.
gráfica para usuários (Graphical User Interface ou GUI): usa ícones, menus e janelas para acessar programas, discos e executar comandos do sistema. Alguns não são sistemas operacionais propriamente ditos, mas extensões de um sistema operacional com uma interface de linha de comando. Exemplos: Windows 3.0 para DOS e X-Windows para Unix. Exemplos de sistemas operacionais com próprios GUIs: Windows 98/NT, MacOS e OS/2 Warp.
Este artigo pertence ao Curso Técnico em Informática
Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.COMENTÁRIOS
5.0
12.743 AvaliaçõesMuito bom!!
Obrigada pelo aprendizado!
Muito bom
Muito bom interativo. Estou gostando!
Esse curso foi muito útil para mim, espero que muitos façam o mesmo para enriquecimento do seu conhecimento e currículo.
Excelente curso!!
Muito bom!!
Muito bom
Obrigada pelo aprendizado!
Ótimo
Muito bom
O curso tem uma abordagem boa do inicio ao fim mas poderia melhorar ensinando fazer calculos com as tabelas e laudos,iria dar mais fundamento ao aprendizado.
Muito bom interativo. Estou gostando!
Ótimo!!
Esse curso foi muito útil para mim, espero que muitos façam o mesmo para enriquecimento do seu conhecimento e currículo.