Subsistemas de Gestão de Pessoas

A gestão de pessoas abrange vários subsistemas, cada um focado em um aspecto específico do ciclo de vida dos colaboradores dentro da organização. Entre os principais subsistemas, destacam-se:

Provisão de Pessoas: Recrutamento e seleção de novos colaboradores.

Aplicação de Pessoas: Planejamento de cargos e avaliação de desempenho.

Desenvolvimento de Pessoas: Treinamento e capacitação.

Recompensas: Sistemas de remuneração e benefícios.

Manutenção de Pessoas: Promoção de um ambiente de trabalho positivo e seguro.

Monitoramento: Acompanhamento do desempenho dos colaboradores e controle de resultados.

Novas Ferramentas de Gestão de Pessoas

Com o avanço das tecnologias, surgiram novas ferramentas para otimizar a gestão de pessoas. Entre as metodologias modernas estão:

People Analytics: Uso de dados para otimizar decisões de gestão de pessoas.

Employer Branding: Estratégias para tornar a organização atrativa para talentos externos e promover a retenção de funcionários.

Pesquisa de Clima Organizacional: Avaliação da satisfação dos colaboradores para melhorar o ambiente de trabalho.

Business Partner: Profissionais de RH que atuam como parceiros estratégicos dos gestores, ajudando a alinhar as políticas de RH com os objetivos de negócio.

Este artigo pertence ao Curso de Cuidador Escolar