Suplementos Alimentares e Fitoterápicos
Atualmente muitas pessoas consomem suplementos dietéticos, que é uma ou o conjunto de substâncias ingeridas por via oral, com a finalidade de complementar os nutrientes da dieta, e estão disponíveis sob diversas formas, em cápsulas, comprimidos, líquidos, géis mastigáveis e pós.
Existem muitos tipos de suplementos no mercado, os que são feitos para complementar a dieta principalmente com relação a calorias e macronutrientes (carboidratos, proteínas ou lipídios), os multivitamínicos (que contém apenas vitaminas e minerais) e ainda os suplementos fitoterápicos (compostos isolados de origem vegetal que possuem alguma ação benéfica dentro do corpo).
Suplementos alimentares
Nesta categoria comumente encontram-se os suplementos destinados a complementar a dieta no que diz respeito à calorias, carboidratos, proteínas e lipídios.
Normalmente consistem em suplementos sob a forma de pó (mas também são encontrados sob a forma líquida), como é o caso dos comercializados em latas de alumínio encontrados em supermercados e drogarias. Além de trazerem quantidades de macronutrientes, também são enriquecidos com algumas vitaminas e minerais.
Outro tipo de suplemento pertencente a esta categoria são os suplementos que completam a dieta de pessoas que realizam atividade física, como é o caso das proteínas em pó, adquiridas em drogarias ou lojas de suplementos.
Multivitamínicos
Os suplementos multivitamínicos são amplamente divulgados e conhecidos, essa classe pode ser encontrada geralmente na forma de cápsulas, comprimidos ou até mesmo líquido, contendo combinações de vitaminas e minerais, sendo também utilizados para a complementação da dieta, mas agora apenas com micronutrientes (sem valor calórico).
Apesar de não precisar de receitas para aquisição dessa mercadoria, é fundamental se atentar para as quantidades de nutrientes contidas no produto de uso e a sua necessidade, pois, algumas vitaminas e minerais quando utilizados em altas doses e de forma crônica causam efeitos negativos ao usuário. Lembre-se que com uma alimentação saudável e equilibrada é possível ingerir em quantidades adequadas todos os nutrientes que você precisa.
Caso realmente necessite da suplementação de alguma vitamina ou mineral, o ideal é que procure um médico ou nutricionista para realizar exames e a suplementação seja realizada de forma separada, sendo apenas a vitamina ou o mineral que está em deficiência.
Suplementos fitoterápicos
Podem ser encontrados sob as mais variadas formas, são suplementos que concentram propriedades ativas e funcionais de vegetais, como as ervas, com uma ação positiva no organismo.
Porém, apesar de alguns fitoterápicos terem sido identificados e a sua ação elucidada, muitos deles ainda permanecem com função desconhecida, podendo haver interações negativas entre o fitoterápico e medicamentos, ou até mesmo a própria dieta, além de efeitos colaterais por conta da quantidade alta da substância.
Portanto, antes de fazer uso de qualquer suplemento, é importante a consulta ao seu médico ou nutricionista.
Este artigo pertence ao Curso de Introdução à Nutrição
Faça o Curso completo grátis!!