Área do Aluno


ou



TÉCNICAS DAS TERAPIAS NATURAIS

Existem várias técnicas utilizadas pelas terapias naturais. Elas podem ser divididas em três grandes áreas: corporal, mental e vibracional. Na área corporal estão reunidos os tratamentos que utilizam a manipulação do corpo, seja com massagens, toques, pressões ou alongamento. A alimentação também está incluída neste grupo. O shiatsu, a massoterapia, a drenagem linfática e a fitoterapia são alguns exemplos. 


Na área mental, as técnicas têm como objetivo o equilíbrio do organismo a partir da sua força mental e pode utilizar metodologias respiratórias, imagéticas ou mentais. A meditação e a hipnose são exemplos de terapias naturais da área mental. Já a área vibracional atua diretamente na energia do organismo e utiliza técnicas como a acupuntura, reiki e florais. Em cada técnica, o paciente sente e compreende o fluxo da energia do seu  corpo e de sua vida, despertando uma nova Consciência de Si, ocorrendo assim, o equilíbrio interno. Nele, se sente profundamente relaxado, repleto de vigor e energia que ajudam a restaurar o seu bem-estar para que inicie um processo de reestruturação.


  • Aplicação de terapias naturais em animais de estimação


O envolvimento com os animais de estimação é cada vez maior por seus tutores, o que os leva a buscar alternativas para manter, restabelecer e oferecer melhor qualidade de vida. Assim, tomam consciência sobre como os hábitos de vida refletem na rotina dos bichinhos. A partir daí, cresce a preocupação em oferecer boa alimentação, exercícios físicos e atividades diárias para os pets. O aumento na expectativa de vida dos animais de estimação estimula a busca por terapias menos invasivas e mais naturais, onde entram as terapias alternativas. 


Tais terapias visam prevenção e tratamento de doenças, atuando como coadjuvantes no tratamento clínico. Ainda, mostram-se como ótimas opções para tratar alterações comportamentais, como os casos de estresse, ansiedade, nervosismo ou ansiedade de separação. Vale lembrar que os métodos alternativos são técnicas milenares surgidas antes mesmo da medicina convencional, mas que só foram aprovados pela OMS a partir dos anos 60 para humanos. No caso dos animais, a validação dos tratamentos só foi feita na década de 90. 


A base de tais terapias está na restauração do equilíbrio natural do organismo, olhando-o como um todo e cuidando de todos os sinais físicos e emocionais que denunciem algum tipo de problema. O quadro abaixo, selecionado pela Revista Noi, indica as principais terapias alternativas aplicada em pets: 


Apesar de sua importância, os profissionais veterinários afirmam que essas terapias jamais devem ser usadas como única ou principal forma de tratamento, mas, sim, como complemento.




Este artigo pertence ao Curso de Terapia Natural para Pets

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados