Técnicas de comunicação não verbal

Estratégias e habilidades que envolvem a transmissão de informações e expressão de sentimentos, pensamentos ou intenções sem o uso da linguagem verbal ou palavras fazem parte da comunicação não verbal.

Essas técnicas são fundamentais no rapport e na comunicação interpessoal, uma vez que complementam a comunicação verbal, tornando-a mais rica e eficaz.

São diversas as técnicas para aprimorar esse tipo de comunicação e cada pessoa é livre para adaptar e criar suas ferramentas. Separamos abaixo as técnicas mais comuns utilizadas.

• Contato visual

Já falamos anteriormente sobre o contato visual e ele é uma das coisas mais importantes durante a comunicação não verbal. Grande parte de nossa comunicação se inicia aí.

Olhar nos olhos do interlocutor demonstra que você está envolvido na conversa e valoriza o que estão dizendo. Lembre-se de ser um olhar equilibrado e pouco excessivo, para não parecer invasivo e desconfortável.

• Movimentação dos seus braços e pernas

Os movimentos das pernas, como cruzar as pernas ou balançar os pés, bem como o uso dos braços, como cruzar os braços ou apontar, também são elementos importantes da comunicação não verbal.

Eles podem revelar nervosismo, impaciência, relaxamento ou outros estados emocionais. Esteja ciente desses sinais para adaptar sua comunicação de acordo com o contexto e a audiência.

Por exemplo, usar as mãos para ilustrar pontos importantes ou para indicar direções pode facilitar a compreensão. No entanto, gestos exagerados e excessivos podem distrair e confundir.

• Toque

O toque é uma forma poderosa de comunicação não verbal, mas deve ser usado com sensibilidade. Um aperto de mão firme pode transmitir confiança e profissionalismo, porém, um abraço pode expressar intimidade e carinho.

No entanto, é importante respeitar os limites pessoais e culturais em relação ao toque, pois ele pode ser mal interpretado ou indesejado.

Junto a isso, quando estamos falando do toque em uma mulher é necessário atenção redobrada para que ela não se sinta assediada, principalmente no ambiente de trabalho!

• Postura

Já trabalhamos anteriormente sobre a postura correta, que deve ser ereta e aberta para que não intimide o interlocutor, mas que também passe confiança. Caso ainda restem dúvidas, retorne ao nosso tópico anterior sobre os “12 pontos para o sucesso do rapport e comunicação efetiva”.

• Escuta ativa

Como você já percebeu, a comunicação não verbal também envolve a escuta ativa. Isso significa mostrar ao interlocutor que você está ouvindo e compreendendo. O contato visual, gestos e acenos, além das expressões faciais auxiliam na demonstração de que você possui uma escuta ativa.

• Expressões faciais

Seu rosto é uma ferramenta poderosa na comunicação não verbal e as expressões faciais, como sorrisos, franzir a testa, erguer as sobrancelhas e piscar, podem transmitir uma gama de emoções e intenções.

Um sorriso caloroso pode criar um ambiente amigável, enquanto uma expressão séria pode indicar concentração ou seriedade.

• Vestimentas

As roupas também podem se comunicar. A aparência é a primeira coisa que uma pessoa enxerga ao olhar para nós. Por esse motivo, suas vestimentas falam bastante.

Por exemplo, se você chega para uma reunião ou palestra e observa uma única pessoa vestida de terno e gravata, você imagina que ele é quem irá conduzir o encontro. Da mesma maneira, se você chega em um local de importância com vestimentas rasgadas ou manchadas pode transmitir falta de profissionalismo.

• Distância Corporal

Por fim, a distância corporal varia de acordo com a cultura e o contexto, mas, em geral, manter uma distância confortável e respeitosa demonstra consideração pelo espaço pessoal do outro.

A importância da comunicação não verbal

Possuindo papel importante na PNL, a comunicação não verbal também é útil em situações profissionais e pessoais, as razões para isso é que ela é um importante complemento da comunicação verbal.

Junto a isso, ela ajuda na expressão da emoção, pode transmitir maior confiança ao interlocutor ajudando a ele se abrir com você, é útil para solucionar conflitos e facilita com que as pessoas atuem de maneira mais empática.

Outras dicas

Para finalizar este capítulo, traremos algumas outras dicas que vão te fazer evoluir como pessoa, indo além da comunicação não verbal e do rapport, sendo útil para facilitar suas interações sociais.

- Tratar de cada assunto por vez: Foque em um tópico de cada vez, isso evita que haja confusão e garante maior clareza na comunicação.

- Evitar falar muito do passado: Para manter o diálogo relevante e produtivo concentre-se no presente e no futuro das conversas (com exceção de algumas situações especiais).

- Não rotular: Não coloque rótulos ou estereótipos em pessoas ou situações, pois isso pode prejudicar a compreensão e poluir sua visão sobre a situação.

- Deixar de lado opiniões negativas: Evite expressar julgamentos negativos que possam gerar conflitos e prejudicar seu relacionamento ou o de outras pessoas.

- Ser direto: Comunique-se de forma clara e objetiva para evitar mal-entendidos e fazer com que a conversa seja eficiente.

- Ser breve: Evite prolongar a conversa desnecessariamente, divagando e prolongando assuntos sem necessidade, agindo de maneira repetitiva.

- Não generalizar: Por fim, isso vale para todos os pontos de nossa vida, não generalizar evita com que cometamos equívocos e propaguemos estereótipos.

Este artigo pertence ao Curso de Básico de Programação Neurolinguística (PNL)