Técnicas de mudança de comportamento e confiança
Além do rapport, ancoragem, modelagem da excelência e comunicação efetiva (todas elas já abordadas anteriormente neste curso), existem outras técnicas que ajudam na mudança de comportamento a aumento da confiança para se comunicar e se relacionar com os indivíduos. Separamos para este curso as técnicas mais validadas e reconhecidas, confira:
- Técnica de dissociação
A técnica de dissociação envolve separar emocionalmente uma pessoa de uma experiência ou comportamento problemático. Isso permite que seja observada a situação de maneira mais objetiva e menos emocional.
Assim, caso alguém esteja tentando superar um medo, como por exemplo o medo de falar em público, a técnica de dissociação pode envolver imaginar-se assistindo a si mesmo no palco, como se fosse um espectador, dissociando-se da perspectiva do apresentador.
- Técnica de treinamento de imagens:
O treinamento de imagens envolve a visualização mental de comportamentos ou resultados desejados. Nessa técnica, o indivíduo cria uma imagem mental vívida do que deseja alcançar, como por exemplo vencendo uma competição.
Não basta só imaginar a cena, é preciso ir mais a fundo e tentar imaginar a sensação de vencer, a comemoração e a alegria. Isso pode aumentar consideravelmente a confiança e melhorar o desempenho real durante a competição.
- Técnica de auto afirmações positivas:
As auto afirmações positivas são descritas como aquilo que uma pessoa repete para si mesma para promover uma mudança de pensamento e comportamento.
É semelhante com o que é feito na ancoragem, essa técnica envolve a construção da autoconfiança ao utilizar afirmações positivas, como por exemplo: "Eu sou capaz e competente" ou "Eu enfrento desafios com coragem".
Assim, ao repetir essas afirmações regularmente vai ajudar a fortalecer a crença em si mesmo e promover comportamentos condizentes com essas crenças.
- Técnica de influência e persuasão
Imagine que um gerente de uma empresa deseja motivar sua equipe a atingir alguma meta específica. Para isso, ele apresenta argumentos convincentes que mostrem os benefícios obtidos por todos ao atingir esse objetivo
Isso é uma técnica de mudança de comportamento que envolve o uso de estratégias de comunicação e persuasão para influenciar o comportamento de outras pessoas de forma ética e eficaz.
- Técnica de exposição gradual
A exposição gradual é uma técnica usada para tratar fobias e ansiedades. Ela envolve a exposição progressiva e controlada à fonte do medo, permitindo que a pessoa se acostume gradualmente com a situação temida.
Para superar o medo de voar, alguém pode começar assistindo a vídeos de aviões, depois visitar um aeroporto, e finalmente realizar voos curtos. A exposição gradual ajuda a reduzir a ansiedade associada ao medo.
- Técnica de autoconhecimento
Poderíamos ter um curso todo apenas para falarmos sobre o autoconhecimento. Esse termo é bastante amplo e possui muitas ramificações.
De forma geral, o autoconhecimento envolve o entendimento profundo das próprias emoções, pensamentos e comportamentos. Isso é útil para identificar o que precisa ser mudado de maneira consciente, podendo direcionar seus esforços para algo mais específico.
- Técnica para enfrentar seus medos
Enfrentar seus medos é uma técnica poderosa para conquistar a confiança. O medo paralisa e pode te direcionar ao fracasso. A ausência de confiança prejudica nossa evolução e nos deixa estagnados.
O primeiro passo para enfrentar seus medos é identificá-los. Tire um tempo para refletir, anote se necessário, sobre todos os seus medos, como por exemplo o medo de falar em público ou o medo de liderar uma equipe.
Em seguida, para enfrentar seus medos é preciso que você prossiga lentamente. Encarar o medo de maneira abrupta pode te provocar ainda mais pânico e te atrapalhar no desenvolvimento.
Portanto, se o seu medo é de falar em público, lentamente comece a se expor e falar para pequenos grupos, como 2 ou 3 pessoas, preferencialmente amigos ou colegas de trabalho mais próximos, que possuem algum nível de intimidade.
- Técnica de direcionamento de fracasso
O fracasso vai ser sempre algo inevitável em nossa vida e pode ser uma excelente oportunidade para aprendizado e crescimento. Para poder dar um novo sentido ao fracasso, o primeiro passo é enxergá-lo como algo natural e que até as pessoas que você seleciona para realizar a modelagem da excelência também fracassaram ou irão fracassar.
Tendo isso em mente, sempre que você fracassar tire um tempo para realizar uma análise honesta e objetiva das causas e dos erros cometidos.
Você deve utilizar essa análise para planejar melhorias e evitar os mesmos erros no futuro, por isso, analise com cuidado, caso contrário os erros sempre permanecerão.
- Técnica de respiração
A respiração é algo essencial para o relaxamento e confiança. Práticas de meditação utilizam da respiração para te manter consciente e leve. Por esse motivo, sempre que perceber que você está perdendo a linha e se descontrolando, trabalhe a respiração.
Para isso, respire lentamente e calmamente, tendo atenção plena ao ar que entra e que sai do seu corpo, sinta seu pulmão inflar e esvaziar. Faça contagens de 5 a 10 segundos entre a inspiração e a expiração.
- Técnica das metas realistas
Uma forma de se manter confiante é propor metas realistas. Metas irreais te desanimam e te frustram pelo fato de serem difíceis de serem cumpridas.
Dessa maneira, as suas metas devem ser alcançáveis e com um prazo e maneiras para isso. Isso também auxilia na mitigação do fracasso, te ajudando a trabalhar com pequenos sucessos diários.
Aprofundaremos mais sobre esse tema durante o tópico de Metas SMART na Unidade 3 deste curso.
- Técnica da observação do passado
Você costuma parar para refletir e observar suas conquistas, perdas, vitórias e derrotas do passado? Esse hábito é extremamente útil para nos inspirar ou corrigir erros que ainda cometemos.
Se você pretende elevar a sua confiança é necessário começar a refletir sobre o seu passado. Somente dessa maneira é possível começar a traçar os próximos desafios para o futuro.
- Técnica dos pequenos sucessos
Lembra quando você fechou uma venda e ficou feliz com isso, mas teve que continuar trabalhando para não perder o foco? Ou quando você conseguiu não procrastinar durante todo um dia?
Essas pequenas conquistas são importantes para nos mantermos confiantes e motivados. Ninguém atinge o sucesso em um único dia. Por este motivo, sempre celebre os pequenos passos conquistados, pois, são eles que serão somados para o sucesso.
- Cultive bons relacionamentos
Por fim, traremos não uma técnica, mas uma dica. Cultivar bons relacionamentos e ter boas pessoas próximas a você vai te influencia a seguir confiante e a ter um comportamento semelhante ao dessas pessoas.
Você provavelmente já ouviu a expressão “Quem se mistura com os porcos, o farelo come”. Pode parecer uma medida drástica, mas para crescer de maneira individual você precisa estar com pessoas que te apoiem e que sejam uma boa influência.
Por esse motivo, escolha com cuidado as pessoas que irão preencher os seus círculos sociais ou a sua equipe no trabalho. Evite aquelas pessoas com perfil tóxico que minem sua confiança.
Este artigo pertence ao Curso de Básico de Programação Neurolinguística (PNL)
Faça o Curso completo grátis!!