Técnicas de observação e análise

Conhecer os comportamentos bem-sucedidos é o primeiro passo para a modelagem de excelência. No entanto, além disso é essencial saber técnicas corretas de observação, estudo e análise para poder trazer para a sua realidade esse comportamento.

Baseando-se no princípio de que se uma pessoa conquistou o sucesso, ele também pode ser conquistado por outra pessoa, o primeiro ponto para observar o comportamento bem-sucedido é analisar cada ponto que o tornou bem-sucedido.

Dessa forma, identifique os comportamentos e princípios-chave que eles aplicaram em suas vidas. Isso pode incluir habilidades específicas, resolução de conflitos, mentalidade positiva, ética de trabalho, persistência, networking, etc.

Outro ponto é que seguir essas pessoas inspiradoras em suas redes sociais, ler seus livros, artigos científicos, entrevistas para revistas, biografias, participação de programas, etc., podem te auxiliar na observação e análise de um comportamento bem-sucedido.

Após isso, é importante estabelecer as metas claras, específicas e alcançáveis que estejam alinhadas com o sucesso que você deseja alcançar. Essas metas podem ser de curto e longo prazo.

Dessa forma, você irá conseguir dedicar um tempo para desenvolver as habilidades e comportamentos relevantes que foram observados nas pessoas bem-sucedidas. Invista em cursos online, livros, treinamentos, grupos de estudo, e muitos outros.

Mantenha a consistência, comprometido com seus objetivos e trabalhe neles regularmente, mesmo quando enfrentar desafios. E não se esqueça de que erros e dificuldades podem surgir no caminho.

No entanto, para a PNL, esses erros devem ser vistos como oportunidades de aprendizado e para que você possa ajustar sua abordagem conforme necessário.

Por fim, existem 3 pontos principais para o sucesso de toda análise comportamental de sucesso e modelagem da excelência. Sendo eles a 1° Mentalidade positiva; 2° Estar aberto a oportunidades e 3° Construir bons relacionamentos.

Dessa forma, a mentalidade desempenha um papel significativo no sucesso. Por isso, você deve manter uma mentalidade positiva, acreditar em si mesmo e manter o foco em suas metas.

Só assim conseguirá enxergar as oportunidades que possam surgir em sua jornada para o sucesso, sendo que muitas vezes são essas oportunidades inesperadas que podem ser cruciais para avançar.

Se tratando dos bons relacionamentos, também conhecido como networking, ele diz respeito à construção de relacionamentos com pessoas que compartilham seus interesses e objetivos.

Este artigo pertence ao Curso de Básico de Programação Neurolinguística (PNL)