TÉCNICAS DO PAISAGISMO
Técnicas do Paisagismo
1) Jardim Vertical
Consiste na colocação de plantas na posição vertical possibilitando beleza e proximidade com a natureza mesmo em locais em que há restrições de área de solo que pode ser coberta pela vegetação.
Esse tipo de projeto é mais comum em residências, porém pode se adaptar bem em outros ambientes.
Para desenvolver esta técnica, o profissional deve estudar a incidência de chuvas (pluviometria) e a posição da incidência da luz solar em relação ao jardim vertical, evitando que as plantas sofram por falta ou excesso tanto de luz como de água.
2) Mobiliário Externo para Jardins
Tal técnica possibilita a criação de locais de convivência, de recreação e de contemplação e descanso nos jardins e praças.
O profissional deve estar atento a detalhes como conforto e proteção do sol e da chuva, por exemplo.
Gazebos, fontes, bancos, entre outros, devem ser duradouros e resistentes à chuva e ao sol.
Os gazebos são estruturas abertas em todos os lados. Normalmente possui quatro colunas de madeira para sustentar o pergolado, que é onde as plantas podem ser apoiadas, como as trepadeiras floridas. Assim, os gazebos geram espaço de convivência, descanso e sombra.
Já as fontes são usadas para organizar espaços onde há uma incidência hídrica maior, evitando a formação de charcos e outros acúmulos de água, ao direcionar esse elemento natural para ambientes controlados. Mas, também é possível criar fontes artificiais para ornamentar o espaço.
3) Texturas Diversificadas
O profissional pode combinar folhagens, tecidos, móveis e estruturas maiores para criar um ambiente bonito e confortável.
Muros de pedra, cercas de madeira, estrutura vazada (como treliças ou cobogós), tijolos vazados, entre outros, são formas de criar diferentes texturas.
A harmonização dessas texturas nos diversos elementos é uma técnica que o paisagista deve dominar.
4) Caminhos, Trilhas e Recantos
Esta técnica define os melhores percursos para as pessoas passearem pelos jardins e aproveitarem o que ele pode oferecer sem enfrentar obstáculos ou danificar o que foi plantado.
Podem ser aplicadas pedras, lajotas, cascalho ou apenas aberturas no jardim.
Tais caminhos podem levar a recantos, gazebos, mirantes e fontes.
Este artigo pertence ao Curso de Paisagismo e Plantas Ornamentais
Faça o Curso completo grátis!!