Tabelas dinâmicas

Na aula passada aprendemos a usar a função SOMASES para criar uma tabela contendo a soma de todos os gastos com combustíveis dos veículos de uma empresa, levando em conta seus IDs. Porém, essa tarefa poderia ser facilmente feita com uma tabela dinâmica, que é o tema desta aula.

As tabelas dinâmicas visam facilitar a organização de informação em base de dados sem a necessidade de usar funções avançadas. De fato, as operações são feitas pelo método “arrastar e soltar”, simplificando o trabalho.

Vamos reproduzir a mesma tabela da aula passada, só que com o auxílio da tabela dinâmica. Para isso, vá até a planilha fKmRodado e selecione todos os dados. Lembre-se de usar o atalho CTRL+T para agilizar a seleção.

Com os dados selecionados, vamos em Inserir > Tabela Dinâmica > Da tabela/intervalo. Deixe o Excel abrir uma nova planilha para criar a tabela dinâmica.

Essa nova planilha comporta todos os dados selecionados, só que eles estão fora de nossa visão. Ao olhar para a tabela com IDs e gasto com combustível, vemos que as IDs eram linhas e o gasto eram valores.

Note que a nova planilha possui quatro quadrados na parte inferior da aba lateral direita. Arraste o item “ID Veículo” até o quadrado “Linhas” e o item “Gasto com Combustível” para o quadrado “Valores”. A tabela será criada automaticamente para você.

Vamos ajustar nossa tabela dinâmica. Primeiro, pegamos somente os veículos de ID de 1 a 5. Segundo, centralizamos os dados e usaremos o tipo Moeda para facilitar a visualização. Terceiro, alteramos a cor da tabela. Quarto, ajustamos o tamanho das células para comportar os valores.

Vamos criar mais uma tabela dinâmica para potencializar nossa aprendizagem?! Para isso teremos que criar uma nova coluna na planilha dKmRodado de nome “Custo por Km”, dado pela razão entre a soma de todos os custos dividida pelo total de Km rodados.

Vamos ajustar os valores para que essa coluna tenha apenas 2 casas decimais, usando o recurso Página Inicial > Número > Diminuir casas decimais.

Para criar nossa tabela dinâmica, basta seguir o mesmo procedimento que fizemos anteriormente:

• selecionar os dados que usaremos na tabela;
  • ir em Inserir > Tabela Dinâmica e criar uma nova planilha para a tabela;
  • escolher ID como linha e Custo por Km como valor;

Ao colocar diretamente os valores, percebemos que “algo de errado não está certo” em nossa tabela dinâmica. Isso porque todos os veículos gastaram R$ 24 por Km rodado, mas a tabela original mostra discrepâncias grandes entre os IDs.

A razão dessas discrepâncias é como a coluna “Custo por Km” está sendo interpretada pelo Excel. Ao invés de calcular a média, o Excel está contando as ocorrências de cada valor por ID, por isso todos estão como 24. Para solucionar esse problema, basta clicar sobre a coluna dentro do quadrado “Valores”, ir em Configurações do Campo de Valor… e alterar de Contagem para Média.

Usaremos a média para trazer mais significado aos valores observados.

Note que alguns valores estão com um erro de divisão por zero, como mostra a captura a seguir:

Dê um duplo clique na célula que apresenta o valor “#DIV/0!” para vermos detalhes da ocorrência.

Vemos que uma das entregas não teve Km percorrido, resultando na impossibilidade de calcular o custo por Km rodado.

Muito bem, agora você está apto a usar tabelas dinâmicas em seu dia a dia.

Existem mais alguns truques interessantes envolvendo tabela dinâmicas, mas nesta aula abordamos tudo que um nível intermediário em Excel deve saber!

Parabéns pela conquista!

Este artigo pertence ao Curso de Pacote Office Intermediário