TEORIA HIPODÉRMICA
A Teoria Hipodérmica é um modelo de Teoria da Comunicação e está alocada na subdivisão da comunicação denominada comunicação de massa. Ela opera da seguinte forma: supõe-se que uma mensagem midiática enviada a um público de massa afeta da mesma maneira todos os indivíduos. Os conceitos da Teoria Hipodérmica foram elaborados pela escola norte-americana na década de 1930 e os objetivos do desenvolvimento deste modelo giravam em torno da busca por uma maneira de compreender as influências da comunicação no comportamento da população, para, a partir disto, ser possível pensar estratégias para exercer influência comportamental sobre as pessoas.
Também conhecida por Teoria da Bala Mágica, a Teoria Hipodérmica é assim definida por basear-se na suposição de que todo estímulo causado por uma mensagem enviada terá resposta, sem encontrar resistência do receptor, como o disparo de uma arma de fogo ou uma agulha hipodérmica que perfuram a pele humana sem dificuldade. A passividade do receptor é ressaltada nesta teoria, que analisa a mídia com embasamento no Behaviorismo, conjunto das teorias psicológicas que definem o comportamento como principal objeto de estudo psicológico.
A Teoria Hipodérmica, contudo, é vista como limitada por ter um embasamento extremamente simples, considerando a massa de indivíduos receptores dentro de uma perspectiva homogênea, eliminando a possibilidade de existência de qualquer particularidade social, política, religiosa ou histórica. Segundo a teoria em questão, todos os indivíduos são pensados como equivalentes e presume-se que estes recebam as mensagens da mesma forma.
Durante a Segunda Guerra Mundial, muitos cientistas foram contratados para estudar a melhor forma de uso dos meios de comunicação de massa, pois estes tiveram papel crucial no momento de dominar o pensamento – a exemplo do rádio, usado por Hitler para discursar para multidões. A Teoria Hipodérmica está diretamente ligada a formas de dominação social, atreladas a interesses econômicos e/ou políticos, pois ela encarna o ideal da manipulação das massas. Sua importância reside no fato de ter sido o primeiro modelo de Teoria da Comunicação e, após seu desenvolvimento, foram produzidos muitos outros estudos comunicacionais e também surgiram outras diversas teorias. A Teoria Hipodérmica logo ficou defasada, pois deixava a desejar ao não tratar com a devida importância as especificidades socioculturais dos sujeitos.
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