TERAPIA FLORAL PARA ANIMAIS
Os animais, assim como os seres humanos, também sentem tristeza, depressão, medo e estresse. E o humor determina seu comportamento. Para ajudá-los a equilibrar e atingir o bem-estar emocional, a terapia floral está sendo muito usada atualmente. O tratamento baseado na essência das flores, conhecidas como florais de Bach, é uma maneira natural e eficaz de combater sentimentos negativos e de manter a harmonia. Nos pets, esta terapia floral tem o mesmo sucesso que nos seres humanos. Principalmente porque eles não têm preconceitos e nem racionalizam o tratamento.
A terapia floral baseia-se na administração de uma infusão de essências de 38 flores naturais, que foram diluídas em diferentes líquidos para atingir sua durabilidade. Os Florais de Bach são naturais, compostos por essências extraídas de flores e plantas que pertencem ao grupo de medicamentos considerados bioenergéticos, sendo seu princípio de cura trazer o equilíbrio ao animal e ao ambiente onde vive. Não tem contraindicações porque é um tratamento suave e não causa nenhum dano ao animal. Pelo contrário, os benefícios são imediatamente evidentes.
Outra vantagem do uso dos florais com relação aos ansiolíticos e antidepressivos, também usados nos distúrbios de comportamento, é a segurança de poder inserir ou retirar o medicamento sem causar dependência, logo ele pode ser retirado da rotina do pet sem que apresente efeitos colaterais ou piora no quadro comportamental. Os animais manifestam seus sentimentos através de seu comportamento. A terapia floral é útil para modificar e equilibrar os seguintes comportamentos e emoções:
Medo: quando o animal teve situações de abandono, maltratado ou cárcere, geralmente ele apresenta medo do contato humano.
Estresse: manifesta-se através de comportamentos obsessivos e repetitivos após uma mudança repentina, ou como uma resposta ao humor do dono.
Desobediência: muitas vezes o animal manifestam seu nervosismo através da desobediência aos seus donos. É uma maneira de canalizar o excesso de energia.
Agressão: um animal é agressivo devido a vários fatores, incluindo humores negativos que desestabilizam seu comportamento, como violência, isolamento ou negligência. Com essa agressividade, quase sempre é extremamente dominante, tem problemas de convivência com outros animais de estimação ou crianças.
Depressão e tristeza: devido a uma perda ou sem razão aparente, um animal manifesta um comportamento autodestrutivo ou limpa excessivamente a pelagem. Talvez, ele seja muito apegado ao seu dono, sofre todas as vezes que é deixado sozinho ou se mostra apático e sem apetite.
Traumas: após uma operação cirúrgica, uma doença, um acidente, separação ou qualquer circunstância traumática, o animal se torna inseguro, medroso ou desorientado.
Por mais que esses sinais possam ser percebidos pelos tutores, o mais indicado é que o uso dos florais seja feito com a orientação de um Médico veterinário, ele será capaz de identificar quais fatores são os responsáveis pela mudança no comportamento do animalzinho e indicar o floral que irá restabelecer o equilíbrio e tranquilizar o seu pet, trazendo o efeito desejado.
Fórmulas mais comuns
MODO DE USAR
• 4 gotas, de preferência 4 x por dia:
• Diluídas na água de beber;
• Na comida;
• Em compressas sobre hematomas;
• Em spray;
• Nas patas, quando o animal está habituado a se lamber;
• Diretamente na boca.
RECOMENDAÇÕES
1) Para o Medo de rojões, fogos, trovões e coisas conhecidas
• Mimulus: Medo de rojão, barulho forte, trovão. O animal tenta esconder-se e muitas vezes chora.
• Rock Rose: Trata o terror e o pânico. É um grau acima do mimulus. Pânico de trovão é diferente de medo de trovão – no pânico o animal treme e pode babar. Chorar demais. Muitas vezes, o animal fica frio.
• Observar se há:
– Traumas, colocar o (Star Of Bethlehem)
– Se o animal perde o Controle, colocar o (Cherry Plum)
– Se tiver medo com Tremor colocar (Aspen)
2) Agressividade:
• Cherry Plum: Trata comportamentos incontroláveis. Cão que avança em qualquer pessoa. Não precisa haver um motivo. Ex: Pittbull, Dobbermann.
• Holly: Trata ódio, inveja, ciúmes destrutivos. O Holly refaz a capacidade de amar. Para tratar animais com aversões específicas.
• Vine: Dominador inflexível. Não aceita ser contrariado. Tenta dominar o proprietário ou outros animais . Trata animais agressivos ou cruéis com as pessoas e com outros animais. Para todos os animais que defendem demais o seu território. Questões relacionadas à posição hierárquica e ao território. Rottweiler. (agressivo controlado, ataca para se defender).
• Beech: Trata a agressividade por intolerância. Implicância com pessoas ou animais.
3) Roer móveis e objetos
• Chestnut bud: Para aprendizado. Para romper maus hábitos.
• Willow+ Holly: Para tratar ressentimento, mágoa, negativismo. Trata o comportamento rancoroso e o mau humor. Tratar animais que parecem se vingar e que começam a destruir as coisas, principalmente as que pertencem ao dono.
4) Comportamentos incontroláveis:
O comportamento compulsivo pode começar pelo tédio ( cão solitário ou muito ansioso).
• Rescue: Estresse e a tensão: relaxa e acalma.
• Cherry Plum: Para comportamentos incontroláveis de auto-destruição como morder, arrancar a pele ou lamber-se excessivamente.
• White Chestnut: Para pensamentos indesejáveis, persistentes, repetitivos. Trata comportamento obsessivo – mania de lamber ou de mordiscar a pele ou patas até fazer feridas, mania de coçar ou de sacudir rapidamente a cauda, como um chicote. Hábito de comer moscas, hábito de morder o flanco e de morder a cauda. O estresse também pode levar à coceira constante.
• Sweet Chestnut: Angústia mental. Em casos de auto-mutilação. Nos problemas de ouvido ou pele.
• Crab Apple: Quando o animal tem secreções, feridas abertas e, fica se lambendo muito.Animais que se limpam de forma obsessiva.
5) Latir demais
Não existe um motivo específico que cause esse problema. Acredita-se que, na maioria dos casos, os latidos em excesso são para conseguir atenção. Alguns adestradores, consideram latidos em excesso como falta de educação e imaturidade.
• Vervain: Para tratar animal muito barulhento, muito agitado. Trata o excesso de entusiasmo e a impulsividade. Ex: Dálmata
• Heather: Trata o animal que é brincalhão, late muito e não dá sossego. Inoportunos, acabam exaurindo todos a sua volta: latem, rosnam, choramingam ou uivam excessivamente. Trata o animal manhoso. Ex: Boxer
• Chicory: Trata a manipulação. Animais que necessitam de atenção o tempo todo. Manhosos, carentes. Latem, mordem ou vomitam para impedir que sejam deixados sozinhos.
Ex: Poodle
6) Pular demais
Da mesma forma que latir demais, o cão, geralmente pula demais, para conseguir atenção. Pode ser, também, considerado falta de educação e imaturidade. Além dos mesmos florais indicados para latir demais, usa-se também:
• Impacientes: Para tratar cães que pulam muito, como o poodle. O animal é acelerado. Não gosta da solidão, não gosta do silêncio.
Essa essência é indicada também para o cocker.
7) Teimosia e perfeccionismo
• Rock Water: Para a inflexibilidade, padrões cristalizados, teimosia, rigidez.
• Walnut: Para que os filhotes afastados da mãe e da ninhada sofram menos com a separação e se adaptem melhor ao novo lar.
• Chicory + Hetaher: Para os cãezinhos que choram quando seus donos saem para trabalhar. É preciso harmonizar sua carência e sua vontade de ser o centro das atenções.
• Rescue + Star: Para os animais que sofreram maus tratos. Quando o episódio de violência é recente ou apresenta reação de agressividade devido ao fato de ter sido brutalizado.
A administração do tratamento é simples. As gotas podem ser colocadas na parte de trás do animal, na cabeça, diretamente na boca ou diluídas na água. A dose habitual é de quatro gotas, quatro vezes ao dia. De qualquer forma, o animal é muito sensível a esta terapia graças ao seu grande olfato – a chave para o tratamento – e os resultados positivos são rapidamente apreciados.
Este artigo pertence ao Curso de Terapia Natural para Pets
Faça o Curso completo grátis!!