Comunicação é o uso de qualquer meio de transmissão de mensagens. Pode-se dizer que a comunicação é a transmissão de uma forma de pensar, ser e sentir.
O objetivo é influenciar e obter uma reação específica do destinatário da mensagem.
Por meio da comunicação, as pessoas são capazes de expressar suas emoções, inspirar outras e transmitir fatos, opiniões e experiências.
É necessário ter um bom entendimento de como usar bem essa ferramenta. Saber comunicar é um atributo que todos temos, no entanto, algumas pessoas sabem utilizá-lo melhor do que outras.
A comunicação como ferramenta deve ser utilizada em benefício dos indivíduos da empresa.
Para se comunicar, deve haver um emissor e um receptor, a mensagem deve ser clara e objetiva, o veículo utilizado deve ser adequado, o código deve ser totalmente controlado pelo receptor, não deve haver ruídos ou obstáculos (ou ocorrências que pode ser superada) e, finalmente, deve haver feedback de que a mensagem foi recebida e amplamente compreendida.
Na maioria das vezes, situações desagradáveis no relacionamento de uma empresa com um cliente são causadas por negligência ou falta de conhecimento no manuseio das comunicações.
A comunicação é a transferência direta de informações, ideias e atitudes de uma pessoa para os sentidos de outra: visão, audição, olfato, tato ou paladar.
Comunicação Verbal
Comunicação através das palavras. Ele transmite informações através da fala e do texto.
Para que a linguagem falada seja eficaz na entrega da mensagem, o remetente deve usar palavras que ele e o destinatário possam entender.
A comunicação verbal é a base das relações interpessoais e é a mais utilizada. Acontece através de conversas, livros, jornais, rádio, televisão, cartas, relatórios etc.
Requer o cuidado e a preparação tanto do iniciador quanto do destinatário. É necessário transmitir ideias com clareza, mas a comunicação nem sempre serve ao propósito de transmitir uma mensagem clara.
Comunicação não-verbal transmite informações por meio de expressões corporais, gestos, olhares, postura, roupas e tom de voz. Um sinal não-verbal pode ser quase qualquer coisa que transmita informações, mas não na forma de palavras.
Na comunicação não-verbal, o remetente transmite informações por meio de expressões faciais ou corporais e gestos. As mensagens são muitas vezes transmitidas sem saber.
O mau comportamento do motorista no trânsito gera "mensagens" negativas que permitem que outras pessoas analisem seus perfis. Seu tom de voz e expressões faciais são mais reveladoras do que palavras. Tom, entonação e expressões faciais compõem 93% da mensagem.
Na realidade, a comunicação verbal é apenas 7%. Para que a comunicação tenha um impacto positivo, deve haver coerência entre os sistemas verbal e não verbal.