Área do Aluno


ou



Tipos de Depilação Temporária

Com o avanço tecnológico na área da depilação, os tipos de depilação foram surgindo para atender cada gosto e necessidade.

Após nosso estudo sobre a história da depilação, é de conhecimento geral que a depilação temporária está conosco há bastante tempo, mas mesmo assim houveram mudanças significativas.

Como o nome sugere, a depilação temporária é aquela que vai perdendo o efeito com o passar do tempo, ela também é considerada uma depilação rápida e pode ser auto realizada.

Dentre as opções que existem, temos algumas listadas abaixo, e a diferença entre elas é o material utilizado e a forma de como esse material é aplicado na pele.

Threading (depilação com linha)

Essa técnica utiliza a linha de algodão ou poliéster como instrumento de remoção dos pelos. Para que seja possível utilizar desse método, é necessário se obter um tamanho de linha de aproximadamente trinta centímetros, amarrar as pontas e fazer alguns cruzamentos na região onde será realizado a depilação.

Esse tipo de depilação é bastante indicado para pessoas com a pele sensível, por isso é comumente utilizada na região das sobrancelhas, buço e rosto. É necessário realizar a limpeza da região em que a linha irá trabalhar, ou passar um pouco de talco, a fim de remover a oleosidade e facilitar o movimento da linha na pele.

Imagem Interna

Esse método é uma opção muito escolhida, principalmente por mulheres, e seu principal benefício está na precisão e eficácia em eliminar os fios, inclusive até mesmo os menores como as lanugens.

Outra vantagem que é analisada é a duração do procedimento, apesar de ser considerada uma técnica de depilação temporária, ela possui uma duração maior do que as outras opções dessa classe, já que o pelo é removido pela raiz durando em média 20 dias dependendo do tipo de pelo da cliente.

Além disso, quando utilizada na remoção de pelos da sobrancelha, essa técnica auxilia na precisão do desenho, e em outras partes não provoca flacidez.

Infelizmente, a dor é relatada pela maioria das clientes, mas é algo relativo. Apesar de estar presente de forma relativa, a dor pode se intensificar em períodos menstruais e as alterações de humor podem influenciar, quando a mulher está em um momento mais sensível, por exemplo.

Apesar disso, o benefício é uma vantagem que acaba sendo priorizada em detrimento da dor ocasionada no processo, já que é um procedimento rápido e suportável, e possui vantagens altas.

Após a depilação, a pele tem fácil recuperação por não ser agredida, mas isso não isenta dos cuidados com a pele. Como toda remoção de pelos, a pele fica um pouco vermelha e é indicado o uso de loções calmantes, até mesmo compressas de chás com essa propriedade, como por exemplo a camomila.

Creme depilatório

O creme depilatório possui em sua composição ingredientes químicos que provocam a queda dos pelos, deixando-os “mole” e facilitando a remoção. Esta opção é muito prática, já que é necessário apenas adquirir um creme com ação depiladora em distribuidores de produtos de depilação, lojas de cosméticos, e até mesmo farmácias. 

Como se trata de agentes químicos, é importante realizar um teste de sensibilidade em uma área do corpo, como o antebraço, e esperar no mínimo cinco minutos para lavar e observar se a região ficou irritada. Esse teste deve ser refeito todas as vezes que haja mudança de produto, já que a composição pode variar.

Caso o teste de sensibilidade indique que a pessoa não desenvolveu uma alergia, deve-se passar uma quantidade considerável na região, é necessário esperar alguns minutos para que a ação aconteça, a quantidade de minutos depende do fio e da região em que o produto está 

Imagem Interna

Depois da aplicação, o creme + pelo devem ser removidos com um pano úmido, e enxaguar a região com bastante água, sem o uso de sabonete para que não irrite a região.

O creme depilatório é muito vantajoso para as pessoas mais sensíveis, já que não causa nenhum tipo de dor no momento em que o pelo é retirado. 

Além disso, ele pode ser utilizado em qualquer área do corpo, porém deve ter cuidado nas regiões íntimas e nunca deve ser introduzido na vagina ou região da mucosa. Existem alguns tipos de cremes depilatórios específicos para regiões mais frágeis como a virilha e o rosto. 

Uma desvantagem do creme é que ele não remove os pelos de regiões profundas, como na raiz. Dessa forma, o pelo volta a crescer com no mínimo dois a três dias após a depilação.

Depilador elétrico ou máquina depiladora

A depilação por depilador elétrico consiste na técnica de retirar os pelos por meio de um aparelho. Essa máquina possui diversas pinças de material metálico em formato de disco ou molas.

Imagem Interna

Uma grande vantagem desse método é a remoção do fio pela raiz, provocando um intervalo de tempo maior entre uma depilação e outra.

Para que a depilação seja feita de forma correta, é necessário que a cliente passe a lâmina (ou barbeador comum) na região três dias antes do momento da depilação por máquina depiladora. Esse passo é importante para que o pelo não esteja muito grande, já que isso pode dificultar, ou até mesmo prejudicar, o funcionamento de alguns depiladores elétricos. Sendo assim, o comprimento ideal do pelo no dia da depilação é de 3 a 5 milímetros.

A próxima etapa é a esfoliação da região um ou dois dias antes da depilação. Não só na depilação por máquina depiladora, mas todas de depilações deveriam ser precedidas de esfoliação, pois isso minimiza a formação de pelos encravados, já que isso remove as peles mortas facilitando a passagem dos pelos através dos poros da pele. Caso a pessoa não possua um esfoliante, ela pode produzir um de forma caseira, ou até mesmo realizar a esfoliação com uma esponja de banho, realizando atrito naquela região.

O depilador causa certo desconforto, principalmente aqueles que possuem pinças em formatos de molas, por isso é importante que o profissional ou a própria pessoa que esteja se depilando utilize a potência mais baixa possível no início, e depois deve ser aumentado de forma gradual.

A angulação em que o depilador é posicionado na pele também é importante. Para que os pelos sejam removidos com sucesso, é necessário que o profissional manuseie o aparelho em um ângulo de 90° para que as pinças “agarrem” o pelo de forma eficaz. O posicionamento da máquina deve se manter em sentido oposto ao crescimento do pelo. Além disso, fazer movimentos circulares também é uma boa opção já que atende aos pelos que nascem em direções não convencionais.

Pressionar a máquina contra a pele também pode prejudicar seu funcionamento e causar lesões na pele, não sendo necessário força nesse processo.
E como toda depilação, é importante passar uma loção calmante após o procedimento, com a intenção de acalmar aquela região.

Cera

A cera é um método bastante conhecido e comercializado em todo o mundo. Este tipo de depilação consiste em passar uma determinada cera na pele, esperar secar um pouco e puxar de forma oposta ao crescimento do pelo.

Ao contrário da depilação por máquina, a depilação a cera precisa de um pelo com tamanho maior para que a cera se prenda a ele de forma mais segura.

A depilação por cera é uma opção muito boa para quem deseja retirar realizar esse procedimento poucas vezes no mês, já que o pelo é retirado pela raiz e seu crescimento demora a chegar na epiderme.

Imagem Interna

Além de um gel calmante, é importante que a região seja massageada para que a dor e irritação causada nesse processo sejam eliminadas de maneira mais rápida.

Esse tipo de depilação será melhor abordada no capítulo 8 deste curso.

Lâminas

A depilação por lâminas é o tipo de depilação temporária mais utilizada nos dias de hoje, e isso se dá pelo baixo custo, rapidez e praticidade que são características fiéis desse método. 

As lâminas, também conhecidas como barbeadores, atendem tanto o público feminino, como o masculino no dia a dia. E este é um método de uso exclusivamente autônomo, não possuindo clínicas conhecidas que utilizam desse método para realizar depilação em clientes.

Para remover pelos através das lâminas, é indicado que se faça uma esfoliação um ou dois dias antes, e no dia é comum que as pessoas utilizem cremes específicos para que a lâmina deslize na pele, ou até mesmo condicionador de cabelo. No caso dos homens, é bastante utilizada a espuma para depilação da barba. 

Muitas pessoas utilizam o sabão, mas não é indicado.

Essa técnica tem duração muito baixa, sendo possível visualizar e sentir a ponta do fio no dia seguinte da depilação.



Este artigo pertence ao Curso de Depilação

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados