Tipos de Drenagens Linfáticas
Vejamos agora os principais tipos de drenagens linfáticas utilizadas ao redor do mundo:
Drenagem Linfática Mecânica
Apesar de abordarmos constantemente a drenagem linfática em sua modalidade manual, existe a DL em sua versão mecânica.
A drenagem linfática mecânica tem o suporte de aparelhos usados por diversos profissionais para obter os mesmos efeitos da manual.
Através dos aparelhos específicos a sessão pode ser controlada para que atuem de maneira suave.
A aplicação de uma pressão em excesso pode afetar o tecido conjuntivo e as fibras elásticas, prejudicando a estrutura corporal do paciente.
Pressoterapia
A pressoterapia é um método bastante conhecido de drenagem linfática que utiliza aparelhos similares a grandes botas que recobrem a parte inferior do corpo e, por vezes, o abdômen e os braços.
O equipamento é preenchido com ar que consequentemente pressiona as regiões do corpo de forma ritmada, permitindo mobilizar a linfa para desinchar a região.
As sessões de pressoterapia podem ser realizadas em clínicas de estéticas ou na fisioterapia com um profissional capacitado.
A pressoterapia não é indicada para pessoas que tenham alguma infecção ativa no lugar em que vai ser realizada a drenagem ou que possuam trombose venosa profunda.
Drenagem reversa
A drenagem linfática reversa é um método que foi desenvolvido para tratar pacientes que passaram por cirurgias plásticas com incisões extensas com a interrupção dos vasos linfáticos superficiais.
A técnica convencional não pode ser aplicada em pacientes que realizaram abdominoplastia, por exemplo, tendo em vista que pode ser ocasionado um edema pericicatricial, promovendo uma tensão indesejável na lesão.
Nessa realidade a drenagem reversa após a cirurgia poderia prevenir complicações, com a realização de drenagem direcionadas apenas para a região axilar.
Este artigo pertence ao Curso de Drenagem Linfática
Faça o Curso completo grátis!!