TIPOS DE EVENTO
Para facilitar o planejamento e a definição de objetivos os eventos podem ser divididos em tipos diferentes. Até porque, antes de traçar as metas, é necessário conhecer as características do evento que, por sua vez, se caracterizam pelos seguintes aspectos: o porte, a data de realização, o perfil dos participantes e os objetivos que pretendem alcançar. O quadro abaixo, retirado do curso Etec, descreve as características que devem ser conhecidas:
De acordo com suas características e peculiaridades, os eventos podem ser classificados em diversos tipos.
Entretenimento
Nos eventos culturais, o objetivo principal é proporcionar diversão e entretenimento ao público. Aqui, os produtores exploram a criatividade para gerar experiências únicas aos participantes. Nos eventos de entretenimento, é comum ver ativações de marcas e a distribuição de brindes variados, como copos, camisetas, chaveiros, adesivos e muito mais.
Dentre os principais tipos de eventos de entretenimento, temos os festivais e shows musicais, exposições artísticas, festivais de gastronomia e festas.
Eventos corporativos
Os eventos corporativos são realizados por empresas ou instituições. Os objetivos são variados, podendo visar o treinamento de colaboradores ou a criação de uma relação mais próxima com clientes, parceiros e novos consumidores ou usuários do produto/serviço produzido pela empresa.
Os eventos corporativos costumam ser mais formais e exigem bastante antecipação da agenda do evento – ou seja, de um planejamento específico sobre os assuntos que serão abordados. Os principais modelos de eventos desse segmento são as feiras, conferências, reuniões, congressos e treinamentos.
Conferência
O termo conferência, do latim, conferentia (reunião, confrontação) possui diversos significados, sendo confundido, inclusive, com meras reuniões de discussão, especialmente quando há o debate. Entretanto, especialistas em eventos a definem como uma das formas de reunião informativa caracterizada pela exposição feita por autoridade em determinado assunto para grande número de pessoas.
Reveste-se de maior formalidade em seus procedimentos, como a presença de um presidente para a apresentação do conferencista e presidir os trabalhos, além da proibição de interrupções durante a preleção. As perguntas são aceitas somente no seu final.
Feira
A feira é uma iniciativa de uma ou várias empresas que se associam para divulgar e promover seus produtos, técnicas e serviços, visando à comercialização. A finalidade principal da feira é, em última instância, a conquista de mercado, isto é, o aumento da demanda pelos produtos em exposição.
Na montagem da feira as mercadorias são arrumadas e preparadas de forma a permitir que sejam examinadas, tocadas, ou degustadas pelos visitantes. Esse contato direto do público com os produtos estimula a concretização de negócios, fazendo com que a feira funcione como eficiente recurso de marketing dos produtos.
De acordo com o tipo dos produtos expostos, as feiras classificam-se em:
a) feiras verticais ou setoriais – apresentam apenas uma categoria de mercadoria, de tecnologia ou de serviço. Procuram mostrar todas as fases de produção do setor, o que favorece uma imagem de integração vertical dos subsetores que participam do processo;
b) feiras horizontais – apresentam produtos de diversas categorias, tecnologias e serviços. Preocupam-se, principalmente, com a última geração do produto para a venda.
Exposição
Evento que promove, divulga e informa sobre produtos, técnicas e serviços de uma ou várias áreas de atividades, colocando-se à disposição do público visitante. Difere da feira por ser um evento de menor porte e ter caráter mais informativo.
Salão
É um evento destinado a promover, divulgar e informar sobre produtos, visando criar, entre os consumidores, uma imagem positiva da instituição promotora. Não possui finalidades comerciais imediatas. Seu objetivo principal é a promoção institucional.
Lançamento de produtos
Poderá tanto ser realizado na própria organização, acompanhado de um café da manhã, como, dependendo do impacto que se quer dar e a verba de que se dispõe, ser feito em locais externos, previamente contratados. A decoração do ambiente segue o tipo de produto, e o cardápio do que será servido dependerá do público convidado. Se o produto a ser lançado é uma peça única, deverá ser coberto com um tecido (com as cores nacionais ou da organização) e ser descoberto após a apresentação pela pessoa designada para tal.
Eventos educacionais
Como o próprio nome já diz, o foco dos eventos educacionais está no aprendizado, podendo ser direcionados a estudantes, profissionais ou ao público leigo que deseja se especializar em determinado assunto. Geralmente, contam com a emissão de certificados aos participantes e palestrantes.
Desta forma, ambos podem comprovar a experiência ou o conhecimento adquirido. Dentre os principais tipos de eventos educacionais, estão os cursos, congressos, workshops, mesas redondas, palestras e seminários.
Workshop
São encontros onde há uma parte expositiva seguida de demonstrações do objeto (produto) que gerou o evento. Poderá fazer parte de um evento de maior amplitude.
Oficina
É semelhante ao workshop, sendo que a oficina é mais utilizada na área educacional e o workshop na área comercial/empresarial. Poderá, também, fazer parte de eventos de maior porte.
Congresso
Definido por Antônio Houaiss como o "encontro formal de representantes de diversos Estados para discussão de negócios e/ou outras questões de interesse comum, ou a reunião de especialistas para que deliberem sobre questões de interesse comum ou para que apresentem estudos, novas descobertas, etc."
Mais uma vez, podemos traçar a definição acadêmica como "a reunião de pessoas com o objetivo de estudar temas diversos, apresentados para consideração de assistentes, e cujas conclusões são adotadas, no todo ou em parte" (4), que, ainda, deve ter seu planejamento, organização e execução sobre a responsabilidade de um profissional.
Simpósio
O simpósio, palavra originária do grego, symposium, de acordo com Antônio Houaiss, é a "reunião ou conferência para discussão der algum assunto, especialmente encontro no qual diversos oradores debatem determinado tema perante um auditório." Também é tido como a reunião de várias pessoas, sob a direção de um moderador, para apresentação de um tema de grande interesse, geralmente científico a uma audiência selecionada.
A principal característica do simpósio está no fato de a assistência participar e intervir apenas durante o período em que se dão as perguntas e respostas que se seguem às comunicações. Em outras palavras, seria a reunião de especialistas do assunto em discussão, objetivando realizar um intercâmbio de idéias e informações.
Seminário
A definição do dicionário define o seminário como um "congresso científico ou cultural, com exposição seguida de debate e/ou grupo de estudos em que os estudantes pesquisam e discutem temas específicos". Deste modo, o Congresso seria uma categoria de seminário, porém com regras definidas.
No entanto, especialistas preferem definir o seminário como uma reunião para discussão de grande eficiência, substituindo a reunião do tipo informativo, por despertar maior interesse entre os seus participantes, desde que nos grupos haja participação eficaz na pesquisa e no relato do tema que lhe fora atribuído.
Palestra
É a exposição de um assunto para uma plateia relativamente pequena. O assunto é geralmente de natureza educativa e os ouvintes já possuem algum conhecimento sobre o que será exposto. Após a apresentação deverá ser aberta para questionamentos.
Mesa-redonda
Consiste em uma reunião de especialistas que sustentam posições divergentes e mesmo opostas a respeito de um tema. Propõem eles expor os seus pontos de vistas, diante de um auditório, sem finalidades polêmicas, mas apenas para apresentar suas posições e fornecer esclarecimentos. Os expositores ficam sob a coordenação de um moderador, com tempo limitado para a exposição e posterior debate. A plateia pode encaminhar perguntas à mesa.
Fórum
Programação promovida por grupos representativos da comunidade, destinada à reflexão sobre assunto de interesse coletivo, de determinada classe ou categoria profissional. Este evento caracteriza-se pela discussão e debate. A plateia participa com questionamentos. Ao final, o coordenador da mesa colhe as opiniões e apresenta uma conclusão representando a opinião da maioria. Poderá ter a duração de um ou mais dias.
Jornada
Programação destinada à reunião de âmbito regional, de profissionais de determinada área de conhecimento, visando ao tratamento prático de determinado assunto, mediante a utilização de técnicas de dramatização, expressão corporal, demonstração, simulação de casos, entre outros. Pode ter duração de mais de dois dias.
Mostra
É uma exposição pequena, circulante e visa somente divulgar. É a única forma de expor que circula, isto é, pode ser vista em vários locais, com a mesma forma e conteúdo.
Debate
É a discussão entre duas pessoas que definem pontos de vista diferentes sobre um tema. É possível realizar debates com mais de dois participantes, porém a oportunidade da palavra fica reduzida. A plateia só poderá participar com aplausos e protestos moderados.
Eventos esportivos
Os eventos esportivos incentivam a prática de esportes e atividades físicas variadas. Costumam incluir a realização de provas, competições e jogos, geralmente com premiações no final aos vencedores. Podem ser voltados a atletas profissionais ou amadores, de acordo com os critérios da organização! Os mais comuns são as corridas, maratonas, campeonatos e jogos individuais.
Eventos sociais
Bastante parecidos com os eventos de entretenimento, já que, na maioria das vezes, seu objetivo também é a diversão e a confraternização entre os presentes. No entanto, não possuem caráter comercial e muitas vezes são particulares, destinados a um público específico ou a convidados.
Dentre os eventos sociais, estão as festas, casamentos, happy hours, aniversários, churrascos e festas de formatura.
Encontros de conveniencia
Consistem em um anfitrião reunir pessoas para um momento de descontração, integração ou até mesmo negócios, no qual um serviço de buffet atende de acordo com o tipo de encontro.
a) coquetel – é um encontro no qual as pessoas circulam, sendo servidas por garçons ou servindo-se de uma mesa estrategicamente colocada;
b) almoço – pode ser realizado por ocasião de comemorações, homenagens, programa de visitas, etc.;
c) jantar – é realizado pelos mesmos motivos que o almoço e nos mesmos locais. Os cuidados em relação ao cardápio também devem ser tomados pelos organizadores;
d) banquete – é um encontro suntuoso e solene com considerável número de pessoas;
e) brunch – é oferecido em substituição ao café da manhã e almoço, no meio do dia. É composto de café, leite, chá, chocolate, sucos diversos, vinho branco e até champanhe, frios, frutas, omeletes, panquecas, tortas doces e salgadas, canapés e carnes brancas.
Este artigo pertence ao Curso de Produção e Organização de Eventos
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