Como falamos anteriormente em nosso curso, existem diversos tipos diferentes de pelos, com tamanhos e formatos diferentes. É preciso conhecer os tipos existentes para poder fornecer o melhor cuidado ao animal durante o banho e tosa, utilizando produtos e técnicas adequadas para limpeza, escovação e tosa.
Curto
Esse é o tipo de pelagem mais comum nos cachorros, e também é o que necessita de menos cuidados. No entanto, poucos cuidados não significam ausência de cuidados! Os pelos curtos também necessitam ser lavados e escovados com frequência.
A maioria dos famosos vira-latas “caramelo” possuem esse tipo de pelagem, e para ser considerado curto é preciso que os fios tenham cerca de 1 a 10 centímetros. Os pelos curtos são divididos em curto duro e curto liso.
* Curto Duro
O pelo duro é considerado aquele com textura mais áspera. Ele pode chegar até 10cm e seus cuidados são simples, já que os banhos para este tipo de pelo são indicados mensalmente e na hora de tosar, apenas utilizar a tesoura já é suficiente.
Algumas raças com pelo curto e duro: Schnauzer, Fox terrier, Schipperke, Spitz finlandês, Dachshund, Labradoodle e Goldendoodle.
* Curto LIso
O do tipo curto liso é bastante comum em raças de todo tipo, das menores até as mais grandes. Diferentemente do pelo duro, o liso é mais curto, chegando até 5cm. Assim como no pelo duro, não é necessário banhos tão frequentes, bastando 1 vez por mês.
O ponto interessante do pelo curto liso, é que muitas pessoas se esquecem que esse tipo de pelo necessita de escovação constante para retirar parte dos pelos que caíram. Além disso, a tosa higiênica é recomendada para esse tipo específico. Mais para frente você irá conhecer os tipos de tosas existentes.
As principais raças com pelo curto e liso são: Doberman, Labrador, Bulldog francês, Pinscher, Boston Terrier, Boxer e o famoso vira lata.
Longo
Contrário ao curto, estão os cachorros com pelos longos. Com diferentes cores, os pelos longos fazem parte de diversas raças. Alguns cachorros de pequeno porte possuem pelos mais extensos do que seu próprio corpo.
O maior cuidado com estes pelos diz respeito aos fios embaraçados, necessitando de cuidados extras com a escovação e na hora de lavar/secar, evitando movimentos que formem maiores quantidades de nós.
Podemos dividir os pelos longos em duas categorias, o longo liso e o longo ondulado.
* Longo liso
Bastante desejado, os animais com a pelagem longa e lisa necessitam de cuidados especiais. Esse tipo de pelo é o mais comum dentre as espécies e também é o mais trabalhoso, pois precisa de produtos adequados para continuarem no tom e na textura correta, sem ressecamento.
O ponto mais importante para os cachorros com pelos longos e liso é a escovação. Por ser fácil de formar nós é preciso paciência para escovar corretamente, e deixar os pelos mais soltos.
Além disso, as tosas são mais trabalhosas e diversas. Cada raça de cachorro pode ter diferentes tosas com o pelo longo e liso, pois, permite ser moldado com base no desejo do tutor e na personalidade do animal.
Algumas raças conhecidas com o pelo longo liso são: Golden Retriever, Bearded Collie, Yorkshire, Shih Tzu, Matês e Lhasa Apso.
* Longo ondulado
O longo ondulado pode ser confundido com curto, no entanto, por ser ondulado, todos os fios ficam bem juntinhos, porém, ao puxar um único fio, percebe-se que ele é bem alongado, com mais de 10 centímetros.
A textura do ondulado é um pouco mais áspera do que o liso, no entanto, é mais fácil de ser cuidado, necessitando de banhos a cada 15 dias ou apenas 1 vez ao mês.
No caso da escovação, segue-se a mesma obrigação de ocorrer diariamente. O recomendado é utilizar um pente apropriado, com dentes mais grossos e espaçados, dessa forma, você consegue retirar boa parte dos nós, sem danificar os fios que naturalmente são ondulados ou cacheados.
Uma dica é utilizar os próprios dedos para poder soltar as partes mais embaraçadas. Tenha o dobro de cuidado com partes de plantas, insetos, e qualquer material pegajoso que entre em contato com o animal, pois, seus fios ondulados escondem com facilidade esses tipos de itens.
Cachorros com esse tipo de pelo são: Cão d’Água, Poodle, Pumi e o Kerry Blue Terrier.
Em alguns animais, a sua pelagem é feita por um outro tipo, conhecido como pelagem dupla ou mista. Nesses casos, o animal possui os dois tipos de pelos, curto e longo, também com um misto de pelos denso e liso.
Esse tipo de pelagem é bastante comum nas raças que são provenientes de regiões mais frias. Como ocorre um misto de pelos, os cuidados irão variar. Em alguns animais, banhos quinzenais serão necessários, enquanto em outros, apenas mensalmente. O mesmo vale para escovação, podendo ser necessária diariamente ou apenas uma vez na semana.
Alguns animais que possuem essa característica são: Rottweiller, Chow chow, Husky Siberiano, Pastor Shetland, São Bernardo, Border Collie e o Samoieda