Área do Aluno


ou



Tipos de Pelos em Gatos

No caso dos gatos é completamente diferente, sua divisão ocorre com base em suas cores, linhas, desenhos e características especiais. Alguns especialistas dividem os tipos de pelo em 6, enquanto outros agrupam em 9 categorias. Iremos exemplificar abaixo todos os tipos existentes.


  • Sólido

Nesse tipo de pelo o que importa é a coloração. A cor é totalmente sólida, ou seja, sem linhas, escamas, manchas, etc. Portanto, gatos preto, azul, chocolate, canela e muitos outros se enquadram nessa categoria de ter apenas uma cor de pelo.


  • Branco

No entanto, o gato branco mesmo possuindo uma cor sólida, é enquadrado como um tipo de pelo à parte, pois possui características distintas dos demais gatos. O gato branco possui ausência de cor nos pelos, semelhante ao albinismo em humanos onde há a ausência da melanina.

Dessa forma, é comum que a real cor do gato branco apareça em alguma pequena mancha nos pelos durante o primeiro ano, que some após a fase adulta. Além de seus pelos, o gato branco possui na maioria das vezes olhos de coloração azul ou cobre, sendo comum a heterocromia (cada olho com uma cor diferente).


  • Escamas

Na pelagem em escamas, as cores são divididas no corpo do animal de forma irregular, geralmente com tons preto e alaranjado/vermelho. É curioso que a grande maioria dos gatos com pelos em escamas são fêmeas.


  • Smoke ou Frajola

Semelhante ao desenho infantil, o gato frajola possui sua barriga e outras pequenas partes do corpo branca (não maior do que 30% da área), e o restante preto. Normalmente seu rosto é uma mistura das duas cores.


  • Golden

Os gatos Golden possuem pelos dourados, onde seus fios possuem todos a mesma paleta de cores (com partes mais claras e outras mais escuras), promovendo maior brilho. É bastante raro esse tipo de pelagem, e outra característica desse tipo é ter um nariz bem rosado.


  • Shaded

A diferença desses tipos de gatos é que a base de seus pelos não possui coloração, ou seja, totalmente branco, e apenas suas pontas são coloridas. Normalmente a divisão de cores do fio é 80% branco e somente 20% com cor.


  • Tabby
Os gatos Tabby são os famosos gatos listrados. Suas marcações são muitas vezes associadas aos felinos de grande porte, como os tigres e onças. Além de suas listras, é comum identificar esse tipo de felino através de sua marca na testa, semelhante a letra M.

Podemos dividir o Tabby em 4 categorias:

Classic: São aqueles que possuem listras que se alongam por todo o corpo do bicho. Nesse modelo são apenas duas ou 3 linhas que formam desenhos semelhantes a asa de uma borboleta.

Spotted: Neste caso, as listras são redondas, distribuídas em todo o corpo, como ocorre com as onças pintadas.
Mackerel: O padrão de linhas se assemelha aos do tigre, com listras por todo o corpo.

Ticked: São marcações mais bem definidas principalmente nas pernas, rabo e no pescoço, dando um aspecto de linhas pontilhadas.


  • Particolour

Além dos gatos listrados, tempos também os gatos “manchados”, que possuem tons variados das mais diferentes cores, podendo incluir traços de creme, laranja, preto, cinza, divididos em diferentes formas, como ocorre no Tabby ou no Frajola. 

Agrupamos os gatos Particolour em 3 tipos:

Bicolor: É aquele gato que possui apenas 2 cores misturadas, sendo 50% do corpo de uma cor, e o restante totalmente branco. Geralmente a parte branca fica mais concentrada na região do focinho, pescoço, barriga e nas patas.

Arlequim: Neste caso, as manchas são espalhadas de forma irregular por todo corpo, sem possuir uma sequência.

Van: As manchas se concentram apenas nas extremidades do corpo, como cabeça, patas e cauda. Pode possuir em alguns casos pequenas manchas sobre as costas, porém discretas.


  • Colourpoint
Por fim, o Colourpoint é aquele gato com pelagem escura marcada na região das patas, orelha, focinho e na cauda, e o restante do corpo de cor creme. Seus olhos são obrigatoriamente da cor azul. O Colourpoint é uma característica dos gatos da raça siamês.


Tamanhos e texturas

Além da sua divisão por cores, listras e manchas, o pelo do gato pode ser classificado através de seu tamanho e da sua textura.
Quanto ao tamanho, dividimos em gatos com pelos curtos e longos. Isso se deu por uma série de fatores ambientais e genéticos, fazendo com que certas espécies produzissem pelos mais alongados, como ocorre com o gato Norueguês da Floresta, que possui uma longa pelagem bem densa, para proteger do frio extremo da Noruega.

No entanto, o gato Sphynx (também chamado de gato do Egito), não possui nenhum tipo de pelo no corpo. Isso se deu através de mutações genéticas, no qual, o animal não desenvolve pelos.

Quando se trata da textura dos pelos, o usual é que os gatos possuem os fios lisos, no entanto, algumas raças possuem pelos ondulados e cacheados, como no caso do Cornish rex e do Selkirk rex.




Este artigo pertence ao Curso de Banho e Tosa

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados