Entrar/Criar Conta
TIPOS DE QUEIMADURAS
Apesar de causar uma série de alterações sistêmicas, é no revestimento cutâneo que as consequências são mais visíveis. As lesões causadas pela queimadura não são uniformes e atingem diferentes graus de profundidade, inclusive em uma mesma área. As queimaduras são classificadas em graus, como será visto adiante:
Primeiro grau: caracterizadas pelo eritema (vermelhidão), que clareia quando sofre pressão. Existe dor e edema, mas usualmente há bolhas. Normalmente, são causadas por exposição prolongada ao sol, contato rápido com alguma chama ou objeto aquecido.
Segundo grau: caracteriza-se por afetar uma região secundária da pele, entre a derme (superfície exterior) e a epiderme (camada interior). Apresentam-se avermelhadas e dolorosas, com bolhas, edema abaixo da pele e restos de peles queimadas soltas.
As bolhas são o resultado de uma espécie de deslocamento da camada entre a derme e a epiderme causada pela mudança drástica de temperatura na região. São mais profundas, provocam necrose e visível dilatação do leito vascular. Nelas, não há destruição da camada basal da epiderme.
No entanto, não se observa capacidade de regeneração da pele, enquanto a dor e ardência locais possuem intensidade variável.
Terceiro grau: aquelas em que toda a profundidade da pele está comprometida, podendo atingir a exposição dos tecidos, vasos e ossos. Como há destruição das terminações nervosas, o acidentado só acusa dor inicial da lesão aguda. São queimaduras de extrema gravidade.
Esse tipo de classificação permite melhor compreensão e adoção de medidas terapêuticas adequadas. O tratamento inadequado e a infecção podem converter queimaduras de segundo grau em queimaduras de terceiro grau. Na prática é difícil de distinguirmos queimaduras de segundo e terceiro graus.
Além do grau de profundidade, as queimaduras podem ainda receber a classificação de graves, moderadas e leves:
graves: qualquer tipo de queimadura que apresente complicações por lesão do trato respiratório. Nas de terceiro grau, que atinjam face, mão e pé; nas de segundo grau, que atinjam mais de 30% da superfície corporal.
moderadas: queimaduras de primeiro grau que atingem mais de 50% da superfície corporal; segundo grau que atingem mais de 20% da superfície corporal; terceiro grau que tenha atingido até 10% da superfície corporal, exceto face, mãos e pés.
leves: queimaduras de primeiro grau que atingem menos de 20% da superfície corporal; segundo grau que atingem menos de 15% da superfície corporal; terceiro grau que atingem menos de 2% da superfície corporal.
A terceira classificação para as queimaduras as divide entre térmica, elétrica e química. Vejamos as características de cada uma:
térmicas: ocorrem em decorrência do contato do corpo com alguma fonte de calor e são as mais comuns.
elétricas: geradas por algum tipo de descarga elétrica recebida pelo corpo
- químicas: ocorrem quando o corpo é submetido ao contato com substâncias cáusticas como, por exemplo, ácidos e produtos químicos corrosivos
Este artigo pertence ao Curso Noções Básicas de Primeiros Socorros
Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.COMENTÁRIOS
5.0
12.743 AvaliaçõesPERFEITO.MUITOBOM.
muito bom
Bom
Muito bom mesmo assim
Muito bom
Bom
PERFEITO.MUITOBOM.
Adoro esse cursos parabéns
muito bom
Foi muito bom o conteúdo
Bom
Muito bom
Muito bom mesmo assim
Foi muito útil
Muito bom