Entrar/Criar Conta

ou


Não tem uma conta? CADASTRAR

Esqueci minha senha?

alunos online

(62) 99310-0225

Segunda à Sexta das 08hrs às 18hrs

Curso GRÁTIS sem mensalidades, com opção de certificado válido!
MATRICULAR GRÁTIS
COMENTÁRIOS

5.0

8 Avaliações
Ana Carolina Lourenço Moraes
★★★★★
Ana Carolina Lourenço Moraes

Estou amando trabalhar nessa área, ter novas oportunidades é sempre bom.

Luciana Ribeiro
★★★★★
Luciana Ribeiro

Adorei o curso, por isso tenho indicado para amigos e já estou cursando outro. Auxiliar de Creche. Pretendo adquirir outros para enriquecer meus conhecimentos e atual de forma significativa.

Nilda da Cruz cordeiro
★★★★★
Nilda da Cruz cordeiro

Eu tô gostando

Martha Denise Pires da Silva
★★★★★
Martha Denise Pires da Silva

o curso é de grande valia para minha vida profissional, pois cada dia mais recebemos alunos com deficiência. o conteúdo bem aprofundado e acessível.

Maria Gildete de Jesus Dutra
★★★★★
Maria Gildete de Jesus Dutra

Amei esse curso; conteúdos riquíssimo e bem elaborado, gratidão pelo compartilhamento que pra mim está sendo bastante proveitoso!

Lauriana de Fatima Zacarias
★★★★★
Lauriana de Fatima Zacarias

Gostei muito do curso, conteúdo muito bom. Senti falta de alguns vídeos, porque sou mais auditiva.

eleocilda lima braga
★★★★★
eleocilda lima braga

É muito bom esse curso me ajudar muito com o conhecimento sobre a educação inclusiva isto é precioso e ninguém tira esse conhecimento de você

Rosângela F.Gomes Souza
★★★★★
Rosângela F.Gomes Souza

Boa abordagem do tema.

TRANSTORNO GLOBAL DE DESENVOLVIMENTO NA ESCOLA


Os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) são distúrbios nas interações sociais recíprocas que costumam manifestar-se nos primeiros cinco anos de vida. Caracterizam-se pelos padrões de comunicação estereotipados e repetitivos, assim como pelo estreitamento nos interesses e nas atividades. Os TGD englobam os diferentes transtornos do espectro autista, as psicoses infantis, a Síndrome de Asperger, a Síndrome de Kanner e a Síndrome de Rett.


Com relação à interação social, crianças com TGD apresentam dificuldades em iniciar e manter uma conversa. Algumas evitam o contato visual e demonstram aversão ao toque do outro, mantendo-se isoladas. Podem estabelecer contato por meio de comportamentos não-verbais e, ao brincar, preferem ater-se a objetos no lugar de movimentar-se junto das demais crianças. Ações repetitivas são bastante comuns.


Os Transtornos Globais do Desenvolvimento também causam variações na atenção, na concentração e, eventualmente, na coordenação motora. Mudanças de humor sem causa aparente e acessos de agressividade são comuns em alguns casos. As crianças apresentam seus interesses de maneira diferenciada e podem fixar sua atenção em uma só atividade, como observar determinados objetos, por exemplo.


Com relação à comunicação verbal, essas crianças podem repetir as falas dos outros - fenômeno conhecido como ecolalia - ou, ainda, comunicar-se por meio de gestos ou com uma entonação mecânica, fazendo uso de jargões.


Como lidar com o TGD na escola?


Crianças com transtornos de desenvolvimento apresentam diferenças e merecem atenção com relação às áreas de interação social, comunicação e comportamento. Na escola, mesmo com tempos diferentes de aprendizagem, esses alunos devem ser incluídos em classes com os pares da mesma faixa etária. Estabelecer rotinas em grupo e ajudar o aluno a incorporar regras de convívio social são atitudes de extrema importância para garantir o desenvolvimento na escola. Boa parte dessas crianças precisa de ajuda na aprendizagem da autorregulação.


Apresentar as atividades do currículo visualmente é outra ação que ajuda no processo de aprendizagem desses alunos. Faça ajustes nas atividades sempre que necessário e conte com a ajuda do profissional responsável pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE). Também cabe ao professor identificar as potências dos alunos. Invista em ações positivas, estimule a autonomia e faça o possível para conquistar a confiança da criança. Os alunos com TGD costumam procurar pessoas que sirvam como 'porto seguro' e encontrar essas pessoas na escola é fundamental para o desenvolvimento.


Fonte: Nova Escola


Este artigo pertence ao Curso Educação Inclusiva

Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.
COMENTÁRIOS

5.0

12.743 Avaliações
Ana Carolina Lourenço Moraes
★★★★★
Ana Carolina Lourenço Moraes

Estou amando trabalhar nessa área, ter novas oportunidades é sempre bom.

Luciana Ribeiro
★★★★★
Luciana Ribeiro

Adorei o curso, por isso tenho indicado para amigos e já estou cursando outro. Auxiliar de Creche. Pretendo adquirir outros para enriquecer meus conhecimentos e atual de forma significativa.

Nilda da Cruz cordeiro
★★★★★
Nilda da Cruz cordeiro

Eu tô gostando

Martha Denise Pires da Silva
★★★★★
Martha Denise Pires da Silva

o curso é de grande valia para minha vida profissional, pois cada dia mais recebemos alunos com deficiência. o conteúdo bem aprofundado e acessível.

Maria Gildete de Jesus Dutra
★★★★★
Maria Gildete de Jesus Dutra

Amei esse curso; conteúdos riquíssimo e bem elaborado, gratidão pelo compartilhamento que pra mim está sendo bastante proveitoso!

Lauriana de Fatima Zacarias
★★★★★
Lauriana de Fatima Zacarias

Gostei muito do curso, conteúdo muito bom. Senti falta de alguns vídeos, porque sou mais auditiva.

eleocilda lima braga
★★★★★
eleocilda lima braga

É muito bom esse curso me ajudar muito com o conhecimento sobre a educação inclusiva isto é precioso e ninguém tira esse conhecimento de você

Rosângela F.Gomes Souza
★★★★★
Rosângela F.Gomes Souza

Boa abordagem do tema.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.