Tratamento do Transtorno Específico de Aprendizagem
Como esse transtorno é perceptível desde a infância, a intervenção precoce pode ser mais eficaz. O precoce pode evitar que as crianças sofram um tratamento ruim
Embora o tratamento de distúrbios específicos de aprendizagem não seja claro, a educação especial pode ajudar as crianças a desenvolver habilidades de leitura e matemática. Mas, educar crianças com um transtorno específico de aprendizagem pode não ser fácil. Precisa de estratégias de ensino especializadas. Um sistema educacional eficaz pode envolver abordagens de ensino multimodais.
Alguns estudos descobriram que a estratégia de ensino mais eficaz para transtorno de aprendizagem específica é a técnica de ensino direcionada e estruturada. As técnicas devem melhorar a fluência de leitura, compreensão, consciência fonológica e habilidades de decodificação.
Embora tratar uma deficiência de aprendizagem não seja fácil, existem algumas alternativas disponíveis. Estratégias de intervenção eficazes podem ser úteis para mudar a vida de quem sofre de deficiências de aprendizagem. Quais são os tratamentos para deficiências de aprendizagem?
As deficiências de aprendizagem não têm cura, mas a intervenção precoce pode diminuir seus efeitos. Pessoas com deficiências de aprendizagem podem desenvolver maneiras de lidar com suas deficiências. Conseguir ajuda mais cedo aumenta a chance de sucesso na escola e mais tarde na vida. Se as deficiências de aprendizagem não forem tratadas, a criança pode começar a se sentir frustrada, o que pode levar à baixa autoestima e outros problemas.
Especialistas podem ajudar uma criança a aprender habilidades, baseando-se nos pontos fortes da criança e encontrando maneiras de compensar as fraquezas da criança. As intervenções variam dependendo da natureza e extensão da incapacidade.
Abaixo estão apenas algumas das maneiras pelas quais as escolas ajudam crianças com deficiências específicas de aprendizagem.
Dislexia
Técnicas intensivas de ensino. Estes podem incluir abordagens específicas, passo a passo e muito metódicas para ensinar leitura com o objetivo de melhorar tanto a linguagem falada quanto as habilidades de linguagem escrita. Essas técnicas são geralmente mais intensivas em termos de quantas vezes ocorrem e quanto tempo duram e muitas vezes envolvem pequenas instruções em grupo ou um-a-um.
Modificações na sala de aula. Os professores podem dar aos alunos com dislexia tempo extra para terminar as tarefas e fornecer testes gravados que permitam que a criança ouça as perguntas em vez de lê-las.
Uso da tecnologia. Crianças com dislexia podem se beneficiar de ouvir livros de áudio ou usar programas de processamento de texto.
Disgrafia
Ferramentas especiais. Os professores podem oferecer exames orais, fornecer um anotador ou permitir que a criança filme ou fotografe os relatórios em vez de escrevê-los. O software de computador pode facilitar que as crianças sejam capazes de produzir texto escrito.
Uso da tecnologia. Uma criança com discografia pode ser ensinada a usar programas de processamento de palavras, incluindo aqueles que incorporam tradução fala-texto, ou um gravador de áudio em vez de escrever à mão.
Reduzindo a necessidade de escrever. Os professores podem fornecer notas, contornos e folhas de estudo pré-impressas.
Discalculia
Técnicas visuais. Os professores podem desenhar imagens de problemas de palavras e mostrar ao aluno como usar lápis coloridos para diferenciar partes dos problemas.
Auxiliares de memória. Rimas e músicas podem ajudar uma criança a lembrar conceitos matemáticos.
Computadores. Uma criança com discalculia pode usar um computador para brocas e práticas.
Este artigo pertence ao Curso de Psicologia da Educação
Faça o Curso completo grátis!!