Treinando a Cópia de Documentos
Para aprender a realizar qualquer tarefa em nossas vidas, sem dúvidas, treinar é o caminho mais correto. Nesse sentido, o presente curso de digitação gratuito tem como objetivo fornecer atividades para que você possa trabalhar a sua posição frente ao computador e a sua mente para memorizar as teclas.
É importante que a sessão de teclado, descrita no início desse módulo, seja bastante conhecida pelo aluno. Isso porque, mesmo em uma simples tarefa de cópia de documentos, é necessário conhecer as funções dessas teclas, com o Insert, Delete, Home, End, Page Up, Page Down, BackSpace e as setas de direcionamento do cursor (para cima, para baixo, esquerda e direita).
Dessa forma, é possível navegar pelo texto com maior facilidade e editá-lo utilizando esses atalhos.
Outro ponto de destaque é que no momento da escrita, para espaçar uma palavra da outra, basta pressionar a BARRA, uma tecla retangular que está posicionada praticamente no meio do teclado. Essa é a maior tecla do dispositivo.
Para pular de uma linha para outra, basta teclar o ENTER. Ao pressionar esse botão, a sua escrita se reposiciona para a próxima linha à esquerda. Ao teclar sucessivamente o ENTER, você poderá pular quantas linhas quiser.
Os exercícios a seguir serão um direcionador para que você se torne um bom digitador. Pode ser que nas primeiras tentativas você sinta dificuldade para encontrar as letras, contudo, com bastante prática, será possível realizar essa tarefa sem olhar o teclado.
Essa é uma das partes mais curiosas, porque talvez se alguém te perguntar onde cada letra está, você não saiba responder, mas o seu cérebro, de forma inconsciente, já gravou as posições.
Para chegar a esse nível “cego”, é necessário bastante treinamento, para adquirir destreza. Além disso, a dica é criar o hábito de olhar para o documento que se está digitando, dessa forma, os seus olhos se acostumarão a focar na linha que está sendo copiada, e não se perderá observando o texto como um todo.
Como forma de obter uma maior agilidade no momento da digitação, recomenda-se que as mãos estejam posicionadas na seguinte forma (considere que cada letra descrita se refere, respectivamente, para o posicionamento da mão esquerda e a segunda letra para o posicionamento da mão direita):
- Posicione o dedo indicador nas teclas F e J. Observe que no teclado elas estarão marcadas com uma barrinha, justamente para ser o seu referencial;
- Posicione os dedos médios na letra D e K;
- Os dedos anelares devem estar acomodados na letra S e L;
- Posicione o dedo mindinho na letra A e Ç;
- Por fim, os dedões devem estar posicionados sobre a barra de espaço.
Este artigo pertence ao Curso de Digitação
Faça o Curso completo grátis!!