Entrar/Criar Conta
TRINITARIANISMO
Trinitarianismo é o ensino de que Deus é triúno, que Ele tem Se revelado em três Pessoas co-iguais e co-eternas. De acordo com o blog especializado Berakash, o dogma da Santíssima Trindade está inserido em um contexto histórico, isto é, possui uma história de crenças que se concretiza como um artigo de fé.
Artigo este proclamado em 325 no concílio de Nicéia, o primeiro concílio ecumênico do cristianismo, onde foram discutidas questões cristológicas, por exemplo, as levantadas pelo arianismo que negava a existência da consubstancialidade entre Jesus e Deus. Aqui, devemos destacar as diferenças entre cristianismo e judaísmo.
Como princípio básico, o judaísmo tem o monoteísmo que é a crença em um único Deus, rejeitando que Este seja dividido em partes, mesmo se essa divisão Divina seja misteriosa ou não.Monoteísta também aos extremos, o Islamismo, nega a idéia da Santíssima Trindade, porque segundo seus defensores, vai contra a natureza unicista de Deus (Alá).
Monoteísmo é a crença na existência de apenas um só Deus, o que faz com que seja diferente de crenças como, por exemplo, politeísta que acreditam em vários deuses e, do henoteísmo que aceitam preferencialmente um deus, em detrimento de outros. Aceitando uma Divindade trina, o cristianismo é uma religião monoteísta trinitária.
Não sendo, então, de forma alguma uma religião triteísta. O triteísmo é uma perversão da doutrina da trindade, inclusive, é visto como uma espécie de politeísmo. Logo, os defensores do trinitarianismo usam o argumento de que há apenas um único Deus, e que o trinitarianismo não é uma crença em três Deuses.
Este artigo pertence ao Curso Introdução à Teologia
Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.COMENTÁRIOS
5.0
12.743 AvaliaçõesUm excelente curso
otimo curso
Um excelente curso
Ótimo adorei