Entrar/Criar Conta
Um Pouco Mais Sobre Depilação a Cera
Foi introduzido, no capítulo 4 “Tipos de depilação temporária”, alguns conhecimentos básicos acerca da depilação a cera, porém vamos aprofundar de forma mais detalhada esse tipo de depilação neste momento.
O tipo de depilação a cera foi escolhido para ser aprofundado por ser a técnica mais utilizada hoje no Brasil, exigindo maiores informações já que ela é a escolhida por muitos profissionais para ser a técnica de trabalho.
Como introduzimos no capítulo 4, a depilação utilizando a cera como material é uma técnica que consiste na aplicação da cera quente no fio relativamente grande, e quando o material esfriar é necessário puxar a cera de forma precisa na direção contrária ao crescimento do pelo.
- Fácil manuseio – A cera, independente do tipo, possui um preparo e aplicação muito simples. Como esses fatores dependem de cada cera, o fabricante explica na embalagem o método para preparar e aplicar na pele da cliente. Isso será detalhado no próximo capítulo.
- Baixo custo – Uma grande vantagem das aplicações da cera é o seu custo. O aparelho (comumente chamado de panela/panelinha) custa em média R$60,00, sendo que o refil da cera varia muito por conta do tipo, porém é mais barato que o aparelho, além de ser encontrado facilmente.
- Método mais aplicado – A depilação a cera, como falamos no início deste capítulo, é o tipo de depilação mais utilizado e procurado, principalmente no Brasil. Sendo assim, entrar no mercado por esse método dá mais confiança para o profissional, já que o retorno é garantido por possuir bastante procura.
- Trabalho autônomo – Essa técnica te permite trabalhar de forma autônoma, diferente de outras, como a depilação a laser. O investimento para material é baixo e a opção de trabalho a domicílio diminui mais ainda o custo, já que não será necessário ponto comercial.
- Pelo removido pela raiz – como falamos no capítulo de pelos e epilação, sabemos que a cera proporciona uma depilação mais duradoura por retirar o pelo na região da raiz. Assim, demora muito mais para que a cutícula seja percebida na epiderme.
- Pele macia – Esse tipo de depilação deixa a pele com um toque suave e liso, diferente do uso de lâminas, que deixa a pele com uma textura mais áspera, podendo até mesmo causar cortes durante o processo.
- Depilação espaçada – A necessidade de realizar a depilação à cera vai diminuindo com o passar do tempo, já que a raiz do pelo começa a ficar comprometida. Isso dá um grande custo-benefício para a(o) cliente.
- Pelos mais finos – Para quem tem pelos muito grossos, essa vantagem é muito especial, já que a depilação enfraquece a raiz adiando o crescimento, quantidade e grossura dos fios.
- Remoção de células mortas – Com a cera morna sendo aderida a pele, é comum que células mortas sejam removidas juntamente com a cera quando essa é retirada, realizando um tipo de esfoliação.
- Sem manchas – Alguns métodos de depilação podem causar manchas na pele, principalmente quando expostas ao sol. Esse não é o caso da depilação, mas é importante que o profissional realize o procedimento de forma correta.
Tipos de cera
Como falamos aqui, este tipo de depilação é muito procurado e possui muita variação no mercado, tudo isso para conseguir atender ao público de forma estratégica.
As ceras mais tradicionais, como aquela utilizada por Cleópatra, utilizam mel como ingrediente em sua composição, porém não possuímos apenas cera a base de mel no mercado.
Já as ceras classificadas como “especiais” possuem argila branca como base, possuindo também outros ingredientes naturais em sua composição.
Porém, o mercado tem muitas opções, e cada uma delas possui seu benefício:
Esse tipo de cera é o mais requerido e pode ser utilizado em qualquer parte do corpo, porém deve ser derretida em equipamento específico e pessoas com sensibilidade ao calor podem apresentar reações.
b) Cera fria
Por ser utilizada em temperatura ambiente, a cera fria é considerada mais agressiva, quando comparada com a cera quente. Esse método acaba não relaxando o pelo e nem dilatando os poros, ou seja, a retirada dos pelos acaba sendo mais dolorosa e desconfortável.
Por possuir essas características, a cera fria não é indicada para locais mais sensíveis, como rosto e região íntima. Outra dica é que mulheres em período menstrual devem evitar seu uso, já que normalmente é um período em que a mulher está mais sensível à dor.
Também é indicado que seu uso seja feito em áreas de pouco pelo, ou que os pelos sejam finos. Além disso, essa técnica em temperatura ambiente favorece o uso em casa, sem necessariamente a presença de um profissional.
Ambas as temperaturas proporcionam o mesmo tempo de depilação, que é entre vinte e trinta dias, pois as duas retiram o pelo na raiz.
Acima de tudo, é importante analisar toda a área em que a depilação será realizada, caso a pele apresente irritações ou lesões o uso da cera naquela região não é indicado.
Este artigo pertence ao Curso Depilação
Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.COMENTÁRIOS
5.0
12.743 AvaliaçõesGostei espero conseguir
Foi ótimo o curso
Bem gostei e espero ter saido bem na avaliação ai e obrigado pela oportunidade
Gostei espero conseguir
Maravilhosa aulas parabéns
Foi ótimo o curso
Maravilhoso adorei